Advogados discutem temas sociais como trânsito, bancos e o projeto OAB NA COMUNIDADE

A Ordem dos Advogados do Brasil, subseção Codó, reuniu-se, ordinariamente, ontem (5), pela 7ª vez este ano, para deliberar sobre assuntos de interesse da classe e da comunidade.

Fotos - Lucy Cortez
Fotos – Lucy Cortez

Os  profissionais discutiram, por exemplo, representações junto à quem de direito para cobrar o fim do desrespeito aos clientes de agências bancárias de nossa cidade. Além do tempo ilegal de espera nas filas, as instituições financeiras agora estão deixando seus correntistas sem dinheiro no fim de semana e, as vezes, até no meio da semana.

A Ordem também decidiu, com apoio majoritário da classe, oficiar a Prefeitura, a Polícia Militar, o Departamento Municipal de Trânsito, a Polícia Civil, o DETRAN (por meio da Ciretran) e o Ministério Público Estadual cobrando providências quanto número alarmante de acidentes de trânsito em Codó, inclusive com várias mortes. Neste caso planeja-se a impetração de uma Ação Civil Pública para responsabilizar autoridades que se mostrarem omissas em seu dever.

OAB NA COMUNIDADE

Uma das mais relevantes discussões da noite girou em torno do projeto OAB NA COMUNIDADE. A ideia é realizar palestras nos bairros (associações, clubes de mães) e nas escolas, sempre com temas escolhidos pelos moradores ou estudantes – como Direito do Consumidor, Direito Previdenciário entre outros.

Além disso, o projeto ainda contempla a possibilidade de comissões participarem de programas de rádio e TV tirando dúvidas da população. A prática do projeto estará sendo aperfeiçoada nos próximos dias e logo terá execução  anunciada à sociedade codoense.

11 comentários sobre “Advogados discutem temas sociais como trânsito, bancos e o projeto OAB NA COMUNIDADE”

  1. Louvo por essa atitude da OAB, por ser uma entidade que vem primando pela defesa dos Advogados e do Interesse da População.

    Parabenizo, o Dr. Mendes, Advogado serio e competente que levou a entidade de forma responsável e transparente.

    Parabenizo o Dr. Machado por está dando continuidade aos projetos da Entidade no quesito Sociedade.

    E que os Advogados que torcem pelo “contra” procurem analisar e repensar seu modo de agir e encampar na luta junto com essa Diretoria que tem procurado fazer o melhor para a Sociedade.

    Parabéns, Dr Machado. Parabéns Dr. Mendes. Parabéns Diretoria da OAB

  2. Foi preciso morrer muita gente para finalmente a OAB posicionar – se.
    Enquanto os responsáveis não forem criminalmente acionados a mortandade
    vai continuar nesse trânsito sem o respeito
    às Leis.

  3. Tudo que é pra melhorar algo é bem aceito, mas faço as seguintes ressalvas: quem mais fala sobre trânsito é o que primeiro descumpre as leis, depois culpam os governantes. Irei começar pela OAB alguém já viu o Advogado Barreto Roma de capacete pela ruas de Codó? O Acélio que fala muito em trânsito, não usa capacete e leva sua filha para escola na frente da moto BIZ. Sena Freitas não usa capacete e leva toda sua família na moto. Alberto Barros dirige seu carro atendendo ou fazendo ligações pelo celular. Policial que não sei o nome, mas usa o capacete no braço. Outro policial que pega duas filhas menores e leva na moto. Mototaxista que não sabe ler nem escrever, mas exerce essa função.

  4. Luciano Lobão
    O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (5/ago), requerimento para investigar um contrato da empresa Hytec – de propriedade do irmão do candidato peemedebista ao Governo do Maranhão, Edinho Lobão.

    A investigação será conduzida pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A construtora, em consórcio com a Trimec, foi contratada para realizar obras da Copa do Mundo no estado do Mato Grosso.

    Os contratos da Hytec são alvo de inquérito do Ministério Público Federal. Ainda este ano, a promotora Denise Nunes Rocha Müller Slhessarenko determinou a conversão do Procedimento Administrativo nº 1.20.000.000638/2013-25 em Inquérito Civil Público, para apurar supostas irregularidades em contratos firmados entre a Construtora Trimec/Consórcio Trimec-Hytec e o Estado do Mato Grosso.

    Os objetos dos contratos são a execução de obras públicas, e existe a denúncia de que seriam superfaturados. Um dos primeiros contratos que devem ser investigados é o de manutenção de rodovias.

    Nos anos de 2012 e 2013, o governo celebrou duas prorrogações de contratos no valor de R$ 52 milhões para serviços de manutenção e conservação da malha viária de rodovias estaduais.

