Fale com Acélio

Sei que meu pequeno artigo não e local adequado para ser exposto, mas peco que V.SA coloque em local adequado. Lendo a matéria sobre Nepotismo veio a minha mente como nossa cidade esta sem prestigio político durante varias décadas.

Fundação 16 de abril de 1896

Indicadores
IDH 0,558 médio PNUD/2000[4]
PIB R$ 458 606,174 mil IBGE/2008[5]
PIB per capita R$ 4 031,06 IBGE/2008[5]

Codó é um município brasileiro do estado do Maranhão. Possui uma área de 4.364,499 km², dos quais 4,452 km² estão em zona urbana e com população de 118.072 habitantes, de acordo com o IBGE em 2010, sendo então o sexto município mais populoso do Maranhão.

Conhecida por sua história na época áurea da Revolução Industrial, devido sua produção de algodão no Cenário Mundial, começou a demonstrar a sua importância econômica no Maranhão.

A população do município de Codó, de acordo com o último censo realizado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgado em 1º de dezembro de 2010, apresenta os seguintes dados:

Total da população do município: 118.072 habitantes.

Atualmente o Município e um doa maiores e importantes do Maranhão tornando-se de suma importância para o cenário de crescimento do Estado.

No entanto com o passar das décadas tem se tornado um Município sem prestigio político, pobre e com alto índice de violência.

Todos esses aspectos negativos herdamos de uma classe política sem visão de desenvolvimento e amor pela terra e com meros interesses pessoais. Entendo que esse mal esta em todo Brasil, mas aqui me reporto para minha terra Natal.

Queria que Codó voltasse ao tempo para vivermos as glorias passadas, aonde se tinha uma cidade prospera e com uma classe política um pouco comprometida com o social e a sua terra.

O EXEMPLO DE  ANTONIO JOAQUIM

Com todos os sés erros devemos louvar como exemplo o político Antônio Joaquim, que e suas gestões como Prefeito e Deputado Federal trouxe o pouco que Codó tem e amou a sua terra.

Hoje sao as únicas lembranças que tem atualmente.

Atualmente a classe política tem demonstrado a falta de prestigio que não possuem e que vem acabando a cada dia. Políticos sedentos de poderes, sem noção de moralidade e que vendem seu apoio por qualquer cargo, emprego ou prestigio dentro da maquina administrativa.

Enquanto isso a população padece dos mínimos direitos que lhes restam, vivendo na famosa mendicância atras de políticas sociais de obrigatoriedade do Município.

Exemplos da falta de prestigio do Município esta em relação aos tantos outros Municípios que tem ganho importância, tendo menos da metade da importância política, econômica e social que o de nossa Terra.

Exemplos esses são: 1. Açailândia, Santa Inês, Bacabal, Pinheiro e muitos outros.

Mas qual o motivo a diferença: E a classe política, que mesmo com seus interesses particulares nunca deixaram a sua terra Natal “a Deus dará.”

Enquanto aqui em nossa terra, acontece de tudo: Políticos sedentos por interesses particulares, Falta de caráter político, Corrupção, Desrespeito com o próprio papel de Legislador, ao aprovarem atos que maculam a Constituição Federal.

Tudo isso com um único objetivo: O interesse Particular de cada um!

E o que sobra para a população: falta de políticas sociais ( caos na educação, saude, infra-estrutura, etc.).

E assim cada cidadão condoesse vai vivendo a ilusão de que um dia a cidade voltara a ser prospera como nos tempos remotos.

E assim Codó tem sido conhecida, atraves do jargao, como a chamada ” A CIDADE DO JA TEVE”. Ja teve saude, ja teve educação e ja teve políticas sociais de qualidade.

Vamos refletir e mudar essa classe política que ja esta mais do que ultrapassada e testada, e colocar jovens condoenses e excelentes profissionais, sedentos de uma oportunidade de querer fazer de Codó uma cidade de importância econômica e conhecida nacionalmente.

De um Leitor preocupado com o futuro de sua cidade.

12 comentários sobre “CARTA DO LEITOR: Codó, uma cidade decadente e sem prestígio político”

  1. É MUITO FACIL OLHAR SÓ PARA UM LADO QUEM FOI QUE DEU COMO A CIDADE DE CODÓ
    QUE TEVE UM DOS MELHORES PREFEITOS DO BRASIL SERA QUE AI NAO FOI COLOCADO ALGUNS ASPECTOS DE UM BOM GESTOR QUEM FEZ ESSA AVALIAÇÃO FOI O PROPIO PREFEITO VAMOS TER VISÃO QUANDO FALARMOS .

  2. Verdade hoje nossa cidade nao tem emprego, o povo vive mendigando pao mas a ESPERANÇA, para que um dia CODÓ possa mudar e nos CODOENSES que estamos longe de nossa TERRA tao querida possamos volta.

