CADÊ ESSA GRANA – Só este ano Codó já recebeu R$ 911.604,36 de recurso do IPVA

Em Codó já circulam mais 26.091 veículos. Exatamente 70,99% deles são motocicletas e todo mundo é obrigado a pagar o IPVA.

Do que o governo do Estado arrecada, metade (50%) volta para o município de onde  é o  veículo licenciado  e não estamos falando de pouco dinheiro.

A GRANA

Ano passado Codó recebeu mais de  R$ 1.122.000,00 reais, só de repasses do IPVA (nos dois semestres de 2014), um número que, certamente, será superado agora em 2015 porque só de janeiro a abril, segundo informações que constam do site oficial da Secretaria Estadual da Fazenda, Codó recebeu R$ 911.604,36.

O que leva o cidadão à fazer uma pergunta bastante pertinente – o que é feito com tanto dinheiro?

Por determinação da Constituição Federal esse tipo de recurso não pode ser vinculado à algum serviço público específico (é o mesmo que dizer este dinheiro servirá para aquilo unicamente, a exemplo do que ocorre como os recursos do FUNDEB, por exeplo, que, por natureza são vinculados à investimentos na área de Educação).

A proibição de vinculação, que recai sobre todos os impostos no Brasil, deixa a administração municipal à vontade para aplica-lo em qualquer área.

MAS QUAL A ÁREA?

Para descobrir qual delas, fomos ao DMTRANS, não encontrando o diretor, Coutinho Sousa,  e depois  à Secretaria de Finanças onde ouvimos do secretário que a aplicação é livre, mas não nos foi informado o mais importante – onde está o dinheiro, se já foi ou não aplicado.

Saímos da sala com a promessa de que seríamos contactados para ouvirmos uma resposta após falarem com o prefeito Zito Rolim, nas palavras de quem nos atendeu, que seria aquele que, realmente, diz – ‘aplique nesta área”.

Ninguém ligou de volta.

Nas ruas o que não falta é sugestão e todas elas, como não poderia deixar de ser, tem alguma relação com o trânsito.

Seu Antonio Alves Frazão queria ver mais cuidados com a sinalização que anda, realmente ,apagada, mais educação nas ruas.

 “Esse dinheiro tem que ajeitar as faixas, ajeitar os semáforos, guarda de trânsito pra orientar mais, pessoal a maioria não sabe nada de trânsito, tudo desorientado, liga pra esquerda, entra pra direita”, sugeriu o motorista

Por falta de uma organização maior a vida de idosos como seu Domingos Mamédio não é fácil. No centro de Codo encontramos ele mais empurrando do que pedalando a velha bicicleta e com razão.

“É porque o povo não tem mais aquele respeito, aquela consideração de tá atendendo os direitos…NEM COM O IDOSOS? Hum, rapaz passa por cima desse velho, mata logo ele”, respondeu o aposentado de 83 anos

Percebe-se que o cidadão, que já fez sua parte pagando o IPVA, está insatisfeito, sem informação sobre a aplicação e, ao que parece,  sem retorno de seu imposto.

 “Em sinalização de trânsito, pavimentação de ruas (…) Falta também um pouco de fiscalização no trânsito também, tá morrendo gente de moto todo dia aí (…) CIDADÃO AINDA NÃO SENTIU O RETORNO DISSO? Até o momento não, gostaríamos de sentir”, apelou o taxista Manoel Viana

13 comentários sobre “CADÊ ESSA GRANA – Só este ano Codó já recebeu R$ 911.604,36 de recurso do IPVA”

  1. TÍTULO DA REPORTAGEM DO BLOG DO ACÉLIO SOBRE OS RECURSOS DO IPVA:
    “”CADÊ ESSA GRANA – Só este ano Codó já recebeu R$ 911.604,36 de recurso do IPVA””.

    A GRANA

    Ano passado Codó recebeu mais de R$ 1.122.000,00 reais, só de repasses do IPVA (nos dois semestres de 2014), um número que, certamente, será superado agora em 2015 porque só de janeiro a abril, segundo informações que constam do site oficial da Secretaria Estadual da Fazenda, Codó recebeu R$ 911.604,36.

    Para descobrir qual delas, fomos ao DMTRANS, não encontrando o diretor, Coutinho Sousa, e depois à Secretaria de Finanças onde ouvimos do secretário que a APLICAÇÃO É LIVRE, mas não nos foi informado o mais importante – onde está o dinheiro, se já foi ou não aplicado.

    Saímos da sala com a promessa de que seríamos contactados para ouvirmos uma resposta após falarem com o prefeito Zito Rolim, nas palavras de quem nos atendeu, que seria aquele que, realmente, diz – “”APLIQUE NESTA ÁREA””.

    TUDO ACIMA FAZ PARTE DA REPORTAGEM DO BLOG DO ACÉLIO. AGORA SIM, O ZITO ROLIM SABE QUAL A ÁREA PARA APLICAR OS RECURSOS……… MAS NÓS, OS CIDADÃOS PAGANTES, SOMENTE SABEREMOS SE A SENHORA PROMOTORA DIGNAR-SE A EXPEDIR OFÍCIO AO PREFEITO PARA AS DEVIDAS EXPLICAÇÕES, ATITUDE QUE EU DUVIDO. APENAS PARA GARANTIR A NOSSA INDIGNAÇÃO, CÓPIA DESTE COMENTÁRIO SERÁ PROTOCOLADO HOJE, 24 DE JUNHO DE 2015, NO MPE, ASSINADO POR JOSÉ MURILO DUAILIBE SALEM.

  2. eu não ponho culpa no zito essas atitude q ocorrem no governo dele não, e sim, na população, logo a população, o deixou com mais um mandato, então, aguente as consequencia. Deixa, ele trabalhar. não sei aonde, mas ele trabalha. Não é os vereadores de base de dizem, pois esses vereadores que deveriam investigar, mas só são vereadores do povo em ano de eleição, quando termina o ano, alguns são do governo e outros contra o governo, ai se fica uma pergunta, aonde povo fica nessa situação ?

  3. Ruas cheias de buracos, sem sinalização, sem orientação dos guardas de trânsito, enfim o retorno desse dinheiro em benefícios pra popululão é zero.Parabéns Sr. Murilo pela atitude de cidadão, embora, muitos

  4. FALTA DE TRANSPARÊNCIA EM ATOS DO GOVERNO.
    FALTA DE COMPROMISSO COM A POPULAÇÃO.
    FALTA DE SERIEDADE COM O CIDADÃO.
    FALTA DE FISCALIZAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL.
    EM SUMA FALTA DE UMA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL COM UM MÍNIMO DE SENSO SE RESPONSABILIDADE COM OS DIREITOS DAQUELES QUE PAGAM SEUS IMPOSTOS E VIVEM EM UMA DAS MAIORES CIDADES DO ESTADO – CODÓ.
    PRECISAMOS SIM, DÁ UMA BASTA EM TUDO ISSO. 2016 ESTÁ CHEGANDO. SERÁ A HORA DE EXTIRPAR ESSES QUE PENSAM QUE SÃO OS DONOS DA CIDADE E DO PATRIMÔNIO DO POVO.

  5. rapaz tenho certeza que os vereadores na sua maioria olham este blog ou melhor são informados antes mesmo do acelio , porque não dizem nada , onde esta o dinheiro, porque não colocam pardais nos sinais de codo, tenho certeza que diminuiria os acidentes , pois iria doer no bolso dos motorista

  6. Rapaz, será que só eu estou vendo o serviço de tapa buracos que ta sendo feito nas ruas de Codó. Será que só eu to vendo os serviços de melhoramentos feitos em várias ruas da cidade. Até a subida do morro São Pedro foi feita com recursos próprios. Parabéns prefeito.

Deixe uma resposta