
Desde 2008, Caxias conta com uma unidade de saúde especializada em atender os dependentes de álcool e outras drogas: o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD III). Nesta semana, a instituição faz aniversário e quem ganha o presente são os usuários, através de uma vasta programação de atividades.
A programação teve início na quarta-feira (12), com uma gincana interna entre pacientes e funcionários. Nesta quinta-feira (13), diversos serviços de saúde foram oferecidos aos participantes, entre eles, palestra sobre hanseníase, ginástica laboral, aferição de pressão e teste de glicemia, além da apresentação musical da Banda Lira Municipal. Encerrando as atividades, panfletagem no centro da cidade na sexta-feira (14).
A Unidade Básica de Saúde do Bairro Salobro e acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia da Facema, bem como os familiares dos usuários dão apoio às atividades desenvolvidas.
E falando em participação dos familiares dos usuários, a coordenadora do CAPS AD III, Tercia Wendland, alerta para a importância do apoio familiar durante o tratamento do paciente. “O usuário quando chega ao estado de dependência química é porque sua auto-estima está baixa, então o apoio da família é fundamental neste processo, para que ele se sinta mais confiante em se reinserir no convívio social, e quem sabe até construir uma outra família”, destaca.
Sobre o CAPS AD III
O CAPS AD III, mantido pela Prefeitura de Caxias, através da Secretaria de Saúde, possui 10 leitos e atende diariamente a cerca de 40 usuários. Seguindo diretrizes determinadas pelo Ministério da Saúde, o órgão tem por base o tratamento do paciente em liberdade, buscando sua reinserção social. O tratamento é dividido em fases, que inclui internações durante 15 dias.
Quanto à equipe de profissionais especializados no atendimento a dependentes químicos, o órgão dispõe de médico psiquiatra, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, pedagogos e enfermeiros, além da equipe de apoio.
O CAPS AD III fica localizado na Rua do Parnazio, 972, bairro Ponte, e atende de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.