Fale com Acélio

A situação do Hospital Geral Municipal beira o caos administrativo. É o que se depreende do mais recente fato envolvendo nosso principal centro médico.

No dia 07 de fevereiro de 2013, foi registrado na 4ª Delegacia Regional de Polícia (sede Codó), às 11h41 da manhã, o Boletim de Ocorrência de número 343/2013, de autoria do médico ortopedista mais respeitado do interior do Maranhão, Francisco José Carvalho Duailibe.

Relatou na delegacia que chegou naquela manhã (por volta das 9h) para trabalhar no HGM uma vez que tinha cirurgias ortopédicas a realizar, mas ao chegar foi comunicado de que todas estavam suspensas por ordem da direção. Motivo? Falta de material.

Relata o B.O:

“O comunicante, que exerce a função de médico no Hospital Geral Municipal – HGM – na oportunidade comunicou que na data de hoje (7/fevereiro) foi trabalhar, pois tinha cirurgias ortopédicas que foram suspensas pela direção  por falta de material, que a vítima (Duailibe) ficou perplexa)”.

FALTA ATÉ SORO

Indignado com a suspensão, Dr. Duailibe teria procurado a direção-clínica do hospital para ouvir explicações, acabou confirmando o que dizia o comunicado, ou seja, a ordem era mesmo de suspensão e entre os motivos havia até falta de soro.

Relata o B.O:

“(…) Que depois foi até o diretor-clínico Dr. Elói, que confirmou a ordem da direção por  falta de material como SORO, MEDICAMENTOS GERAIS, ANTIBIÓTICOS…”

MEDIDAS DE PRECAUÇÃO

O médico tratou de se precaver contra eventuais problemas, inclusive de ordem judicial, caso algum paciente viesse a procurar o Ministério Público ou a Justiça diretamente, por meio de advogado, acusando-o, por exemplo, de omissão por não ter realizado a cirurgia.

Registrou o ocorrido no prontuário dos pacientes, avisou-os verbalmente e procurou a delegacia para o devido Boletim de Ocorrência.

Relata o B.O sobre este ponto:

“O mesmo foi obrigado a suspender as cirurgias tendo registrado na evolução clínica dos pacientes o motivo da suspensão da cirurgia, tendo informado aos pacientes agendados por escrito informando verbalmente.  Que veio até esta delegacia comunicar para se resguardar de qualquer eventualidade que possa vir acontecer”.

34 comentários sobre “CAOS NO HGM: Médico registra B.O. na delegacia após suspensão de cirurgias por falta até de soro”

    1. Olha ai Dr. Duailibe a sua recompensa que lhe dão depois de você ter votado no Cláudio Paz diversas vezes e no Prefeito outras tantas, por ter atendido os codoenses em Presidente Dutra varias e varias vezes a pedido do Zito, agora o troco que lhe dão é este, uma perseguição maldosa.

      O Secretário esta lhe boicotando no HGM de todas as formas, logo você, voçê que recentemente andava discursando nos palanques do Zito, o chamando de melhor dos melhores.

      O Secretario de Saúde é ……., é pobre de espirito, fora Cláudio Paz, ………….., esta …. o nosso povo e agora sem Dr. Duailibe como vamos ficar…, porque tanto o Prefeito teme secretario, a coisa é seria!

  1. Agora quero ver aonde entra a liberty oab chapa branca do prefeito. Na campanha viajaram até São Luis buscando uma falso prédio para a Justiça do Trabalho, enquanto a Saúde Pública despenca no abandono e nas demissões de funcionários.
    Somente a verdeira e independente OAB poderá atuar e sozinha, buscando os poderes da república em nossa capital, pois se depender da calada e inoperante promotoria de justiça de Codó, será mais um caso para seus arquivos.

    1. AGORA DR. DUAILIBE DEU O MOTIVO QUE O SECRETARIO QUERIA, FALOU A VERDADE, AGORA O PREFEITO VAI SABER COMO REALMENTE ESTA A SAÚDE E O SECRETARIO VAI FICAR BRAVO E DEMITI-LO, E QUEM PERDE COM ISSO MAIS UMA VEZ SOMOS NÓS CODOENSES, PORQUE DR. DUAILIBE É UM GRANDE MÉDICO QUE SALVA MUITAS VIDAS.

