Censura – Imprensa de Codó está sendo calada no tapa

César Santos

Fatos mostram que estão tentando calar a imprensa de Codó no tapa e na pressão. O caso mais recente de agressão é do radialista, César Santos, da rádio Eldorado AM, ocorrido por volta do meio dia de hoje, 28.

César denunciou aos policiais militares no local e, posteriormente, na delegacia de polícia, que foi agredido pelo empresário, Leonel Araújo, e mais três pessoas que o acompanhavam, quando tecia comentários sobre superfaturamento de compras na Câmara e na Prefeitura de Codó.

“VOCÊ TENTOU REAGIR? Não, eles com a faca, com a arma, arma branca e arma de fogo e eu a única arma que eu tenho é Deus, e este Deus é tão forte que eu estou aqui”, respondeu César à repórter Patrícia Lima.

César ficou com escoriações por todo o corpo, como se, além de espancado, tivesse sido arrastado.

“Fica provado em Codó, meus amigos que infelizmente a ditadura voltou a tomar conta de Codó. Se querem me matar, me mate, mas eu levo a verdade pra todos os lares”, disse César ainda nervoso.

AGRESSÃO NA DELEGACIA

Semana passada o agredido foi o cinegrafista, Willames da Silva Cruz, da FCTV. O profissional filmava a permanência da 4ª delegacia regional quando teria ouvido palavras de baixo calão contra sua pessoa, ao responder ao escrivão de polícia, Walter Santana, levou um tapa. O caso deve chegar ao Ministério Público esta semana.

Consta no Boletim de Ocorrência:

Willames Silva

“Na oportunidade veio nos informar que nada 22/03/2011, por volta das 10h, o residente no endereço citado, o cinegrafista veio até esta delegacia colher uma matéria, estava fazendo imagens pelo lado de fora, foi o momento que o “PM” Valter Santana perguntou que horas que esse cinegrafista filho de uma égua vai parar de filmar essa delegacia…

…A vítima ofendido explicou para o autor que estava trabalhando não fazendo molecagem, foi quando o autor levantou alterado e falou palavras de baixo calão: vagabundo, marginal, em seguida de um tapa na vítima…

Onde o autor falou que isso não ia ficar assim, que ia matar a vítima e pegou na arma de fogo, só não foi adiante porque outros PMs o seguraram. Onde o comunicante soube por terceiros que o autor é acostumado fazer disparo dentro da delegacia contra outras pessoas. Veio até esta delegacia comunicar o fato.”

CASO MÃOZINHA

No final do ano passado, a vítima foi o radialista, Osvaldo Filho. De acordo com o boletim registrado na delegacia de polícia, ao tentar entrevista o ex-prefeito, Ricardo Archer, sobre o a construção do muro no corredor da folia, levou um beliscão, um tapa e ainda teve seu gravador de áudio tomado.

Apesar do tempo, o caso nunca saiu da delegacia.

CASO DANIEL SOUSA

Daniel Sousa

No governo de Biné Figueiredo, o radialista Daniel Sousa, teve a perna e braços enfaixados após uma surra noturna.

CASO PÉ DE QUEIJO

Edmilson Filho, hoje na TV Palmeira do Norte, também já teve que correr na frente de uma arma de fogo para não morrer. Na época, ele fazia críticas à Biné Figueiredo na Rádio Mirante AM. O irmão dele, Antonio, não gostou.

CASO GILBERTO MUNIZ

O hoje falecido, Gilberto Irineu Muniz, foi forçado a engolir pedaços do jornal O TEMPO que falavam de um exame de próstata de Biné. O filho de um dos mais inteligentes jornalistas desta terra, que presenciou, traumaticamente ainda adolescente, o fato, afirma que tal violência também ocorreu dentro da casa de Gilberto e, pior, sob a mira de um revólver.

OPINIÃO

A lei brasileira já avançou o suficiente para punir profissionais da imprensa nos excessos que cometerem. É direito constitucional do ofendido, revalidado na Carta Magna de 5 de outubro de 1988, valer-se da Justiça para ter sua idoneidade moral resgatada nos limites da legislação, inclusive indenizada.

