Atendimento do Viva Cidadão em Codó é prorrogado até sábado (29

A equipe de servidores do Viva Cidadão, órgão vinculado à Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), permanece até sábado (29) no município de Codó, onde presta atendimento à população local e aos trabalhadores de comunidades da região leste do Maranhão, mobilizados para a Caravana da Liberdade.

Realizada nos dias 19 e 20 deste mês no município, a Caravana da Liberdade fortaleceu o combate ao trabalho escravo na região e mobilizou grande número de trabalhadores. Os serviços prestados pelo Viva Cidadão foram os mais procurados no período da caravana e devido à grande demanda, foram estendidos.

“Estamos cumprindo a nossa meta de ampliar o acesso à documentação básica como uma forma de fortalecer o exercício da cidadania da população maranhense. Como a procura pelos serviços continua alta, decidimos prolongar a permanência da equipe de atendimento em Codó, até o próximo sábado”, explicou Mari-Silva Maia, diretora do Viva Cidadão.

De acordo com a Coordenação de Unidades Móveis, até o momento o Viva Cidadão já realizou quase cinco mil atendimentos incluindo emissão de Carteira de Identidade (RG), emissão de CPF, consultas e emissão de certidões. O número ultrapassou a expectativa inicial, que era de aproximadamente quatro mil atendimentos.

Para Dona Maria Gilse dos Santos, do povoado Raposa, a presença do Viva Cidadão em Codó, veio na hora certa. A escola em que os filhos de 6 e 11 anos estudam estava aguardando o RG das crianças para formalização da matrícula. “Se não fosse essa vinda do Viva Cidadão aqui em Codó, eu nem sei onde ou quando poderia tirar a carteira de identidade dos meus filhos, e eles podiam perder a vaga na escola”, afirmou a dona de casa.

A ação integra o programa Rota da Cidadania que tem como objetivo descentralizar o atendimento para garantir o acesso aos serviços públicos, atendendo assim à grande demanda dos municípios do interior do estado. A unidade alternativa do Viva Cidadão está no laboratório de informática da Unidade Escolar Municipal Neyde Magalhães, localizada na Praça José Bayma Serra, no bairro Novo Codó.

Secom/ Por Danielle Moreira

Deixe um comentário