Alerta para o carnaval: Invista em segurança e evite acidentes com quebra de poste

Acidentes com quebra de postes trazem diversos transtornos tanto para o ocupante do veículo e sua família, quanto para a população que pode ficar sem energia elétrica por determinado tempo, dependendo da gravidade do acidente

Segundo informações do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), este tipo de acidente normalmente acontece pelos seguintes fatores: excesso de velocidade, estado de embriaguez, sonolência do condutor ou falha mecânica.

A Companhia Energética do Maranhão (Cemar) tem feito um trabalho intenso nas comunidades, orientando os condutores de veículos com dicas de segurança quando estiverem ao volante ou pilotando suas motocicletas em período chuvoso, quando o risco cresce ainda mais por conta da pista molhada, fazendo com que o veículo possa derrapar.

A Cemar também tem investido em defensas nas áreas em que há maior quantidade de ocorrências de acidentes com quebra de poste. Essas defensas são elementos de concreto afixados na frente dos postes (atualmente elas são feitas com manilhas recheadas de areia), cujo objetivo é amortecer o impacto da colisão dos veículos, e assim minimizar as consequências ao condutor em caso de acidentes.

Os quadros abaixo mostram a quantidade de acidentes envolvendo quebra de postes nos anos de 2015 e 2016 no Maranhão e na ilha de São Luís:

Então, nos dias de folia com os amigos, faça a escolha do “anjo”, e aproveite a festa com moderação e sem preocupação.

Caso você presencie um acidente com quebra de poste a dica é: isolar o local, não se aproximar e nem deixar que os outros se aproximem por medida de segurança, e  entrar imediatamente em contato com a Cemar, por meio da Central de Atendimento 116, informando o local com ponto de referência. Chame também o Corpo de Bombeiros 193, SAMU 192 e a polícia 190.

Assessoria de Imprensa da Cemar

Deixe uma resposta