Autoridades federais, estaduais e municipais participam de audiência publica na zona rural de Codó

Foto - ASSCOM/PMC
Foto – ASSCOM/PMC

A Prefeitura Municipal de Codó, representada pelas secretarias de Governo, Agricultura e Educação, se fez presente nesta quinta-feira (22), na região da Sentada, zona rural do município. Representante de comunidades rurais como Cipoal dos Pretos, Mata Virgem, Santa Maria, Bom Jesus, entre outras, realizaram audiência pública com comunidades quilombolas da localidade.

O objetivo foi reunir a população local e autoridades, federais, estaduais e municipais para discutir demandas e solucionar alguns problemas.

Temas como saúde, educação, transporte, infra-estrutura, abastecimento, energia, produção agrícola e uso da terra foram abordados pelas lideranças comunitárias, além dos direitos dos quilombolas e a necessidade de reconhecimento dos mesmos para implementação de políticas públicas. Para ouvir as famílias estavam presentes representantes de entidades como INCRA, Delegacia Agrária, Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Secretarias Municipais.

Em sua palestra, a Coordenador do Setor de Quilombos do INCRA, Lidiane Amorim, explicou com detalhes a situação especifica da questão quilombola da localidade. Lidiane adiantou que foram contratados estudos e relatórios antropológicos para dar andamento nos processos de regularização fundiária.

É preciso conhecer a realidade local, das comunidades de Mata Virgem, Cipoal dos Pretos e Santa Maria, por exemplo. Analisar condições de moradia, saúde e educação dos remanescentes de quilombos da região, para assim, acionar as autoridades que possam garantir os direitos dessas comunidades”.Lidiane Amorim - Incra

Com base nas informações adquiridas previamente e nas reivindicações dos moradores das diversas comunidades da região, a administração municipal solicitou que a Secretaria de Agricultura realizasse um levantamento das famílias integrantes destas comunidades e de cada demanda solicitada por seus representantes. De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura, Cordeiro Oliveira, na gestão atual, os programas de PAA e PNAE foram efetivamente implantados no município, beneficiando diretamente o produtor rural.

O PAA propicia a aquisição de alimentos de agricultores familiares, com isenção de licitação, a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais. Os produtos são destinados a ações de alimentação empreendidas pela prefeitura: o Restaurante Popular, Cozinhas Comunitárias e Bancos de Alimentos e para famílias em situação de vulnerabilidade, para a formação de cestas de alimentos distribuídas a grupos populacionais específicos. Já o PNAE vem garantindo o abastecimento para alimentação dos alunos de toda a rede municipal.” explicou.

Para o Secretário Municipal de Governo, Ricardo Torres, as audiências são benéficas e devem acontecer constantemente. “Obtivemos avanços muito expressivos nos últimos cinco anos. No entanto, existe uma grande demanda reprimida ainda. As audiências são mecanismos que aceleram as ações do governo para o encaminhamento e a resolução desses problemas. Apesar dos trabalhos realizados em todas as áreas, questões como abastecimento, saúde, educação, estradas ainda são debatidos nesses momentos. Por isso colhemos todas as demandas e encaminharemos a cada secretaria responsável”. Finalizou.

Raphael Fernandes – Assessoria de Comunicação Governo Municipal de Codó 

2 comentários sobre “Autoridades federais, estaduais e municipais participam de audiência publica na zona rural de Codó”

  1. Este Prefeito de Codó Nunca Participa das Reuniões,Palestras em Codó Sempre é o Todo Poderoso Sec.Ricardo Torres que o Representa? Coisas de Codó.

  2. É Lamentável esta Cena Ridicula. Em Codó-MA quem representa o Município é O Secretário.Em outros Municípios do Brasil é o Prefeito.

    Aqui temos um secretário(ministro) que governa e manda e um Prefeito(protótipo)que apenas reina mas não governa.

    Realmente… como dizem nas esquinas e agora até nos botequins.. Codó é uma terra de muro baixo, governada por um….. e mandada por outros…..

Deixe um comentário