Anúncio no Topo

Fale com Acélio

Deputados maranhenses
Deputados maranhenses

Os deputados estaduais Roberto Costa (PMDB) e Rigo Teles (PV) destacaram ontem na Assembleia Legislativa a incorporação de 1.800 policiais militares no sistema de segurança pública do Maranhão, todos aprovados em concurso público. Na quinta-feira, o Comando Geral da PM promoveu a formatura de 800 praças na capital. No mesmo dia, 85 policiais foram incorporados ao efetivo de Barra do Corda. Eles passarão a atuar no 5° Batalhão daquela cidade.

Para o deputado Roberto Costa, o incremento de 1.800 policiais no estado responde aos anseios da população e mostra o comprometimento da governadora Roseana Sarney (PMDB) com o setor. “Com o aumento do número de policiais nas ruas, há mais segurança para a população. Não há como deixar de reconhecer todo esforço e empenho do governo em melhorar o Sistema de Segurança Pública. Já foram instaladas câmeras de segurança na capital, novas viaturas foram entregues, delegacias e presídios estão sendo construídos ou reformados, agora foram formados 800 novos policiais, ou seja, há investimento no setor”, disse.

A O Estado, ele lembrou que além da formatura dos praças da PM, houve também a nomeação de policiais civis, agentes penitenciários e delegados de polícia. “Tudo isso é parte de um programa maior que é desenvolvido pela governadora Roseana Sarney desde o seu primeiro ano de mandato. Houve a realização de concurso público, os aprovados foram nomeados e empossados e agora estão nas ruas para prestar serviço à população. Essas ações têm por objetivo reduzir o índice de criminalidade no Maranhão. Esse é o caminho”, afirmou.

Costa ainda destacou o ingresso de 69 policiais para a cidade de Bacabal. Ele lembrou que, além daquela cidade, os novos praças irão garantir a segurança também dos municípios de São Luiz Gonzaga, Bom Lugar, Lago Verde, Vitorino Freire e Lago da Pedra. “Tenho certeza de que a população está grata à decisão da governadora, que beneficiará toda aquela região”, completou.

Barra do Corda – Rigo Teles, por sua vez, ressaltou na tribuna a formação dos policiais de Barra do Corda, que recebeu 85 novos homens. Na condição de patrono da turma, ele também fez questão de dar ênfase à atuação do comandante-geral da corporação, coronel Zanoni Porto. “Durante a formatura, foram destacados os valores éticos dos policiais, a honra à farda. E o deputado Rigo Teles, naquele momento, como patrono da turma, pediu aos novos policiais que honrassem aquela farda e a tivessem como um troféu”, disse.

Quem também participou do ato em Barra do Corda foi o deputado Raimundo Cutrim (PCdoB). Ele falou da qualificação dos novos militares. “Conversei com alguns dos policiais e percebi que quase 80% são do Piauí e quase 100% são universitários. Então a gente vê o grau de responsabilidade e instrução desses novos policiais”, concluiu.

Segurança recebe investimentos

A formatura de policiais militares que ocorreu na quinta-feira e a formação de policiais civis, realizada em dezembro do ano passado, integram um amplo plano de investimento do governo Roseana Sarney (PMDB) na Segurança Pública.

Desde de abril de 2009, quando assumiu a administração do Estado, a governadora já promoveu reformas em prédios de delegacias da capital e regionais em todo o estado, reforma de um dos presídios do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, promoveu o aparelhamento da Polícia Militar e Polícia Civil, ampliou a cobertura policial e realizou concursos públicos.

No início do ano, após celebrar convênio com o Governo Federal, autorizou a construção de novos presídios no estado, que deve acabar com o grave problema existente em todo o país de superlotação das unidades prisionais. O Maranhão deve ser o primeiro estado a pôr fim à superlotação.

Outro investimento no setor foi a ampliação do Instituto Médico Legal (IML) no estado. A unidade de São Luís, por exemplo, que funciona na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), foi reformada e ganhou novas viaturas [rabecões].

Todo esse investimento foi elogiado pelo Governo Federal, que ampliou os convênios para o setor. “O Governo do Estado tem trabalhado no combate a violências, e esses esforços têm de ser reconhecidos”, concluiu Roberto Costa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADES