Fale com Acélio

Por Francisco Oliveira /Correiocodoense.com.br

Leonel Filho
Leonel Filho

O vereador Leonel Filho, líder do governo na Câmara, disse que já imaginava que a oposição viesse questionar o caso da educação de Cajazeiras onde os estudantes foram mostrados em rede nacional (TV Globo), estudando em escolas improvisadas e sendo transportados em carro pau de arara, correndo risco de acidentes por causa da falta de segurança.

O telejornal “Bom Dia Brasil” mostrou semana passada, imagens produzidas pelos repórteres da TV Mirante, Acélio Trindade e Cândido Sousa, situação que envergonha a educação do prefeito Zito Rolim.

Leonel Filho levou a explicação, que segundo ele recebeu da cúpula da Secretaria de Educação. Pasmem. De acordo com o líder do governo, o transporte é provisório. Leonel disse que a prefeitura teve que recorrer ao pau de arara por conta da condição da estrada que não é viável para o tráfego de ônibus escolar para não serem danificados.

O vereador lembrou que é bem verdade, que o Correio Codoense mostrou o sofrimento dos vereadores no início do ano, quando ficaram atolados na ida para a comunidade de Cajazeiras onde fizeram uma sessão itinerante.

Leonel disse que a prefeitura já pretendia suspender o pau de arara, assim que a estrada fosse recuperada.

O vereador Rodrigo Figueiredo, líder da oposição, rebateu o discurso de Leonel, dizendo que a situação já se arrasta há mais de quatro anos. O líder do governo ficou sem argumento, apenas defendeu a ida da secretária de educação Rosina Benvindo à Câmara para dá outras explicações.

10 comentários sobre “Argumento de Leonel Filho no caso do pau de arara ‘parece brincadeira’”

  1. Este Assunto de Pau de Arara,esta Dando Muito Muido,já é hora de Fazer outra Materia na Tv Mirante/Cocais/Globo/Codó,há muito o que Mostrar de Codó Para o Brasil e o Mundo.

  2. Realmente o vereador tem toda razão, pois os seus filhos e os filhos dos demais vereadores que precisam utilizar este meio de transporte para receber alguma instrução, para poderem contra argumentar a este “brilhante” vereador que com certeza estar honrando os votos que recebeu nesta região.

  3. No Maranhão, professores se dedicam a melhorar a vida de comunidades quilombolas
    Mariana Tokarnia
    Repórter da Agência Brasil

    Brasília – O acesso à educação foi uma conquista das comunidades quilombolas localizadas próximo a Codó, no interior do Maranhão. Em 2010, o ensino infantil chegou à comunidade Centro do Expedito. No mesmo ano, na comunidade vizinha, Santo Antônio dos Pretos, foi construída a primeira escola de ensino médio da região, o Centro Quilombola de Alternância Ana Moreira. As escolas eram demandas antigas, de mais de 20 anos. Da luta por essas escolas, quem participou foi o professor Mário Sérgio Moreira de Queiroz.

    Aos 43 anos e morador da comunidade quilombola de Bom Jesus, uma das 13 da região, Queiroz fundou e dirigiu o centro, onde os jovens fazem o ensino médio. Hoje, dá aulas no ensino fundamental em Bom Jesus. E conta como a instalação das escolas mudou a realidade da comunidade, em que muitas famílias deixavam a terra natal em busca de educação e oportunidades nas cidades vizinhas.

    Queiroz nasceu e cresceu na comunidade Santa Maria do Moreira, atual Bom Jesus. Na época, não havia escola, os primeiros ensinamentos vieram da mãe. Para cursar o ensino fundamental, foi para Codó. Com o sexto ano completo, voltou para a comunidade e começou a dar aula do 1º ao 5º ano. Depois, fez o ensino médio e completou o magistério. Estudou matemática no Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão, disciplina que leciona.

    “A juventude que está na escola consegue ter uma visão de um mundo melhor do que seus pais e avós. Consegue acessar a tecnologia, compreender a preservação do meio ambiente, absorver conhecimento. Aprende que o homem do campo pode lutar para garantir os seus direitos, que estão inclusive na Constituição”, defende o professor.

    Com o Centro de Ensino Ana Moreira, os estudantes têm formação técnica sobre agropecuária. O ensino por alternância significa que os alunos passam 15 dias em sala de aula e 15 dias na comunidade. A ideia é que levem o que aprendem na escola para as comunidades.