  3. A nova politica de Codó é que o prefeito ZITO na realidade não sabe conviver com a oposição, se observar irão verificar que não existe oposição em Codó, o resto incompetente que havia em Codó, foi comprada. Só resta o vereador Rodrigo que, por principio não iria para para lado prefeito mas o Carrin já foi, quem era oposição já foram recolocado pelo prefeito Figueiredo Jr. HGM, E ZAIDAN CIRETRAN , pode?

    1. Caro cidadão se vc estivesse na na camara no dia da posse , vc teria visto o discuso do VEREADOR CARRIM CONSTRUÇÕES indignado com os demais vereadores que estavam todos do lado da situação. ELE DISSE: NÃO SOU SITUAÇÃO E NEM OPOSIÇÃO , SOU O POVO. 1º surge que ele tinha ganhado num sei quantas casas , dps tinha se vendido para o ZITO. Vamos procurar saber mas Sobre a politica dE sua cidade , LEITOR DENSINFORMADO.

  4. vc é mais um desses babacas doutrinados. como Codó, vc não tem prestigio nenhum. nem seu nome vc coloca. babaca. ainda vem babar o ovo do antonio joaquim…

    1. Infelizmente voce e mais um cidadão (se e q posso dizer) que não possui visão critica. Vive debaixo das asas do prefeito e so ver o seu bem estar. Mas isso e compreensível, basta verificar seu nível de educação.

      Pelo contrario, tenho minha independência financeira, ao contrario de voce. Digo o que esta passando. Agora o que esse atual gestor tem feito de positivo? Nada. Somente comprando todos os corruptos para governar da forma que ele deseja.

      Isso e a realidade. Agora se voce não gostou, problema seu meu amigo.

  5. A realidade de Codó e esta que o leitor descreve, um município grande sem representatividade, com políticos pouco ou nunca atuantes, e que só pensam em seu bolso e jamais nos interesses do povo. Concordo com o texto, precisamos urgente eleger novas lideranças(jovens com projetos e ideais) para a frente do município de Codó. Ou iremos Ainda penar por muitos anos. Exemplos não temos em Codó o Viva cidadão, o Procôn, a Justiça do Trabalho, a Justiça Federal, o SEBRAE, o SENAI, o SESI, o SESC e tantos outros órgãos simplesmente por falta de alguém em São Luis para gritar, brigar, falar, espernear, reclamar(ou qualquer outro adjetivo) em nome da População de Codó. E muito triste mais na Capital(São Luis-MA) ou em Brasília-DF, não se conhecem o Prefeito, os Deputados e os Vereadores de nossa Cidade, em face de suas poucas atuações. E preciso aos atuais dirigentes recem-eleitos acordem para esta triste realidade que muitos não querem encarar, porém e real. Que fique este alerta para todos os codoenses.

  6. Parabens pela materia Acelio, se a imprensa provocar como voce ta fazendo os codoenses vao sentir na propria pele a decadencia de Codo. Ouvi de um deputado que os votos mais caros do estado sao os de Codo (despesa de campanha calculado pelos votos) os problemas socias estao piores, a pobreza aumenta a cada ano (dados IBGE), saude, educacao, desemprego… Violencia contra criancas, adolescentes e mulheres e a pior possivel e nenhum parlamentar apresenta um projeto pra amenizar qualquer desses problemas nem municipal e nenhum estadual. Codo parou na gestao do Sr Reinaldo Zaidan que em pouco tempo (menos de 2 anos) de mandato deixou obras realizadas com recursos do municipio do que prefeito que teve oportunidade de governar por 8 anos. Titulo de prefeito melhor do Brasil se compra tambem da mesma forma que se compra votos, dificil mesmo e ter que aventurar emprego fora deixando familia a merce de precisar de SAUDE… Esse cara sou eu!

  7. QUAL PREFEITO ENTROU NA JUSTIÇA PRA NÃO PRESTAR CONTA??????? ISSO EH AVANÇO???
    QUAL PREFEITO ORQUETROU A REPROVAÇÃO DAS DE UM EX-PREFEITO E DOIS ANOS DEPOIS APROVOU?????ISSO EH AVANÇO??? RESPONDAM.

    1. Pois me mostre uma solução caro defensor do Prefeito?

      Sao realmente os que estao de fora que percebem as mazelas cometidas pelos maus administradores. O atual prefeito até na lista do trabalho escravo se encontra..

      Hoje Codó nao possui uma administração que merece, pois está calcada em uma base alicerçada em acordos espúrios da conivencia do legislativo com o executivo.

      Essa é a dura realidade!!

      Mas espere que o resultado virá dos Tribunais para todos esses Gestores que dilapidaram o Patrimonio Público de Codó. Inclusive de seu Prefeito..

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

EDITAL

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

MUNDO DOS PARAFUSOS

Av. SANTOS DUMONT
CONTATO: (99)98161-3612

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Cacau Show – Codó-MA

 

Reginaldo

Baronesa Janaína

SÔNIA VARIEDADES

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias