Cemar dá dicas sobre cuidados durante o período chuvoso

O período chuvoso já chegou e quando chove a atenção precisa ser redobrada, já que o risco de acidentes com energia elétrica aumenta. No entanto, tomando alguns cuidados com as instalações elétricas e o uso de equipamentos, você pode evitar acidentes e utilizar a eletricidade com segurança. Essa semana a Cemar te dá dicas de como evitar acidentes com energia elétrica durante este período de chuvas:
Fique Ligado!
• Retire da tomada todos os aparelhos eletrônicos ao perceber que a chuva se transformou em uma tempestade com raios.
• Caso encontre um fio elétrico solto ou partido na rua, não se aproxime e não deixe outras pessoas se aproximarem, pois pode estar energizado. Entre em contato com a Cemar no 116;
• Só instale, desligue ou remova antenas se o tempo estiver bom. Se sua antena cair sobre ou próximo à rede, não tente segurá-la ou recuperá-la, entre em contato com a Cemar imediatamente.
• Em caso de temporais ou alagamentos que atinjam o nível das tomadas, os cuidados devem ser redobrados, pois a água é condutora de eletricidade. Nesses casos desligue a chave geral.
• Afaste-se de campos abertos, campos de futebol, piscina, lagos, lagoas, praias, árvores,  postes, mastros e locais elevados.  O recomendado é estar dentro de casa ou local abrigado quando estiver chovendo.
• Em caso de descargas atmosféricas (raios) e você estiver no trânsito, permaneça dentro do carro até a chegada dos Bombeiros, os pneus são uma boa proteção, pois eles garantem o isolamento.
• Jamais faça poda de árvores se o tempo estiver chuvoso, pois com os galhos e folhas molhados o risco de choque elétrico aumenta e tende a ser fatal.
Eletricidade é coisa séria. Prevenção é sempre a melhor atitude. Caso perceba qualquer situação diferente ou que mereça atenção durante as chuvas, ligue imediatamente para a nossa central de atendimento ao cliente 116, ou acesse o site  www.cemar116.com.br. Acompanhe a Cemar nas redes sociais: No Twitter @CEMAR_MA e no facebook: www.facebook.com/cemar.ma

Deixe uma resposta