O município de Codó, assim como os demais do Maranhão e do país, já possuem uma previsão de quanto deverão receber do Governo Federal, em 2018, referente ao repasse do FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS.

Como toda previsão, e em tempos de crise principalmente, os prefeitos poderão sofrer baixas ou aumentos, o que é mais difícil de acontecer pelo que se tem registrado em anos anteriores.

CODÓ, por exemplo, deverá receber ao longo deste ano R$ 33.535.904,02.

Mais sorte terá a população de CAXIAS que tem, segundo estimativa do IBGE ano 2017, 41.847 moradores a mais que Codó ( com população estimada em 120.810  habitantes).

Para Caxias, a previsão do FPM para 2018 é de exatamente R$ 77.108.562,38.

Ou seja, nosso vizinho município receberá R$ 43.572.658,36 a mais que nossa Codó.

Se bem aplicados, nos dois casos, apesar da enorme diferença, haverá de beneficiar muitos minícipes.

5 Responses

  1. As previsões para 2018 não são tão otimistas como muitos pensavam. Apesar da propaganda oficial que prega maravilhas do atual governo, ainda vamos levar algum tempo para recuperar os índices de alguns anos atrás. Os problemas ao contrário não cessam. Administrar municípios pobres é uma tarefa para poucos. São muitos os desafios notadamente na saúde da população. Governar com muito dinheiro é fácil. Agora administrar um município do porte do nosso com estes linguados recursos é uma tarefa para poucos. Esperamos muito do atual governo e sabemos que as mangas da camisa serão arregaçadas para enfrentar este grande desafio. Nunca devemos esquecer que o dinheiro é público e deve retornar em benefício da população. O Carnaval vem aí e temos muitos blocos para brincar. Compre um abafa do cornucópia, vote um chifre na cabeça e faça de conta que é CORNO. Boa sorte a todos nós.

  2. Sempre houve essa diferença, agora estão vindo com esse comparativo besta,isso é mais uma manobra de não fazer nada e ficar com o nosso dinheiro, o dinheiro do povo.Atencão meu povo vamos ficar ligados. Esse negócio de conparar com outras cidades é desculpas para dar rasteiras e roubarem nosso dinheiro.

  3. Acelio, faz uma materia para saber os motivos de fecharem o Senac de Codó! O único lugar que oferecia cursos para aqueles que não tem condições de pagar, encerrou as atividades aqui, mas em caxias continua funconando normalmente. Por que?

  4. Todo e qualquer cidadão que saiba ler e escrever pode acessar a página do Banco do Brasil e verificar as liberações de alguns tipos de receitas liberadas para as Prefeituras. No ano passado a Prefeitura de Codó, segundo informações do Banco do Brasil recebeu na conta FPM os seguintes valores: Valor Bruto: R$ 40.189.440,56. Débitos de parcelamento de Previdência: R$ 3.529.371,66. Débito do Pasep: R$ 401.884,00. Débito do Fundeb: R$ 7.371.844,99. A previsão de liberação bruta é de R$ 42.450.511,42. Houve um acréscimo de 5,62% na receita do FPM. Se descontarmos o real valor da inflação vamos verificar que não houve aumento nenhum. Como falamos anteriormente as expectativas não são boas. Vamos rezar para que aconteça algum milagre e haja um aumento destes recursos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADES