BALANÇO: Disque Denúncia MA encaminhou mais de 300 para TRE e Polícia Federal durante período eleitoral

O Disque Denúncia Maranhão, divulga balanço das informações recebidas pelo serviço, durante o período eleitoral. Foram mais de 332 denúncias registradas no banco de dados da central, todas foram prontamente encaminhadas para a Polícia Federal, Tribunal Regional Eleitoral e Exército. No 1º turno, onde candidatos disputavam cargos de Vereador e Prefeito, a central recebeu 271 informações, enquanto nas eleições de 2010 foram cadastradas apenas 66 denúncias.

Os bairros mais citados foram: Cidade Operária, Anjo da Guarda, Coroadinho e Turu, já os municípios mais mencionados foram: São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar. Os três assuntos mais registrados, também foram computados, são eles: Compra de Votos, que totalizou um percentual de 39%; seguido de Barulho, com 28% e Venda e Consumo irregular de bebida alcoólica, com 12%.

Desde 2008, quando o serviço foi implantado no Maranhão, foi criado um filtro para que no banco de dados todas as informações referentes a crimes eleitorais, fossem trabalhadas de maneira diferenciada, trata-se do XPTO ELEIÇÕES.

O ciclo da denúncia foi o mesmo, após uma ligação anônima, o atendente formula um relato com todas as informações, o denunciante recebe um código que pode ser utilizado para saber o andamento da sua reclamação ou ainda acrescentar maiores informações e imediatamente os órgãos competentes serão acionados para tomada de providências.

Funcionando 24 horas por dia, o Disque Denúncia está pronto para receber sua reclamação, basta ligar: 3223 5800 – capital e 0300 313 5800 – interior, não é necessário se identificar.

Deixe uma resposta