  5. RABELO: “ELEGER FLÁVIO DINO É PRIORIDADE PARA O PCDOB”
    :
    A declaração é do presidente nacional da legenda comunista, Renato Rabelo; segundo o dirigente, eleger o ex-presidente da Embratur governador do Maranhão é “dever do PC do B para com o País”; Rabelo disse, ainda, que se o comunista for eleitor, o estado alcançará “o nível de desenvolvimento que o Brasil alcançou”
    6 DE AGOSTO DE 2014 ÀS 10:50

    Maranhão 247 – “Eleger Flávio Dino (PC do B) governador do Maranhão é uma prioridade do partido, dever nosso para com o País”. A declaração é do presidente nacional da legenda, Renato Rabelo.

    Em vídeo publicado em seu blog, o dirigente afirma que o seu candidato poderá fazer com o estado ´”alcance o nível de desenvolvimento que o Brasil alcançou”.

    “Flávio Dino tem adversários com grande poder econômico. Preciso do apoio e da força que vem do povo e da nossa militância. Contribua com a campanha de Flávio Dino através do seu site, http://www.flaviodino65.com.br“, disse Rabelo.

    Assista ao vídeo:

    Conforme pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econométrica, neste final de semana, Flávio Dino, ex-presidente da Embratur, lidera a disputa pelo governo maranhense, com 50,6% do eleitorado. Ou seja, o comunista seria eleito no primeiro turno, pois a soma dos votos dos seus adversários não ultrapassa o percentual obtido pelo candidato do PC do B.

    Em segundo lugar está o senador Edson Lobão (PMDB), apoiado pela família Sarney, que há 50 anos domina a polícia do Maranhão. O peemedebista aparece com 31% dos votos. Na terceira colocação está o Professor Josivaldo (PCB), com 2,4% do eleitorado. Em quarto lugar aparece Antônio Pedrosa (PSOL), com 0,5%, seguido por Zéluís Lago, do PPL (0,3%). O candidato pelo PSTU, Saulo Arcangeli, não pontuou. Nulos somaram 5,4%, e não sabem 9,8%.

    O PC do B, que integra a coligação Todos pelo Maranhão (PP / SD / PROS / PSDB / PC do B / PSB / PDT / PTC / PPS), tem como vice Carlão Brandão (PSDB) e como candidato ao Senado Roberto Rocha (PSB).

    Por sua vez, Lobão Filho tem o presidente da Assembleia Legislativa maranhense, deputado estadual Arnaldo Melo (PMDB), como vice e o seu correligionário e ex-ministro do Turismo Gastão Vieira na disputa para senador. A coligação dos peemedebistas, “Pra Frente Maranhão”, reúne 18 partidos (PMDB, PT, DEM, PSD, PR, PTB, PSL, PEN, PSDC, PRP, PTN, PMN, PSC, PHS, PRTB, PRB, PV e PTdoB).

    Na corrida para o Senado, Roberto Rocha lidera as intenções de voto, com 24,4% do eleitorado, seguido por Gastão Vieira (18,9%). A pesquisa ouviu 1005 eleitores em 57 municípios do Maranhão, entre os dias 26 e 31 de julho de 2014. O levantamento tem margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos e um nível de confiança de 95%.

  6. PARABENS A OAB SUBSEÇÃO DE CODÓ-MA. PARABÉNS AOS NOBRES ADVOGADOS.

    MAIS UMA VEZ É PRECISO QUE UMA INSTITUIÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA(OAB)PROCURE BUSCAR NA JUSTIÇA ASSEGURAR DIREITOS BÁSICOS DOS CIDADÃOS E QUE É DE RESPONSABILIDADE DAQUELES QUE DEVERIAM CUMPRIR E FAZER CUMPRIR COM SUAS OBRIGAÇÕES, MAS QUE INFELIZMENTE SOMENTE USAM O PODER PARA FINS PESSOAIS.

    A SOCIEDADE CIVIL NÃO PODE E NÃO DEVE JAMAIS SER REFÉM DA INCAPACIDADE, INCOMPETÊNCIA OU DA NEGLIGÊNCIA DE DIRIGENTES DE ÓRGÃOS PÚBLICOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS OU PARTICULARES INCAPAZES DE EXERCER SUAS FUNÇÕES DE FORMA DIGNA.

    O PROBLEMAS DO ATENDIMENTO DOS BANCOS E CAOS QUE REINA NO TRÂNSITO EM CODÓ-MA SÃO SITUAÇÕES QUE JÁ ULTRAPASSARAM TODOS OS LIMITES DO ACEITÁVEL.

    AS AUTORIDADES RESPONSÁVEIS PELOS BANCOS E PELO TRÂNSITO EM CODÓ-MA SE FURTAM SEMPRE NO DEVER DE BUSCAR SOLUÇÕES A CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO E ENQUANTO ISSO FALTAM DINHEIRO PARA A POPULAÇÃO E MORREM PESSOAS TODOS OS FINAIS DE SEMANA NO TRÂNSITO SEM CONTROLE.

    NÃO É POSSÍVEL QUE CONTINUEMOS ASSIM. POR ISSO É DE GRANDE IMPORTÂNCIA ESSA ATITUDE DA OAB-CODO.