  2. CARO ACELIO PERMITA MEU COMENTARIO, MAS ESSE DR DUAILIBE MAIS SE METE EM CONFUSAO DE POLITICA DO QUE TRABALHA. ISSO TUDO É MERCHANDISE PRA POR O DELE NA RETA COM O LEONEL FILHO QUE É INIMIGO DO NOSSO SECRETARIO DE SAUDE DR CLAUDIO PAZ PRA VER SE FICA NA VAGA DELE.

  3. Pobre do Dr. Dualibe, até fez a coisa certa, mas agora é que ele vai ser perseguido mesmo pelo secretario de saúde, todo poderoso r, é o secretario rico e o povo sofrendo e morrendo na saúde, ai só sobra para o povo e para o Prefeito.

  4. Estranho isso, no dia dia 22 de janeiro de 2013, exatamente a 23 dias, esse mesmo medico concedeu entrevista falando o seguinte: -Dr. Dualibe diz que Zito na área da saúde é NOTA 20.

    e agora já foi à delegacia Fazer B.O…
    segue o link da materia anterior.
    https://www.blogdoacelio.com.br/01/saude/dr-dualibe-diz-que-zito-na-area-da-saude-e-nota-20/

    Na mesma entrevista, Francisco Duailibe, que é chefe da ortopedia no HGM e diretor-clínico da UPA, disse abertamente que só viu dois prefeitos fazendo saúde em Codó – Zito e Ricardo Archer.

    E AGORA DR????

    1. até onde entendi ele elogiou o prefeito, e não o secretário de saúde que faz muito pelas costas do prefeito…agora todos estão com as barbas de molho, pq quando o prefeito aparece no HGM eles mascaram tudo, aparece até remédio, e quado ele dá as costas, devolvem tudo…é mais ou menos asim a farsa…

  5. Esse Dualibe ele quer é muito é se aparecere esta na hora do Prefeito Zito tomar as redias e dar um fim mandar esse cara ir embora,como que um cara desse que se diz trabalhar pro governbos e fica falando abobrinhas será, ele que é muito mal educado trata as pessoas com

  6. meus Deus do céu eu tô morrendo de medo estou gravida e quando vejo essas noticias fico apavorada zito pelo o amor de Jesus Cristo dá um jeito nessa saúde tira esse dr. claudio daí meu irmão tu tá vendo que esse acordo politico que vcs fizeram tá te levando para o fundo do poço.

  7. Será se o tal DISPARADO, que mais parece ser discípulo do cuspidor de microfone o m, não queria dizer “Merchandising”?

    Enquanto isso o p andava bêbado na garupa de uma motocicleta terça feira de carnaval e sem capacete. O cabra estava tão bêbado que um rapaz chamou ele para conversar, o prefeito saiu com essa: “de ré eu não vou não”!! Vixi maria!! O seu rebento, mandando bater nas pessoas humildes de codó. Quem está certo nesta história toda é todo poderoso s.. do alcaide, ele sabe que quando terminar o mandato, ele vai embora, não vai ser importunado, haja vista nunca ter assinado nada que lhe comprometa, é claro!

    Eu não aceito ninguem reclamar dessa administração. É a melhor -……….. – administração matando a nossa gente. O pior é que todos que votaram e aqueles que venderam seus votos sabiam que isto ia acontecer.

  8. ISSO TUDO É MENTIRA…..!!!!!!!!!!!!!!!!!

    O ZITO É O MELHOR PREFEITO POR QUE FEZ O MELHOR CARNAVAL DO MARANHÃO.

    O POVO FICA DOENTE POR QUER!

    ” isso é culpa daqueles vendem o seu voto no período da eleição, hoje não tem argumentos para reclamar, aguentem as consequência… “

    1. SE É JUSTO EM CODÓ TEM OUTROS PROFISSIONAIS ATÉ MELHOR QUE DUALIBE ESSE ………….., O POVO GOSTA É DE ENCHER A BOLA DELE E ELE SE ACHA, PRA MIM JA TINHA IDO PRO ….

