A III CONAPIR – Conferencia Nacional de Promoção de Igualdade Racial acontecerá de 5 a 7 de novembro em Brasília e contará com a presença de 03 (três) delegados de Codó, 02 (dois) da sociedade civil e 01 (um) do poder publico. Estará representando a sociedade civil Ana Emilia Moreira (Comunidade Quilombola) e Pedro Cesar Santos (Comunidade de Terreiros), o poder público codoense será representado pelo Secretario Municipal de Cultura e Igualdade Racial Sr. Augusto Serra.
O Estado do Maranhão elegeu 80 propostas prioritárias, 40 estaduais e 40 nacionais, com vistas ao enfrentamento ao racismo e à implementação da política de igualdade racial durante a III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial .
Foram eleitos também 43 delegados maranhenses, sendo 28 da sociedade civil e 17 do poder público. Estarão representados os seguimentos movimento negro urbano, movimento negro rural, comunidade quilombola, povos indígenas, comunidades tradicionais de matriz africana, povos ciganos, poder público estadual e poder público municipal.
Os objetivos da III CONAPIR são:
I – Reafirmar e ampliar o compromisso do Governo Federal e da sociedade brasileira com políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade como fatores essenciais à democracia plena e ao desenvolvimento com justiça social no Brasil.
II – Avaliar os avanços obtidos e os desafios a serem enfrentados após dez anos de implementação da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial;
III – Propor recomendações para o enfrentamento ao racismo e o fortalecimento da promoção da igualdade racial no âmbito do Poder Executivo (federal, estadual e municipal) e de outros Poderes da República;
IV – Discutir os mecanismos de institucionalização da promoção da igualdade racial, tendo em vista a implantação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR)
Fonte: Assessoria de Comunicação e Redação da SEMCIR
One Response
NADA DE NADINHA,ISSO JÁ CONHEÇO,O MUNDO INTEIRO JÁ SAB Q CODÓ É CAPITAL DA MAGIA NEGRA,A MAS DE 30 ANOS,