Agentes Comunitários comemoram 20 anos com ação preventiva no São Francisco

Deuzuita Muniz

Os agentes comunitários de saúde reuniram-se para uma ação preventiva em comemoração aos 20 anos do trabalho deles no município de Codó. No bairro São Francisco ofereceram lanches com comidas típicas do período junino.

Além disso, buscaram parceria com a Secretaria de Saúde para disponibilizar, entre outras coisas, o teste de glicemia que dona Maria de Lourdes Duarte, atendendo à um pedido, apareceu para fazer.

“Eu vim porque o agente de saúde veio me buscar (…) eu gosto demais, eu quero saber como está a saúde, é muito bom, viu, tem que saber”

CLÁUDIO PAZ ATENDEU

Glicemia

Filas se formaram no posto para marcar consultas de mamografia, e para realizar na hora exames ginecológicos como o que faz o diagnóstico do câncer do colo do útero. O próprio secretário de saúde, o ginecologista Cláudio Paz, estava como médico realizando os exames. Paz elogiou a ação e disse que, desde a reinauguração, o posto do São Francisco necessitava de tamanha movimentação para reaproxima-lo da comunidade.

A oferta dos preventivos foi oportunidade para muita gente como dona Maria Lina, de 62 anos, que nunca havia feito algo do tipo por ter vergonha. Resolveu encarar o exame por orientação de um agente comunitário.

“VERGONHA DO QUÊ? Porque é muito difícil…MAS É BOM PREVENIR? É, por isso que eu to aqui hoje”, respondeu ao blog

INFORMAÇÃO

Do lado de fora do posto eles usaram o microfone para fazer algumas orientações.

“Orientando sobre as DST’s sobre os preventivos, como deve ser usado a camisinha, o diabético, o CA, o aidético, então é aí que está o nosso trabalho”, explicou uma das idealizadora do Arraial dos Agentes Comunitários do bairro São Francisco, Deuzuita Cordeiro Muniz

Também esclareceram à todos sobre a real função dos agentes comunitários de saúde. Na opinião de José Filho Santos, apesar dos 20 anos de trabalho dentro da cidade, esta ainda é uma informação necessária.

“eles acham que a função do agente de saúde é levar remédio em casa e a nossa função é levar informação, fazer com que as pessoas se conscientizem de que devem procurar um médico, deve procurar o profissional de saúde pra que possa evitar um problema mais grave no futuro” disse Zé Filho

Chiquinho e Zito

PREFEITO PRESTIGIA

A secretaria também levou exame do glaucoma. O evento foi prestigiado pelo prefeito Zito Rolim que chegou ao local acompanhado do vereador, Chiquinho do Saae.

6 comentários sobre “Agentes Comunitários comemoram 20 anos com ação preventiva no São Francisco”

  1. Tá vendo essa foto do Zito?Tudo combinado com o fotógrafo, eu abraço e você bate a foto.Veja com quem ele chegou?Com o vereador que só o chamava de bandido.Quer ter prestígio no governo Zito?Chame ele de bandido.

  2. Vejam quantas pwssoas para recepcionar o nosso queridooooo prefeito, e o pobre do (…) continua andando de cabeça baixa. Levanta a cabeça mané, esta é tua últma chance, aliás dos dois!

  3. É muito engraçado todos acompanha por diversas vezes vários vereadores defendendo esta ação inclusive os da base aliada, e só quem aparece agora é o Vereador Chiquinho do SAAE, logo este, será porque os vereadores aliados do prefeito, eu digo os de 1ª hora, fieis não se juntam para acompanha-ló mais.

Deixe um comentário