  9. RAPZ ESSE DR. DUALIBE É MESMO UM ……… ESSE MESMO MEDICO DEU UMA ENTREVISTA EM QUE AFIRMAVA QUE A SAUDE DE CODÓ É NOTA 20.. E AGORA VEM FAZER UMA COISA DESSA.. …….. DR. VC E ZITO SE MERECEM…

  10. ESTE COMENTÁRIO, SERVIRÁ PARA TODAS AS PESSOAS QUE DEFENDEM O PREFEITO.
    O MUNICÍPIO DE CODÓ, NÃO É UM PATRIMÔNIO PARTICULAR. SEU TERRITÓRIO,
    APEZAR DA PARTE USURPADA NO PASSADO, PERTENCE AO POVO. É INACEITÁVEL A
    OMISSÃO POPULAR PELOS DESCALABROS EXISTENTES NUMA ADMINISTRAÇÃO FALIDA,
    SEM MORAL E COSTUMEIRA DO USO DA MENTIRA. TODOS NÓS, SABEMOS DA CIÊNCIA
    DA MENTIRA. A ENGANAÇÃO ESTÁ ACIMA DO BEM E DO MAL E MUITO BEM ALOJADA
    NAS MENTES DOS ATUAIS MANDATÁRIOS DO MUNICÍPIO. PARA CONVENCER, O QUE
    IMPORTA NÃO É A VERDADE,MAS ARGUMENTOS CONVINCENTES, AINDA QUE FURADOS.
    O DR. DUAILIBE, PARA RESGUARDAR AS SUAS RESPONSABILIDADES, FEZ MUITO BEM
    EM FAZER O BOLETIM DE OCORRÊNCIA. AGORA, ESTÁ FALTANDO A PARTICIPAÇÃO
    POPULAR, EXIGINDO DO PODER JUDICIÁRIO UMA TOMADA DE POSIÇÃO, CAPAZ DE
    CORRIGIR FATOS E ATOS DANOSOS À SAÚDE DA POPULAÇÃO. A SITUAÇÃO VISTA E
    CONCEBIDA É DE “”ALARME””, ALARME GERAL PARA QUE HAJA UMA MANIFESTAÇÃO
    DA JUSTIÇA EM SINTONIA COM OS ANSEIOS POPULARES. CHEGA, CHEGA, TANTAS
    OCORRÊNCIAS MALÉFICAS VÊM DESTRUINDO, COM MALDADES E PERSEGUIÇÕES, OS
    SONHOS DOS CODOENSES.O SECRETÁRIO DE SAÚDE, INCOMPETENTE PARA O CARGO,
    VEM DEMITINDO TODOS QUE NÃO APOIARAM A SUA ESPOSA. E O PREFEITO, O QUE
    FAZ?? SIMPLESMENTE FICA CALADO. PORQUE FICAR CALADO??ORA, INTERNAUTAS,
    ELE ESTÁ PRESO, AMARRADO, O CLÁUDIO É CO-PARTÍCIPE DE TUDO. CODÓ, ESTÁ
    NO BURACO NEGRO, SENDO “””SUGADO””” SEM PIEDADE. VOU FINALIZAR, MAS
    ANTES FAÇO UM PEDIDO AO SENHOR “””ANTONIO RODRIGUES”””: COMENTE ALGUMA
    COISA SÔBRE ESSA ADMINISTRAÇÃO, DEMASIADAMENTE ELOGIADA POR VOCÊ.

  11. Em todo lugar tem babões puxa saco do prefeito vão estudar cambada de babões, a saude de Codó vai de mau a pior, essa é a saude de “PRIMEIRO MUNDO” se uma pessoa da cidade quebrar um braço tem que ir a Presidende Dutra.
    VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA,VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA.

  12. INDIGNADO
    É UMA VERGONHA O QUE O NOSSO MUNICIPIO TA PASSANDO. E O PIOR,A POPULAÇÃO NÃO FAZ NADA.

    Resposta para o indignado: A população foi que fez, votou no Prefeito errado. Entendeu, indignado…

  13. É uma pena o povo não saber votar, pois se tivesse escolhido para Prefeito o Francisco Nagib, vcs iam ver só, como ia ser Codó. Saúde, educação, infraestrura, tudo funcionando como um município merece. Agora, sofram as consequências.

  14. Acima é fake! Embora concorde com seus argumentos. Essa Saúde de Codó virou molecagem e caso de polícia mesmo! O povinho se lascando, mas se esbaldando. Merece mesmo é taca!

  15. Gente tem outro médico que está querendo sair, e o mesmo tambem vai ao Ministério Público contar a verdade sobre a saúde de primeiro mundo que Dr. Claudio e Zito implantaram em Codó.

    Tem uma denuncia grave sobre o CAPS. Segundo alguns profissionais, os pacientes estão surtando por falta de medicamentos. Podem ir qualquer pessoa lá que vão constatar o que estou dizendo.

    Zito deveria ter coragem e dizer para população que não tinha condições de fazer carnaval, haja vista que gastou o dinheiro na campanha e não deixar o povo a mercê de uma saúde falida e sucateada.

