Fale com Acélio

População se interessou
População se interessou

Os moradores da localidade Km 17 participaram na segunda-feira (29) da audiência pública de participação social na elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2014-2017 para o município de Codó. O encontro para a formulação do plano foi promovido pela Secretaria Municipal de Planejamento e Projetos Especiais (SEMPRE) e realizado no Centro Paroquial da comunidade.

Os debates com os moradores se focaram nas prioridades de investimentos que o governo municipal está executando e planeja realizar no distrito durante os próximos quatro anos.

O Secretário Municipal de Planejamento e Projetos Especiais, Pauly Maran, orientou aos cerca de duzentos moradores que participaram da audiência sobre como funciona o modelo de orçamento do setor público, por meio da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Maran ainda explicou que a elaboração do PPA é imprescindível para que seja desenvolvida a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e, respectivamente, a Lei Orçamentária Anual (LOA) correspondente a cada ano.

Sec. Pauly Maran/foto de Nilton Messias
Sec. Pauly Maran/foto de Nilton Messias

Sempre tentamos orientá-los da necessidade de a comunidade se reunir previamente para priorizar as demandas a serem colocadas aqui. Essas reuniões permitem uma maior dinâmica para que os moradores possam se manifestar. As audiências do PPA, que faz o planejamento para quatro anos, geram dois subprodutos que também são mecanismos de planejamento: a Lei de Diretriz Orçamentária (02 anos) e a Lei Orçamentária Anual. O governo só pode executar  alguma obra de melhoria ou qualquer tipo de ação se estiver previsto em um desses instrumentos de planejamento”. Esclareceu o secretário.

No processo de diálogo com a sociedade e de gestão participativa, estabelecido na elaboração do PPA, são organizadas apenas as propostas de médio e longo prazo que incluem programas e obras, que posteriormente serão encaminhadas aos respectivos órgãos competentes. Na noite de ontem, os moradores do Distrito Km 17 e representantes da sociedade civil participaram das discussões que trataram sobre Infraestrutura, abastecimento, educação, assistência Social, segurança pública, entre outros.

Na noite de ontem (30), a Secretaria Municipal de Planejamento e Projetos Especiais (SEMPRE), se reuniu com moradores do bairro Santo Antonio, no clube de Mães, em mais uma  audiência pública para a elaboração do PPA– 2014 – 2017.

Raphael Fernandes – Assessoria de Comunicação Governo Municipal de Codó

3 comentários sobre “Audiências do Plano Plurianual ( 2014-2017) recomeçam com sucesso de público no Km 17”

  1. Éeeelate! Porca de Boné tá se achando a bala que matou Bin Laden! E aí amigo o trem vai ou vai sair? Não vai me dizer que vai ficar só naquele vagão preto que está servindo de teste drive!

  2. Porca de Boné é outro que fica num lenga-lenga desgraçado, não passa de papagaio de pirata, ou seja, ele pega o PPA, já feito pelo contador e vai nas comunidades perguntar o que o povo vai querer como prioridade, só que sabemos que o prefeito só faz aquilo que ele acha que está certo, o resto é balela! É apenas para encher linguiça e cumprir com a lei.

  3. cara amigo acelio me diga se puder quais projetos elaborados na ppa de 2009 saiu realmente do papel para poder vim se fazer outra no meu ponto de vista os politicos não dão valor a nada fazem os que acham que lidarão mais votos e reconhencimento

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias