CMDCA de Codó promove capacitação para pré-candidatos ao Conselho Tutelar

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Codó – CMDCA, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar – SEMASSA, iniciou ontem (16.07) a capacitação para os Pré-candidatos ao cargo de Conselheiro Tutelar do município. A capacitação culminará amanhã com uma avaliação de verificação de aprendizagem.

A atividade está sendo realizada pelo Advogado e Militante na área da infância e adolescência Dr. Francisco Antonio Monteiro Lemos, tendo como conteúdos: a Lei Nº 8.069/90 ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente; sistema de garantia de Direitos-SGD, Atribuições do Conselho Tutelar e Participação política e democrática, com uma carga horária total de 20hs.

O objetivo é capacitar os Pré-Candidatos a conselheiro tutelar para uma atuação qualificada junto ao sistema de garantia dos direitos de criança e adolescente do município, fomentando o debate entre estes acerca do Estatuto da Criança e do adolescente e demais normativas nacionais e internacionais, afim de possibilitar a troca de experiência entre os e as participantes, subsidiando os pré-Candidatos a conselheiro tutelar sobre a dinâmica de funcionamento do Conselho Tutelar, bem como possibilitar a compreensão da missão e papel institucional do Conselho Tutelar e acompanhamento da execução do Conselho Tutelar do município.

A metodologia empregada adota como pressuposto básico a participação, os princípios da educação popular, mediante o desenvolvimento da reflexão crítica e o estímulo à criatividade e iniciativa. No enfoque participativo valorizam-se os conhecimentos e experiências dos participantes, envolvendo-os na discussão, identificando as questões da realidade do município, através de oficina lúdico-pedagógica, por ser uma das prerrogativas da Educação Popular, onde no processo educativo favorece a socialização de conhecimento, o diálogo, a potencialidade dos atores envolvidos.

O processo de escolha dos conselheiros será concluído no dia 04 de outubro do corrente ano, com a eleição dos candidatos.

FONTE: CMDCA/Codó.

3 comentários sobre “CMDCA de Codó promove capacitação para pré-candidatos ao Conselho Tutelar”

  1. obrigado acelio por dar destaque entendo valorizar o processo. Cabe a sociedade codoense tambem dar seu ava, outorgando o mandato a queles cinco merecedor de sua confianca. Ficarei eternamente grato se acbar em mlm a pessoa capaz de merecer seu voto. Abraco do amigo Sousa.

  2. Uma capacitação para quem realmente quer ser um (a) defensor(a) da Criança e do Adolescente. Não para alguns que ali se encontrava só para atrapalhar quem realmente quer ser Conselheiro de Verdade. Tem sertos pre-candidatos a conselheiros tutelares que estão fazendo aliança com secretário, administrador de certo Distrito que fica proximo de Codó, isso significa aliança partidária, me ajuda ser Conselheiro Tutelar que eu te ajudo ser vereador. Cuidado!!!!!!! Ainda assim, pode perder.

  3. CMDCA e MINISTERIO PÚBLICO, fiquem atentos, tem pre-candidato ao Conselho Tutelar, que é capaz de fazer alinaça até mesmo com o maligno, só para atrapalhar o sistema de GARANTIA DE DIREITO, desafia até o Ministério Público. Cuidado população Codoense. Esses mesmos se apresentam como cordeiros, mas, são LOBOS.

Deixe um comentário