Codoenses com câncer de mama são encaminhadas para São Luís

O combate ao câncer de mama foi foco de uma grande campanha no município de Codó coordenada pelo programa Saúde da Mulher no mês de outubro. Tivemos a oportunidade de falar sobre este assunto com dois médicos, um deles o próprio secretário de saúde, Cláudio Paz.

Sobre a estrutura do município para combater a doença, Paz afirmou que  oferece gratuitamente o exame de ultrassonografia indicado para as mais jovens no próprio HGM  e o de mamografia para quem já está acima dos 40 anos de idade, numa clínica conveniada.

Em caso de diagnóstico positivo, é feito o encaminhamento para São Luís.

 “Se confirmar o diagnóstico de câncer nós encaminhamos para o hospital de referência para o hospital Aldenora Belo em São Luís e quando se encaminha nós damos toda a estrutura de transporte, TFD, fazemos isso mensalmente para que o paciente possa fazer esse tratamento”, afirmou o secretário

EXAMES COMPLEMENTARES

O médico Digiorgio Martins  reforçou que é preciso fazer o autoexame em casa para achar nódulos e continuar a prevenção  buscando ajuda médica com exames complementares.

“Quais são esses exames complementares? A mamografia em seguida da ultrassom de mama. Juntando o exame clínico da mama com esses complementares poderá tá chegando á diagnóstico precoce e tá instituindo o tratamento podendo chegar até 98% da cura desde que seja detectado precocemente”

A coordenadora do programa Saúde da Mulher, Edna Pereira,  explicou que o trabalho de combate ao câncer de mama vai continuar no município, ou seja, não se resumiu apenas ao mês de outubro.

“nós estamos iniciando futuras campanhas, com certeza, porque a mulher como um todo, a nível de mundo, ela precisa estar conscientizada de que prevenir ainda é o melhor remédio”, disse

Deixe uma resposta