Chefe da 3ª Ciretran fala sobre regras novas para placas de veículos

César Roberto

O Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN do MA, publicou no diário oficial da união em dezembro do ano passado, a portaria de número 1.265 com as novas regras para o emplacamento de veículos automotores.

O chefe da CIRETRAN de Codó, César Roberto, explica que a medida é válida para amenizar problemas de insegurança. Em lugares mais escuros, o refletivo vai ajudar na sinalização do automóvel e também facilitará a visibilidade da Polícia na hora da fiscalização.

Ele esclarece que carros usados não vão precisar trocar as placas de imediato, a não ser em caso de as mesmas estarem danificadas e deixa bem claro que a obrigatoriedade vale apenas para os veículos novos comprados a partir de 2012.

As placas refletivas não são a única novidade deste ano. A partir desta segunda-feira, todas as motos emplacadas deverão ter placas maiores do que as antigas. O novo tipo de sinalização passa a ter 170 mm de altura e 200 mm de comprimento. Atualmente, as placas para motos são de 136 mm de altura e 187 mm de comprimento. A justificativa também é pela maior visibilidade e segurança dos motociclistas. Os caracteres também foram aumentados, passando de 42mm para 53mm de altura.

Na capital, as novas regras já estão em vigor desde primeiro de janeiro. Aqui no interior, as fábricas de placas ainda estão se adequando às exigências da portaria. Em Codó, por exemplo, o órgão de fiscalização informa que os proprietários de veículos ao fazer o emplacamentodevem solicitar as novas placas.

Por Francisco Oliveira

Deixe um comentário