Se os casos não chegam à Justiça, é por puro desleixo de quem se acha ofendido.

Agora é preciso saber se neste município há permissão dos poderosos para sair batendo em quem usa, trabalhando, microfone ou impressos para denunciar seus belos e exemplares feitos.

Se tiver, e quero acreditar que não, vamos convidar os colegas da imprensa para mudarmos o foco para a Polícia Civil, para a PM e, principalmente, para o Ministério Público e Justiça. O Estado os aparelha para a defesa das vítimas, sem qualquer discriminação. A lei é a base de suas atividades, bem como a defesa dela.

Vamos começar fazendo um levantamento de quantos casos estão engavetados e porque batedor de repórter não é punido nesta cidade.

Se não houver casos na gaveta, vamos incentivar os colegas a os levarem ao conhecimento das autoridades e depois cobrarmos toda semana. Para os que demorarem mais a gente faz aniversário, com vela e tudo, na porta do prédio onde existe a gaveta. A IMPRENSA PODE.

Se bater é a lei em Codó. Acredite, a imprensa também sabe bater.

24 comentários sobre “Censura – Imprensa de Codó está sendo calada no tapa”

  1. Acélio vc só esqueceu que fui agredido em praca pública por um parlamentar filho do ex-prefeito. Na época os radialistas que trablahavam com Biné aplaudiram a brutalidade praticada pelo patrão.

  2. temos que fazer uma manifestação na camara municipal pra que esses politicos que pensão que são donos do parlamento vejam quem manda nessa merda de camara somos nos a população e não esse bando de merda que se diz vereadores(não todos).
    vamos ver se esse corrupto chamado ZAIDAM não vai deixar a imprensa fazer a cobertura das reunioes da camara , ai sim vamos mostra a força da nossa população.

    vão ser dois ou tres vereadores conta milhares de pessoas.
    estamos cansado dessa palhaçada.

    abre o olho zaidam e leonel filho.

  3. CARO ACELIO TRINDADE GOSTO MUITO DO SEU BLOG, MAIS GOSTARIA DE SABER QUAL A SUA OPNIÃO SOBRE ESSES JORNALISTAS QUE HOJE LIDERAM A TV E O RÁDIO DE CODÓ COM TOTAL DESRESPITO AS FIGURAS PÚBLICAS DO MUNICIPIO QUE HOJE ELES FAZEM ACUSAÇÕES SEM PROVAS NENHUMA SÓ NA BASE DE DEDUÇÕES E FOFOCAS, NÓS HOJE NÃO TEMOS MAIS NEM VONTADE DE LIGAR UM RÁDIO OU TV O MELHOR É FAZER UMA ECONOMIA E COMPRAR UMA PARABÓLICA POIS AQUI É SÓ A TV PERSEGUE E A RÁDIO RESPONDE E SÃO OFENSAS, MOLECAGENS, REPORTERS FAZENDO PIADAS E PALHAÇADAS NA RÁDIO E NA FRENTE DA TV VÃO PARA AS RUAS FAZER PROVOCAÇÕES, O POVO NÃO É BURRO NÃO PRECISA DE APELAÇÃO PRA SABER QUEM É QUEM, POR ISSO EU AINDA GOSTO DO SEU BLOG TOMARA QUE VOCÊ NÃO MUDE E NÃO SE DEIXE CORROMPER POR ESSA MIDIA CIRCENCE DE CODÒ.

    1. concordo plenamente com vc Alex e pela primeira vez alguem usou este portal para se expressar de uma maneira relevante , onde não usou palavras erradas para dizer o que sente. valeu.

  4. Caro Acélio,
    voce esqueceu que o jornalista Jonas Filho foi agredido covardemente pelo dr,Pedro,veterinario que na oportunidade trabalhava para o ex-prefeito Ricardo Archer.Nada,pode justificar uma agressão fisica,nem mesmo a falta de informaçõers dos reporteres.Isso é justificativa de quem não tem argumentos….fui!!!

  5. Bem lembrado, Alberto Barros – dizem que é paixão – tomou um soco na cara e ainda por cima teve que mostrar que sabe correr. Sou contra a qualquer tipo de violencia, mais hoje o que vemos em Codó são os tais jornalistas partir para vida pessoal, com palavras refutáveis, agredindo sem a pessoa ter como se defender, haja vista que esses cidadãos estão com uma arma poderosa que é o microfone, e o que é pior amigos, verdadeiros analfabetos e não tem nada a perderem, pois vivem a serviço dos seus donos que muitas vezes pagam ninharia.
    Como o meu ouvido não é pinico! Não os ouçam!

  6. Que pena que o Deputado só anda bebado e não acertou a sua cara.. Porque era isso que ele tinha que ter Feito. Pelo menos isso, seria como se ele tivesse realizando o sonho de cada Codoense… Porque que tu menti de mais.. se der um muro no ovo do Zito e a mesma coisa de bater em tua cara.

  7. Esse Lenonel Tá faendo e hora extra na terra.. Essa já é a segunda vez que ele faz isso com os filhos de Codó, quem não lembra do caso Emilio Matos que este Leonel tacou um tijolo na cara do vereador na Epoça.. Porque falou dele…

    Cade a Justiça dessa Cidade??
    Quem ele pensa que é??

    Espero que a rádio Eldorado não deixe passar em branco porque se vira moda já pensou Acélio, Hoje César, Amanhã Acélio, Depois Marcelo Rocha, Pé de Queijo, Alberto Barros, Jeruan e assim por diante…

    Vai ficar dificil.
    Acho que todos vocês independente de ser de Partido A ou B, C
    de Rádio A B C tv A B C se juntar em prol da causa……

  8. Mais um episodio que aconteceu hoje mostrou o desespero dos Vereadores que já sentem na pele a revolta do povo dos 11 talvez não volte 1 porque o povo já percebeu que na Câmara só tem vereadores mercenários o pai do vereador Leonel Filho falido e desesperado por já prever a derrota do filho nas urnas o ano que vem resolveu assumir sua profissão que é TERRORISTA E PISTOLEIRO hoje foi césar santos.. Será que ele pensar em fazer isso com cada codoense que não votar no filho..
    Sendo assim Codó vai virar uma cidade fantasma, porque ele vai matar todo mundo…

    Porque esse Leonel Filho Ganha Mais Não.
    Só lamento…..

  9. Agora vou concordar com o ex-prefeito Biné Figueiredo, mais só que é a familia toda que toma gardenal, todos até a mulher dele devia estar com efeito de alguma substãncia, não vou dizer droga porque não vi ela consumindo, mais pela reação vixi maria….
    Eu tava la perto na ora da confusao e quando soube fui correndo ver, ai chegou o Guilherme Archer e logo depois o Ricardo Archer, nessa ora eu queria ver se ele aparesia, o Ricardo ate chamou ele pra voltar la se ele fosse homem que eles iam ficar la esperando, mas quem disse que o Leonel teve coragem de voltar? eles só tem coragem de bater em gente pequena, quero ver eles enfrentarem cachorro grande.

  10. O POBRE DO CESINHA SO SABE FAZER ISSO TRABALHAR EMEMISORAS DE RADIO.
    ELE E FUNCIONARIO DO SR RICARDO ARCHE.
    SE TU FOR HOMEN FALA MENOS AGUMA COISA LEONEL DO EX PREFEITO RICARDO, OU MELHOR VAI LA BATER NELE.
    MAS TU NÃO VAI SABE PQ ,PORQUE TU SO AMEAÇA OS MAIS FRACOS VAI LA ONDE O EX PREFEITO SE TU FOR HOMEM,TU NÃO VAI VELHO GAGA.
    VELHO
    GAGA
    FALIDO.

  11. ta uma coisa boa que aconteceu, esse cesinha tem que apanhar mais, na epoca do biné ele era muito maxo e agora? babou tanto que foi demitido ficou na rua com fome, e aquela babança no pé de queijo, faltou dizer araujo deixa eu trabalhar aki, coisa ridicula, tu tem que ficar é desempregado eu babão, espero que tu Cesinha pegue outra taca pra eu ver tua cara toda quebrada na tv, hj fui massa

  12. segunda-feira, 28 de março de 2011

    FONTE: http://www.lutasocialista.blogspot.com

    VALE TUDO PARA SILENCIAR A IMPRENSA CODOENSE!