    O AJUIZAMENTO DE AÇÕES CIVIS PÚBLICAS OU REPRESENTAÇÕES CONTRA OS BANCOS E AS AUTORIDADES DE TRÂNSITO DE CODÓ-MA NÃO SERÁ A SOLUÇÃO DEFINITIVA PARA A SITUAÇÃO EM QUE ESTAMOS, MAS COM CERTEZA REPRESENTARÁ UMA REAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL CODOENSE NO QUE SE REFERE AO DESCASO E A OMISSÃO COM QUE AUTORIDADES PÚBLICAS E PARTICULARES TEM TRATADO OS PROBLEMAS QUE A POPULAÇÃO ENFRENTA NO DIA A DIA.

    ESPERO QUE AS AÇÕES CIVIS PÚBLICAS OU REPRESENTAÇÕES CONTRA OS BANCOS E AS AUTORIDADES DE TRÂNSITO DE CODÓ-MA SEJAM PROTOCOLADAS PELA OAB-CODÓ NO MINISTÉRIO PÚBLICO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.

  7. Acho importante essa atitude da OAB, é preciso conscientizar as autoridades e a população da importância de investir no trânsito, tem que dar suporte a equipe que incansável tentam fazer o melhor pelo nosso trânsito que são os pobres dos agentes. ..
    Muito são criticados mas pouco reconhecido e fazem um trabalho excelente perante a população, observe que só quem não quer o trânsito organizado são os infratores a margem da lei. “É preciso multa pra educar” essa foi uma frase que ouvi num seminário em BRASÍLIA enquanto ficar só na conversa não surtirá resultado é preciso chamar os q militam diretamente e a partir daí tentar planejar. ..Esse é meu apelo de codoense…..

  8. Gostaria de saber se existe alguma “ação” ou “representação” da OAB no que diz respeito ao desrespeito dos Bancos em relação aos correntistas. Estive no Cuduó no fim-de-semana e nada de grana nos terminais do BB. Cuduó é o Cudumundo.

  9. Aos que têm dúvidas ou curiosidade a respeito do trabalho da OAB CODÓ MA no que diz respeito ao DIREITO DO CONSUMIDOR basta digitar no Google ‘OAB CODÓ’ e terá resposta às todas as dúvidas, enquanto EU estiver à frente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB MA CODÓ todos os atos praticados foram, são e serão públicos.

    Estando inclusive os documentos à disposição de qualquer cidadão em respeito ao Princípio da transparência e principalmente ao povo e à população.

    Desde que assumimos a Presidência da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB CODÓ MA estamos na luta solitária e incessante pela defesa dos consumidores.

    Os bancos já foram oficiados pela comissão sem apresentar nenhuma resposta.

    O próximo passo será dado e divulgado de forma pública e notória pela Comissão como sempre foi e aos que acompanham o trabalho desde o início de 2013 sabem sem precisar fazer perguntas “SE foi feito ou SE não foi feito”.

    Aos críticos eternos de plantão que criticam tanto a inércia quanto a ação da OAB, deixo como resposta o trabalho já abundantemente FEITO e prestado.

    “Antes de chegar no terreiro procure primeiro saber quem eu sou, respeite quem pode chegar onde a gente chegou. E a gente chegou muito bem, sem desmerecer a ninguém, lutando com peito e sofrendo muito desdém. Hoje em dia eu posso dizer, lutar pela justiça é a nossa raiz. Tá chovendo de gente que o que pensa e não sabe o que diz.
    Por isso vê lá onde pisa, respeite a camisa que a gente suou, respeite quem pode chegar onde a gente chegou.”

    Sábio é o ditado popular que ensina que se VOCÊ quiser alguma coisa melhor, faça VOCÊ MESMO.

    Falar é fácil; chegar e fazer no mínimo igual ou melhor…
    Aos detentores de reputação ilibada e notório saber jurídico: às portas estarão sempre abertas e o cargo sempre à disposição, com a única condição de fazer no mínimo 50% do trabalho já realizado.

    Eu conheço os meus Direitos. E Você conhece os seus?

    “Prefiro os que me criticam porque me corrigem, aos que me elogiam porque me corrompem.”
    Santo Agostinho.

    Tomé Mota
    Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB CODÓ MA

  10. falou e disse Dr Tomé Mota…antes ninguém nem sabia o que era OAB hoje com o passar do tempo e com seu excelente trabalho sabemos o que é e pra que serve.
    Essa luta para que o PROCON seja respeitada e instalada em nossa cidade não é de hoje,quem realmente acompanha esse blog sabe disso… pena desses”tipinhos”que querem “cantar de galo” sem antes procurar saber do que aconteceu para poder cobrar….mas como dizem”uma andorinha só não faz verão”sozinho ninguém consegue fazer milagre principalmente se não houver ajuda dos nossos governantes!

Deixe uma resposta