A promessa de Marcos Pachêco e o drama dos pacientes com câncer na regional de Codó

Pachêco promete tratamento contra o câncer para Caxias
Pachêco promete tratamento contra o câncer para Caxias

Na passagem do secretário de Estado da Saúde, Dr. Marcos Pachêco, por Codó um assunto foi inevitável – o tratamento de pacientes com câncer na regional que engloba Codó, Timbiras, Coroatá, Peritoró, Alto Alegre do Maranhão e São Mateus.

Ouvindo os secretários destes municípios descobrimos que há uma divisão em relação à oferta deste tratamento pelo vizinho Estado do Piauí, para onde prefere ir a maioria dos pacientes.

De acordo com o secretário Ricardo Torres, Codó, por exemplo, tem hoje 27 pessoas, que ainda são recebidas  para tratamento em Teresina.

A LUTA DE PERITORÓ

Situação diferente vive quem é de Peritoró. Lá existem 7 em lutando contra o câncer e nenhum deles é aceito no Piauí.

A secretária do município, Antonia Mesquita, explicou que só é possível atendimento no PI se o maranhense conseguir provar residência em Teresina, do contrário é reenviado à Peritoró.

“A partir do momento que eles se identificam como do Maranhão eles devolvem e dizem assim – procure a Secretaria Municipal de Saúde do seu município. O paciente vem e aí inicia a nossa angústia de procurar leito pra esse paciente”, explicou a secretária

Nós ouvimos o secretário estadual sobre o problema. Disse que o contato com a medicina do Piauí está sendo reestabelecido, mas a prioridade agora é criar atendimento contra o câncer em Caxias para que toda esta região seja atendida.

“Isso  foi bem encaminhado, nós estamos trabalhando na reabertura da porta de Teresina, só que a entrada desse paciente tem que ser pela via da regulação não pode ser demanda pessoal, ele tem que entrar pela via da regulação. Nós já reabrimos e estamos trabalhando para montar um sistema de quimioterapia em Caxias para que o maranhense que precisar de quimioterapia não precise ir pra Teresina, pra ser tratado em Caxias e, num futuro bem próximo, se Deus quiser, nós vamos trabalhar para criar um sistema de radioterapia em Caxias’, prometeu

 

2 comentários sobre “A promessa de Marcos Pachêco e o drama dos pacientes com câncer na regional de Codó”

  1. VEJAM BEM AS PALAVRAS DO SECRETÁRIO DE ESTADO DA SAÚDE: “mas a prioridade agora é criar atendimento contra o câncer em Caxias para que toda esta região seja atendida. E OUTRA PALAVRA:” Nós já reabrimos e estamos trabalhando para montar um sistema de quimioterapia em Caxias para que o maranhense que precisar de quimioterapia não precise ir pra Teresina, pra ser tratado em Caxias e, num futuro bem próximo, se Deus quiser, nós vamos trabalhar para criar um sistema de radioterapia em Caxias’.
    E ONDE FICA CODÓ NESTA HISTÓRIA.É HOSPITAL MACRORREGIONAL EM CAXIAS, SISTEMA DE QUIMIOTERAPIA EM CAXIAS, SISTEMA DE RADIOTERAPIA EM CAXIAS. ONDE ESTÁ O PREFEITO DE CODÓ, O VEREADOR DO FLAVIO DINO, que não dizem nada.
    Como sempre ASSIM, por falta de Líderes que tenham a coragem de lutra pelos interesses de Codó, ficaremos sempre dependendo de Caxias-MA.
    Sempre foi assim: Na Justiça do Trabalho, Justiça Federal, Receita Federal, INSS e agora na Sáude.
    Como diria Boris Casoy: “ISSO É UMA VERGONHA PARA UM MUNICÍPIO COM 119 ANOS DE HISTÓRIA”.

Deixe uma resposta