    Sabemos que a imprensa codoense não suscita elogios ou tenha crédito algum, haja visto que, na maioria dos casos, constitui-se de figuras muito mal qualificadas e pagas para reproduzir o discurso dos grupos políticos em disputa pelo erário municipal. Imparcialidade é uma palavra muito distante dos meios de comunicação local, pois o proselitismo partidário é escancarado e, frequentemente, chega a ser rídiculo e repugnante. Todavia, e apesar de tamanhas desqualificações, não posso concordar com a utilização da violência como meio de silenciar a imprensa. A agressão física ao radialista da Rádio Eldorado, César Santos, pelo pai do vereador Leonel Filho, precisa ser repudiada pela sociedade codoense, pois existem diversos meios legais de se penalizar os comunicadores sociais que, no exercício de sua atividade, ataquem a honra e a dignidade de qualquer cidadão. Todavia, a atitude violenta do Senhor Leonel Araújo sugere a comprovação de que as denúncias do radialista não configuram calúnia ou difamação, mas ao contrário, têm algum fundo de verdade. Neste sentido, uma vez que este não é o primeiro caso de violência contra comunicadores sociais, sugiro à categoria que realize um ato público pela liberdade de imprensa em Codó.

  13. enfelismente o maranhão ainda e um pouco atrazado,a onde quem tem dinheiro pode sair agredindo pessoas trabalhadoras,se fosse aqui no pará esse velho levaria um taca

  14. Caro Acelio, a culpa dessa palhaçada toda é do Sr RICARDO ARCHER, é ele que devia ter pego essas panadas, ele usa sua radio assim como usou o carnal de TV na epoca em que foi prefeito pra esculhambar a familia Figueiredo, esse senhor que se diz politico é um cancer pra essa cidade ta na hora da população de codó coloca-lo em seu lugar ou seja no ostrassimos, onde ele deverá ficar eternamente amém!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  15. Nada justifica esse ato covarde, porque esse discipulo de Lampião não foi açoitar esse Cezinha(que também não é gente) sozinho? Porque não se garante, tá velho..Bateu? bateu sim, e foi aplaudido pelo inconsequente do filho doido dele…que disse todo Orgulhoso:Valeu papaizinho.
    Que tristeza Codó!
    E que Câmara municipal essa parece mais um Coliseu?!!
    Vergonha nacional esse vereadores de Codó, se espancam no interior e que não se envolve na pancadaria manifesta seu total apoio no vandalismo que ocorre na frente..

  16. esta na hora da imprença si unir mas em codo e radialista esculhabando um a outro levando fofoca para delegado para juiz promotor ate colocando o póvo contra radialista sei que nao acredito que o leonel tem agridido cezar santos porque quando o radialista maozinha foi agredido pelo ricardo archer cezar dissi nao acreditava que ricardo era muito serio eu archo seu leonel tambem muito serio igual ricardo archer ti segura diabo santo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkbem de perna eeeeeeeuiiiii

  17. O professor Rafael é contraditório.Primeiro ele desqualifica toda imprensa,depois aparece dando entrevista e, para piorar, sujere que a categoria faça um movimento.

  18. Professor Rafael
    vc não morava em codó pelo que eu sei, então, violência acontece desde quando o biné começou ou melhor os figueiredos, todos eles são metidos a valentes quando estão no poder, quem não lembra do episodio do camilo contra alberto barros? quem não lembra do antonio figueiredo fazendo Gilberto nuniz comer um jornal porque falou mal dele? quem não lembra de figueiredo Jr mandando bala num comicio de zito, a onde o professor ferdinando foi até baleado?
    agora este cesar que da uma de coitadinho, ele quando estava do lado de quem madava não tinha pena de ninguém, dorma com um barulho desse, quero deixar bem claro aqui não sou 43, acho o zito o pior prefeito da história, mais este rapaz mereceu uma taca.
    antes de vc sair na defesa dos binezista olhe o que eles fizeram primeiro, a palmeira do norte hj ta toda coitadinha mais apanhou muito deste mesmo cesar ai, eita povo de mente franca.

Deixe uma resposta