  16. Caros Amigos e amigas Codoenses.

    Diante desta situação lamentável e de tantas manifestações sobre esse assunto, é necessário este Esclarecimento.

    A Situação que está se vivenciando em Codó-MA, com o descaso e omissão no Trânsito, na Educação, e omissão diária na Saúde, no Meio Ambiente e tantos outros assuntos é de deixar qualquer codoense perplexo e envergonhado.

    Os atos de ação ou omissão praticados pelo Prefeito de Codó-MA, de forma livre e consciente no exercício do cargo, Estão todos enquadrados no Decreto Lei Federal nº 201/67.

    Lamento ter que dizer isso mais o que está acontecendo em Codó-MA( de um médico “Dr. Duailibe”, deixar de atender pacientes com cirurgias marcadas por falta das mínimas condições de trabalho: SORO, MEDICAMENTOS GERAIS, ANTIBIÓTICOS ) é um verdadeiro descaso do governo municipal ” Cuidando da nossa gente” com a população de Codó-MA, e tudo isso é de responsabilidade do Prefeito do Município no Exercício do Cargo.

    Quem esse Prefeito Pensa que é para deixar acontecer uma situação destas em Codó-MA ? Deixar Faltar medicamentos básicos SORO, MEDICAMENTOS GERAIS, ANTIBIÓTICOS, no Único Hospital Público do Município de Codó-MA ?.

    O Registro do Boletim de Ocorrência de número 343/2013 de 07.02.2013, por um Médico do próprio Município, somente demonstra, o grau de falta de responsabilidade do Prefeito e de seus Secretários com o bem público e com a saúde da população, e como se chegou a esse caso de Policia, que é assim como deve ser tratado esta situação.

    O Decreto 201/67 – Que trata dos Crimes de Responsabilidade dos Prefeitos diz o seguinte:
    art. 1º – São Crimes de responsabilidade dos Prefeitos Municipais, sujeitos ao julgamento do Poder Judiciário, independentemente de provocação da Câmara de Vereadores:

    I -Apropriar-se de bens ou rendas públicas ou desviá-los em proveito próprio ou alheio.

    II – Utilizar-se, indevidamente, em proveito próprio ou alheio de bens, rendas ou serviços públicos.

    III – Desviar, ou aplicar indevidamente, rendas e verbas públicas.

    art. 4º – São Infrações politico-administrativas dos Prefeitos Municipais, sujeitos ao julgamento da Câmara Municipal e Sancionadas com a Cassação do Mandato:

    VI – Descumprir o orçamento aprovado para o exercício financeiro.

    VII – Praticar contra expressa disposição de lei, ato de sua competência ou omitir-se na sua prática.

    VIII- Omitir-se ou negligenciar na defesa de bens, rendas, direitos ou interesses do Município, sujeitos a administração da Prefeitura.

    Para todos os Cidadãos Codoenses que até então não sabiam, o Prefeito do Município, nao pode por Ação ou Omissão praticar atos desta natureza deixar faltar medicamentos no hospital e outras situações), sob pena de responder conforme consta no Decreto Lei 201/67, pelos seus atos perante o poder Judiciário ou a Câmara de Vereadores, podendo ainda ser punido com a Cassação do Mandato.

    Portanto, o recado está dado: ” Ninguém está acima da Lei, nem o Prefeito e nem o seu Super-Secretário”.

    Todos os ocupantes de Cargos Públicos, indistintamente, devem cuidar das suas obrigações, sob pena de responderem por seus atos.

