Apesar das fortes chuvas que vem caindo nos últimos dias, os lavradores do Município de Timbiras já têm como certo um grande prejuízo na safra deste ano.


Na região de Morro Branco, que é bastante produtiva e fica a cinqüenta quilômetros da sede do Município, o lavrador e agente comunitário de saúde Domingos Barros falou com tristeza sobre a situação.
O lavrador acredita em perda de mais de 50% e tem crença na mandioca como redentora do período crítico.
“A situação é muito difícil, pois nós tivemos um período muito longo sem chover e a semente que foi plantada nasceu, mas precisava de chuva pra se desenvolver, agora a chuva chegou, mas mesmo assim por onde eu ando a reclamação é grande, a perda é de mais de cinqüenta por cento na safra deste ano, isso se a chuva aguentar até o arroz terminar de encher o cacho, a nossa esperança é a mandioca que é mais resistente e talvez seja a salvação de mais de duzentas famílias aqui da região que já sabem que o arroz que vai ter este ano, vai servir apenas como semente para plantar no ano que vem” disse o lavrador.
PEDIDO DE AJUDA
O vereador, Nenzinho Barros, que também é lavrador e morador do Povoado Morro Branco falou que a situação é muito preocupante, porque todos vivem em função da roça, pois é dela que a maioria tira o sustento de suas famílias devido não terem outra renda.
“Eu vou solicitar ao Executivo que busque junto ao estado algum recurso que possa amenizar a situação de prejuízo que os lavradores vêm sofrendo desde o ano passado” disse o parlamentar.
Assessoria/Timbiras
Uma Resposta
Fabrizio.tu.traio.o.povo