A Secretaria Municipal de Saúde de São Mateus – SEMUS, proporcionou ao quadro dos profissionais de enfermagem à permanecerem durante dois dias adquirindo mais conhecimentos através de novas técnicas repassadas por profissionais técnicos da Secretaria de Estado da Saúde.
O programa de orientação aos profissionais da atenção básica integrados ao Programa Saúde da Família, surgiu através de uma parceria firmada entre o município e o estado e tem como principal objetivo capacitar toda a equipe de enfermeiros para a execução dos testes de HIV E SÍFILIS, oferecendo assim a garantia da agilidade na realização do aconselhamento pré e pós – teste o que certifica o aprendizado com eficiência durante todo o treinamento obtido e muito bem interpretado pela equipe de profissionais da Sec. de Saúde do município de São Mateus.
Teste rápido
De acordo com os instrutores da equipe técnica a introdução dos testes rápidos para a sífilis e hepatite B e C estão acontecendo de forma gradual, pois havia como em São Mateus a necessidade de capacitação de profissionais nas metodologias e também preparação do serviço para implantar esses insumos e atender adequadamente o paciente quanto ao acolhimento, aconselhamento, testagem, encaminhamento e acompanhamento.
O processo de capacitação dos profissionais da área de saúde que começou na quinta-feira dia 08 de agosto e terminou na sexta-feira dia 09 de agosto – e teve na coordenação dos serviços a enfermeira e Coord. do Programa da Atenção Básica, Stephany Paula, representando a Sec. de Saúde do Município de São Mateus que na oportunidade agradeceu a todos pelo empenho e pela dedicação noensino e no aprendizado durante o treinamento que servirá como base para todos na hora de detectar as doenças sexualmente transmissíveis como o HIV, já que em São Mateus de acordo com a ultima pesquisa foram notificados 51 (cinquenta e um) casos de pessoas que foram infectadas pelo HIV sem falar em muitos outros ainda que estão sob sigilo ou simplesmente no anonimato por conta do preconceito ou simplesmente pela falta de coragem de procurar o médico para expor o problema ou ainda pela pura e simples falta de conhecimento o que de fato mais acontece.
3 Respostas
CODO TEM MAIS DE 1.500 CASOS, CONFIRMADO. FORA OS AMEAÇOS.
Caro leitor Barranco a saúde de Codó morreu junto com o povo, e apenas um homem acabou e o Prefeito não faz nada,
Profissional de saúde com unha azul? Já não ……