Alunos do pólo Bom Jesus estão sem aula e denunciam precariedade da educação no campo

Este e-mail foi enviado à redação deste blog  devidamente assinado. Relata a triste realidade enfrentada por alunos do Pólo Bom Jesus (região Barracão/Sentada). Leia a íntegra abaixo:

Prezado Acelio Trindade autor do Blog Acelio Trindade, Boa tarde!!

Queremos informar que no polo Bom Jesus, a situação da educação está muito precária, desde o ano passado pais e representantes de associações da região Bom Jesus vem comunicando ao  Ricardo, à Secretária de Educação, Profª Rosina e ao Prefeito Zito, da situação precária da educação no polo Bom Jesus.

Um abaixo-assinado dos pais foi feito em 2013 solicitando a substituição do escolar que presta serviço ao polo, uma audiência foi feito com a secretária de educação, nesta foi entregue fotografias dos alunos sendo transportados em pau-de-arara e da situação precária do escolar, o abaixo assinado dos pais também foi entregue a secretária que na época era a Profª Socorro Quinzeiro que estava a frente da SEMED, substituindo a Profª Rosina. Naquela reunião foi garantido aos pais que até novembro de 2013 o escolar seria substituído, assim nos prometeu Socorro Quinzeiro e Ricardo Torres.

Mas a decepção dos alunos e dos pais do Polo Bom Jesus, até hoje o escolar ainda não foi substituido, ainda é o mesmo que transporta os estudantes causando-lhes perigo de vida e nas segundas-feiras o escolar não transporta os estudantes causando prejuízos aos alunos da escola polo.

outro agravante é o ano letivo ter iniciado dia 31/03/14, até o momento na escola polo do Bom Jesus não há professora de Língua Portuguesa e nem de Educação Física. O Diretor do polo está orintando professores a preencherem os seus diários de classe com data a partir de 14/02/14, sendo as aulas iniciaram em 31/03.

O prédio da escola polo Neiva de Santana, no povoado Bom Jesus, está numa situação precária, os banheiros não funcionam, as lâmpadas das salas tambem não, não tem ventiladores na escola, o Caixas Escolar (recurso do PDDE) já está a mais de três anos sem funcionar, não bebedouro na escola, não laboratório de informática, os estudantes do 9º ano estudam amontoados um sobre os outros numa sala bem apertada, a merenda só veio chegar no final de maio e é de má qualidade.

Em maio passado a Associação Quilombola de Santa Maria dos Moreiras, Jerusalém e Bom Jesus, convocou a Secretária de Educação, a Coordenadora do Setor de Educação do Campo e o Diretor do Polo para uma rerunião no polo com pais e alunos, desses só o Diretor compareceu, a SEMED fez descaso, sendo que se quer justificaram a ausência na reunião.

Em assembleia realizada dia 08/06/14, pais e dirigentes da associação resolveram paralisar as aulas, até que  a SEMED se posicione em relação aos descasos.

Povoado Bom Jesus e Santa Maria dos Moreiras (Codó-MA), 09 de junho ded 2014.

Atenciosamente – A Diretoria da Associação Quilombola de Santa Maria dos Moreiras, Jerusalem e Bom Jesus

4 comentários sobre “Alunos do pólo Bom Jesus estão sem aula e denunciam precariedade da educação no campo”

  1. No Barracão a única professora que tem se esforçado é Dona Erismar, esposa do Sr. Ramos, para dar aula. Falta carteira para os professores, o que se vê é professor sentado em cima de amontoados de livros que estão jogados na sala dos professora, merenda nem se fala. Tem um Sr. que fica no lugar da Diretora do Polo, pois a diretora e a supervisora só aparecem uma vez por mês. entra rapidinho como um beija-flor e sai, as pressas para não ser cobrada.

    As crianças ficam por duas horas esperando escolar – tempo necessário para se ver todo tipo de sem-vergonhice,.

    Vai lá Acélio de surpresa e veja e a denuncia procede ou não!

    Enquanto isso – nobre prefeito Cândido Peçanha – dá mais de 2 milhões em compras para uma empresa da irmã do senador, que somando toda a sua mercadorias que tem em estoque não tem 500 mil de mercadorias.

  2. José Murilo Duailibe Salem disse:
    O seu comentário está aguardando moderação.
    12 de junho de 2014 às 22:20

    SENHORES E SENHORAS PROMOTORES(AS), A POPULAÇÃO AGUARDA UMA RESPOSTA CAPAZ DE SANAR O MAL INSTALADO NESSE GOVERNO. CHEGA DE TACs, QUEREMOS AÇÕES

  3. O PREFEITO JOSÉ ROLIM FILHO E OS SEUS “”ALIADOS””, QUER QUEIRAM OU NÃO, SÃO OS RESPONSÁVEIS PELAS MAZELAS DESSA NEFASTA ADMINISTRAÇÃO. TAMBÉM, COMO PODERIA EXISTIR DE UMA PESSOA “”CASSADO”” TRÊS VEZES E AINDA USAR O CARGO COMO UM “”LEGADO DA JUSTIÇA””??.

    ESTÁ COMPROVADO O “”LEGADO””. NÃO HÁ SAÚDE; NÃO HÁ EDUCAÇÃO; NÃO EXISTE MERENDA ESCOLAR; NÃO HOUVE E NUNCA HAVERÁ PRESTAÇÕES DAS CONTAS; NÃO EXISTE O RESPEITO À LEI DE INFORMAÇÃO E, PARA COMPLETAR, O MINISTÉRIO PÚBLICO NÃO FUNCIONA CONTRA OS DESCASOS NA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.

    O QUE DEVEMOS FAZER?? DENUNCIAR À CGU, AO TCU, À IMPRENSA NACIONAL E AO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. PARA QUE TODOS SAIBAM, É ISSO QUE ESTOU FAZENDO HOJE.

Deixe uma resposta