    Diferentemente de Queiroz, o professor Solon da Nóbrega não nasceu em uma comunidade quilombola, mas desde 1997 se dedica a esse trabalho. Ele é responsável pela formação técnica no Centro de Alternância Ana Moreira. Este ano, desenvolveu o projeto Coisa de Preto, levando a dança, a religiosidade e a cultura afrodescendente para a sala de aula. O projeto será permanente e o objetivo é aumentar a autoestima dos alunos e resgatar a cultura que está se perdendo.

    “A gente não trabalha para que como técnico o aluno saia daqui e vá trabalhar na grande fazenda, embora isso aconteça. A intenção é voltar para a comunidade e o que eles [alunos] aprendem aqui, eles possam usar lá para dar uma vida melhor às família deles”, diz o professor de zootecnia rural, biocultura de leite e corte, economia rural e extensão rural e também um dos fundadores da escola.

    Os professores dizem não ser fácil a tarefa de lecionar em uma comunidade quilombola, e que os problemas ainda são muitos. Na escola infantil Centro do Expedito, os banheiros estão fechados por falta de água. A comunidade terá que cavar um poço próximo à escola. Para cozinhar na cantina, é preciso levar baldes com água até o monte, onde fica o centro de ensino. Todo trajeto é feito a pé. A escola de Santo Antônio dos Pretos recebeu computadores, mas os equipamentos não saíram da caixa porque falta rede de energia suficiente para ligar os aparelhos. “Não dá para conseguir tudo de uma vez”, comenta Nóbrega.

    Para os professores, a satisfação maior é ver os alunos formados e colocando em prática o que aprenderam. “Hoje mesmo eu estive com um ex-aluno, Francisco Ribeiro é o nome dele. Ele fez o curso técnico em agropecuária e está produzindo, está feliz. Ele queria muito viajar, sair da comunidade, chegou a ir para Brasília, mas voltou. É um grande profissional e serve de exemplo para os demais. A gente se sente muito feliz em ver que foi protagonista e em ver o fruto desse trabalho”, diz Queiroz. Fonte: http://www.jornalpequeno.com.br

  4. Esta Escola de Ensino Médio Ana Moreira,Foi Construida na Gestão do Secretario de Educação do Estado o Codoense e Dep.Estadual Cesar Pires,no Povoado Santo Antonio dos Pretos em Codó.

  5. SEMPRE FIEL SÓ REPASSOU O QUE LHE FALARAM ELE NÃO DEFENDEU, EM NENHUM MOMENTO ELE DISSE QUE O GOVERNO TAVA CERTO. AGORA NESSAS HORAS CADÊ O PASTOR MAX? SÓ QUER APARECER NOS EVENTOS DA EDUCAÇÃO E DIVULGAR SÓ O QUE É DE BOM RSRSRSRS MAIS NESSAS HORAS FICA CALADINHO SÓ COMENDO PELAS BEIRADAS NA EDUCAÇÃO.

  6. O vereador Líder do Governo Cassado pela Justiça Eleitoral “Cuidando da gente delle” e dos carros pau-de-arara alugados que levam os alunos em condições miseráveis e que deploram contra a dignidade dos cidadãos codoenses, todas as semanas faz os seus discursos sem argumentação lógica e fora da realidade, tentando a todo o custo defender o indefensável. As imagens Falam por si. Não adianta querer dizer o que não existe.

    As palavras a seguir são de cortar a mente e o coração dos cidadãos codoenses que pagam em dia seus impostos: “Leonel Filho levou a explicação, que segundo ele recebeu da cúpula da Secretaria de Educação. Pasmem. De acordo com o líder do governo, o transporte é provisório. Leonel disse que a prefeitura teve que recorrer ao pau de arara por conta da condição da estrada que não é viável para o tráfego de ônibus escolar para não serem danificados”

    É estranho, o que os políticos codoenses não fazem pelo poder. Ate querer de alguma forma, através de palavras ou por meio de discursos calar a realidade.

  7. Olha vocês tem é inveja. Ele é Jovem e é competente. Já fez viagens a congressos em Belém e Brasília, justamente para saber defender e lutar por melhorias para o nosso povo.

    Leonel merece os muitos cargos e muitos privilégios que tem a sua disposição na nossa gestão, pois é gente da gente.

    Merece todo o nosso apoio para Deputado Federal, a vaga vai ser dele pois o povo estará com ele.

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias