Fale com Acélio

O Hospital Geral Municipal tem cerca de 130 leitos, mas nenhum deles é de UTI.  Desde 1997, quando Ricardo Archer iniciou seu primeiro mandato,  o codoense houve, de forma mais frequente,  promessas de instalação de uma Unidade de Terapia Intensiva, mas até hoje nada foi feito.

Desde o fim da década de 1990, quando um prefeito sai diz que deixou ‘quase tudo pronto’ pra outro, este, por sua vez, diz que nada encontrou. Foi assim de Ricardo para Biné e, mais recentemente, de Biné para Zito.

Na atualidade, o secretário de saúde do município, o ginecologista Cláudio Paz, há 6 anos à frente da pasta capitaneado por Zito Rolim, deu a seguinte explicação para o estágio em que estaria esta sonhada implantação:

“Essa rede já foi aprovada, já foi encaminhada para o Ministério. O ministério já liberou em portaria, nós estamos só aguardando o Ministério liberar o dinheiro para que a gente possa iniciar a construção dos leitos de UTI e também dos equipamentos”, argumentou

 NA UPA

O mais próximo de uma UTI que Codó possui fica na UPA, mas é só uma sala intermediária (apelidada de SALA VERMELHA) para pacientes graves que, segundo o diretor da Unidade, Ricardo Lima, serve apenas para estabilizar a saúde da pessoa antes de transferi-la para outra cidade.

 “A gente tem uma sala vermelha com quatro leitos semi-intensivos. A função desses leitos é semi-intensivo, é de estabilizar esse paciente até que a gente consiga transferi-lo para um hospital de alta complexidade e a UPA tem feito este papel”,afirmou

AS TRANSFERÊNCIAS

Os pacientes em estado grave de Codó são transferidos para a cidade vizinha de Coroatá. Quando não há vagas, a alternativa da central de regulação é procurá-las em Presidente Dutra ou na capital, São Luís. Sobre quantidade o diretor da Central de Leitos do Maranhão, Ivan Lima, disse.

“Nós contamos com 35 leitos de UTI adulto, mas 13 leitos de UTI neo-pediátricas”, enfatizou

São  números de uma rede de regulação no Leste Maranhense que, segundo Ivan,  recebe pacientes de 70 hospitais e  de mais 4 UPAs. Só a de Codó informou que envia uma média de 15 pessoas por mês.

Todos admitem que as vezes é complicado achar uma vaga, mas Ivan Lima garantiu que providências estão sendo tomadas para melhorar a oferta de leitos de UTI no Maranhão.

“Estamos construindo agora mais 4 hospitais macrorregionais em Caxias, Santa Inês, Pinheiro e Imperatriz. Esses hospitais vão dá mais vazão aos nossos pacientes, nosso programa Saúde é Vida composto por mais hospitais que vão abrir, mais hospitais gerais e mais hospitais de urgência que estão sendo preparados”, concluiu

6 comentários sobre “BANHO MARIA: Desde 1997 codoenses ouvem promessas de implantação de leitos de UTI no HGM”

  1. NO COMEÇO DO ANO 2013, O SECRETÁRIO DE SAÚDE AFIRMOU: “”ATÉ O FINAL DO ANO TEREMOS IMPLANTADOS 10 (DEZ) LEITOS DE UTIs. SEMPRE ENGANANDO. É COSTUME DO GRUPO QUE CUIDA DA SUA GENTE.

  2. QUANDO PREFEITO O …………… CONSTRUIU NO HGM UM APARTAMENTO ESPECIAL PAR O CASO DELE VIR A ADOECER. POLITICA EM CODÓ É FEITA ASSIM, O POVO QUERIDO ANTES DA ELEIÇÃO, PROMESSAS E MAIS PROMESSAS E DEPOIS O POVO QUE PEGUE A VIAÇÃO GUANABARA E VÁ PARA TERESINA. SE NÃO PUDER PEGAR O ONIBUS, QUE EXPLODA. UM NOVO CIRCO JÁ ESTÁ SENDO ARMADO PARA A ELEIÇÃO NO ESTADO MAIS RICO DO BRASIL, SEGUNDO A FAMILIA SARNEY. DURMA-SE COM UMA SACANAGEM DESTA.

  3. isso é falta de vergonha e de compromisso com a população, mais quando o fantástico vim filmar o HGM ai nos vamos ganhar uma UTI rápido, como é o caso da educação que agora vão construir 18 escolas só este ano que eu acho difícil não por falta de dinheiro mais por falta de competência e a cidade de Bacabal que só ganhou uma unidade do corpo de bombeiros depois de passar no fantástico apagando fogo com fezes quem não lembra.

  4. CAROS CODOENSES VEJAM BEM:
    ESTÃO SENDO CONTRUIDOS 04 (QUATRO) HOSPITAIS MACRO-REGIONAIS ESTÃO SENDO CONSTRUÍDOS NAS CIDADES DE SANTA INÊS, PINHEIRO, CAXIAS E IMPERATRIZ.
    E O MUNICÍPIO DE CODÓ-MA,ONDE É QUE FICA NESSA HISTÓRIA ? COMO SEMPRE FICOU?PARA TRÁS. NÃO TEMOS NEM UM MÍSERO HOSPITAL REGIONAL. IMAGINA UMA UTI EQUIPADA. ISSO É APENAS UM SONHO.
    ENQUANTO TIVERMOS PREFEITOS FRACOS, SEM PRESTÍGIO E SEM FORÇA POLÍTICA EM CODÓ, O GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO NÃO FARÁ NADA POR AQUI, E NUNCA TEREMOS UMA UTI EM CODÓ ESSA É QUE E GRANDE VERDADE.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dr. Wanderson Leitão

Dra. Nábia, PEDIATRA

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias