O aniversário do escritor João Batista Machado

Escritor João Batista Machado - 90 anos de muitos serviços prestados à nossa cultura
Escritor João Batista Machado – 90 anos de muitos serviços prestados à nossa cultura

Há exatos 90 anos nasceu nesta data 24 de junho de 1925, na localidade São Miguel, município de Codó, o menino João Batista Machado. Foram seus pais: o Senhor Marcelino da Cunha Machado e a Senhora Raimunda da Cunha Machado.

O menino cresceu, seguiu os caminhos férteis que Deus lhe reservou, e se tornou este codoense ilustre – “monstro sagrado”, de cujo saber literário é reconhecido, conforme citações em livros de escritores além das fronteiras do – “Maranhão, Maranhão berço de heróis”.

Tive a honra e o privilégio de escrever a síntese biográfica deste notável escritor codoense. Foi publicada na Revista Leia Hoje – 2000, assim também, no Blog do jornalista Acélio Trindade – “Páginas de Codó”, em 18/03/2013.

Nesta feliz oportunidade faço este simples registro, homenageado o ilustre aniversariante, digno dos maiores encômios.

Parabéns meu querido amigo e professor – João Batista Machado, o ícone da cultura codoense.

 Codó-MA, 24 de junho de 2015.                        Professor Carlos Gomes.

9 comentários sobre “O aniversário do escritor João Batista Machado”

  1. Parabéns ao Professor João Batista Machado, pela passagem do seu aniversário, o Senhor merece aplausos dos codoenses pelo seu comprometimento com o registro da historia do nosso município.

  2. Parabenizo-o pela passagem de mais um ‘março’ vossa vida. Homem comprometido com a cultura, antenado com as vicissitudes literarias em suas diversas correntes e tendências. Este ilustre contemporaneo, cuja amizade que nutro espelha o sentido sincero do amor pela cultura universal. Felicidades caro Professor João Batista Machado, são os votos fraternos de Jacinto Junior e Família.

  3. Parabéns Prof. João Machado pelo seu aniversário e principalmente pela sua valiosa contribuição para a Cultura,as Letras e artes Codoenses.
    Na qualidade de Codoense e amigo de longas datas, somente posso agradecer a Vossa Senhoria pelo convívio e a experiência que nos tem passado durante todos esses anos.
    Que Deus conceda sempre muitas alegrias, paz e felicidades para Vossa Senhoria e seus familiares.
    São os sinceros votos do amigo Francisco Mendes de Sousa e família.

  4. Meus parabéns e muitas felicidades. Que o seu coração não seja apenas o teatro de seus sonhos, mas seja fonte generosa de atividade. Que a sua estrada não seja vazia de pessoas, mas que procure gente e que promova gente. Que seus braços nunca abracem o vazio, mas sempre busquem a união. Parabéns para o rei (KING) da cultura de Codó. Uma abraço do amigo.

  5. Parabéns, caríssimo professor João Batista Machado, por mais um ano de vida. Que o Senhor nosso Deus – autor e mantenedor do universo e de nossas vidas, lhe conceda ainda muitos anos de existência, com saúde paz e lucidez para que você possa continuar nos enriquecendo com seus conhecimentos nos ofertados nas obras literárias a nós oferecidas, além do exemplo de vida que tem dado a todos. Abraços!

  6. 2015 às 2:36

    Parabéns grande homem pela sua sabedoria e a felicidade dos codoenses pela sua existência. O nordeste todo hoje lhe conhece, admiramos muitos seus feitos.

Deixe uma resposta