  17. ANTES, ERAM OS DOENTES QUE RECLAMAVAM A FALTA DE MÉDICOS E MEDICAMENTOS.
    HOJE, COMEÇAMOS A OUVIR E LER DECLARAÇÕES DOS PRÓPRIOS MÉDICOS,INCLUSIVE
    COM REGISTRO DE BOLETIM DE OCORRÊNCIAS. O QUE O PREFEITO ESTÁ ESPERANDO?
    O QUE NÓS, CODOENSES, ESTAMOS ESPERANDO?? O QUE AS PROMOTORIAS PÚBLICAS
    ESTÃO ESPERANDO?? PORQUE OS SINDICATOS, DE QUALQUER CATEGORÍA, ESTÃO SEM
    MOVIMENTAÇÕES EM DEFESA DA POPULAÇÃO? NA MINHA OPINIÃO, JÁ CHEGAMOS AO
    FUNDO DO POÇO, UM POÇO DE TREVAS, CAVADO COM MALDADES E INCOMPETENCIA
    TOTAL, DE UM PREFEITO INSENSÍVEL ÀS SITUAÇÕES QUE SE APRESENTAM.
    AGORA, APÓS OUVIR O DR. DUAILIBE, ÀS 23:11 HORAS DO DIA 14/02/2013,
    PASSAREI A RELATAR O OCORRIDO: O MÉDICO, DR. DUAILIBE, PROCUROU O SR.
    LISBOA PARA RECLAMAR DA FALTA DE MATERIAIS, INCLUSIVE SORO, O QUE O
    IMPOSSIBLITAVA DE EFETUAR QUALQUER CIRURGÍA. OUVIU DO PRÓPRIO LISBOA
    QUE AS CIRURGÍAS ESTAVAM SUSPENSAS PORQUE FALTAVAM MATERIAIS. O DR.
    DUAILIBE, CONVERSOU COM O PREFEITO E O MESMO DISSERA DAS DIFICULDADES
    FINANCEIRAS E QUE TUDO SERÍA RESOLVIDO BREVEMENTE. A SECRETÁRIA DO DR
    DUAILIBE, SENHORA HELENA, RECEBEU UM TELEFONEMA AVISANDO QUE O MÉDICO
    E TODA A SUA EQUIPE ESTAVA DEMITIDO. É VÁLIDO DIZER QUE, NADA OFICIAL
    ACONTECEU. ENTRETANTO, O TELEFONEMA FORA FEITO PELO LISBOA. RESUMINDO
    TUDO, COM VOTOS COMPRADOS OU NÃO, CODÓ TEM UM MARIONETE NA CONDUÇÃO
    DOS DESTINOS DO MUNICÍPIO. É UMA FIGURA FOCLÓRICA, EXIBINDO TROFÉUS
    POR TERMOS O MELHOR TRÂNSITO; POR TERMOS UMA MELHOR ASSISTÂNCIA AOS
    JOVENS E CRIANÇAS DA NOSSA TERRA E POR TERMOS UMA SAÚDE DO PRIMEIRO
    MUNDO E FINALMENTE, POR TERMOS UMA PESSÔA CUIDANDO DA SUA GENTE. É O
    COMEÇO OU É O FIM?? PARA AS OPÇÕES CITADAS, TUDO DEPENDE DO POVO E DA
    JUSTIÇA. EM QUEM CONFIAR??

  18. Lamentável, lamentável.
    Caso para uma CPI se ttivéssemos vereadores compometidos com a fiscalização.
    Caso para promoria federal e estadual, caso tivessem compromisso com a saúde pública.
    Esta denúncia é apenas mais uma dentre tantas divulgadas nesta cidade sobre o descaso com a saúde.

  19. DR DUAILIBE TA JUNTO COM LEONEL FILHO PRA VER SE DERRUBA O DR CLAUDIO PAZ PARA TOMAR A VAGA DELE DE SECRETARIO PARA EMPREGAR TODOS OS SEUS ASSIM COMO NA UPA DO ESTADO TAMBEM DO HGM DO MUNICIPIO.

  20. Éu acho q ninguem tá contra ninguem, mesmo que esteja. a realidade eh essa. falta medicamento, pois quem compra os mesmo eh o filho do prefeito, secretário não opina em nada.Vamos deixar de tá procurando erros em outros. o prefeito eh omisso e ponto final.

  21. Acho um Absurso esse CAOS todo no nosso município. Grande parte da culpa disso se deve ao Nosso Prefeito fechar a maternidade Mamãe Neide por causas políticas esquecendo assim do principal, que é o cuidado e respeito com a população Codoense. Fico muito triste ao ver tanto descaso com Nosso povo.

  22. quero deixar um recada[o ao prefeito zito e uma vergonha que uma senhora aposentada page para se consultar e fazer exames particular porque no hospital publico nao tem medico ela e aposentada ganha um salario e paga 90 de consulta 60 de cada exame e ainda tem que comprar os remedios pode um coisa dessa prefeito acompanha tantas cpiasa boas mas a saude estar pessima ater agora a minha mae mora na travessa bahia 1280 no codo novo la nao tem posto de saude ela tem que acordar de madrugada para conseguir uma consulta e o medico disse ela que ela que procurar um especialista particular estou mandando este recado para o prefeito para que ele va la e ajude ela

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias