Comando da PM vai abrir sindicância para apurar caso da blitz

Tenente Ricardo

O blog do Acélio entrevistou o subcomandante da Nona Companhia Independente, tenente Ricardo de Carvalho, sobre o polêmico caso ocorrido por volta das 8h da noite de terça-feira, 17, na rua Marques Rodrigues, centro, antiga rua das Flores.

No episódio, o mototaxista, Joaquim Pereira, de 33 anos, teria sido atingido, segundo contam testemunhas, por um cassetete arremessado pelo policial militar identificado apenas como Ari.

Ao ser atingido, o homem que tentou furar a blitz, perdeu o controle e caiu, a moto que ele usava atingiu duas senhoras que conversavam na porta de casa – a aposentada Maria Moura, de 88 anos, e sua amiga Maria da Conceição, de 77 anos, que passou a quarta-feira internada no HGM com escoriações pelo corpo e dores abdominais. Todas estão fora de perigo de morte.

Joaquim também esteve hospitalizado com a cabeça enfaixada e sob a vigilância da polícia no Hospital Geral.

VERSÃO DA PM

Quem presenciou afirma que o militar arremessou o cassetete ao sentir que Joaquim escaparia da blitz. Para o subcomandante Ari apresentou uma versão diferente.

Disse que apenas levantou o cassete a altura da proteção de seu peito já que a moto foi colocada em alta velocidade contra ele que era o último policial do esquema da blitz, geralmente aquele que fica apenas por questões de segurança no intuito de evitar fugas inesperadas.

A queda na versão contada ao subcomandante teria acontecido porque o cassetete pegou no guidão da motocicleta em fuga.

TENTATIVA DE HOMICÍDIO

O policial não será punido de imediato, até porque a PM entende que ele tentou se defender, tanto que na delegacia consta um boletim de ocorrência militar acusando Joaquim Pereira, o mototaxista, de tentativa de homicídio.

Internamente a PM vai abrir uma sindicância para apurar as responsabilidades do policial Ari. Se comprovado sua culpa ou intenção de ferir o mototaxista (o dolo), então, segundo tenente Ricardo, será punido disciplinarmente.

“O major Xavier não concorda com qualquer desvio de conduta, se comprovado ele será punido, mas precisamos investigar primeiro para chegarmos à uma conclusão”, afirmou Ricardo de Carvalho ao blog do acelio.

17 comentários sobre “Comando da PM vai abrir sindicância para apurar caso da blitz”

  1. CARA TA NA HORA QUE ALGUÉM TOMAR ALGUMA INICIATIVA SOBRE ESTE ASSUNTO…
    ESSE MAJOR E O TENENTE SO PODE ESTAREM RECEBENDO DINHEIRO DO ZITO

    PRA GOSTA TANTO DE BLIZTS ASSIM….

    CHEGA VAMOS PARAR
    TA +++++++++

  2. A VERSÃO DESSE TENENTE AI NÃO CONVENÇE NIMGUEM POR QUE ATÉ QUE ME PROVE AO CONTRARIO O CODÓ TODO TA FALANDO POR UMA BOCA SÓ QUE ELES ARREMEÇARAM O CAÇETETE OU SEJA REBOLARAM O CAÇETETE NO RAPAZ. AGORA O QUE ACONTEÇE É QUE NESTE PAIS É QUE PARA POBRE NÃO EXISTE LEI QUE PROTEGA E SEMPRE QUE ACONTEÇE ALGO DE REPERCUÇÃO GRAVE ENVOLVENDO GENTE GRAUDA O ERRADO E O CULPADO O LADRÃO O ARRUAÇEIRO O ESTUPRADOR O ASSACINO É SEMPRE O POBRE SEM GRANA , A ENTREVISTA DESSE TENENTE AI DIZ TUDO IRADO MERVOSO EM TON DE ALEGAÇÃO COM UMA VOZINHA MUITO ANTIPATICA E MUITA ARROGANÇIA AI DIZ TUDO..

  3. Nao é q eles gostam de bliz, eles fazem eh porque os cidadaos codoense sao na grande maioria foras de lei, agora te pergunto porque será que esse mototaxista quiz furar a bliz?? será que um cidadao de bem procede como esse mototaxista?? quem procede como ele, tem que está é detras das grades, entendeu??

  4. SENHORES, SEJAMOS FRANCOS, ALGUEM REALMENTE ACREDITA QUE ESSE TENENTE VAI PUNIR ALGUM PM? ENTAO PAPAI NOEL EXITE!!!! APOSTO MEU SÁLARIO QUE TUDO VAI ACABAR EM PIZZA!!!! É COMO ELES DIZEM LÁ ” CACHORRO NÃO MORDE CACHORRO”. MAIS UMA VEZ A VÍTIMA VAI FICAR NO PREJUIZO. CABE ALGUEM ORIENTAR AS VITIMAS A PROCURAREM SEUS DIREITOS NA JUSTIÇA COMUM, PQ CERTAMENTE A POLICIA MILITAR VAI LIVRA A CARA DOS PMS ENVOLVIDOS.
    E FICA AQUI A PERGUNDA, AEW PREFEITO ZITO, É ASSIM QUE UMA BLITZ DEVE SER CONDUZIDA? ESSE TENENTE VEIO CORRIDO DE COROATA E PELO VISTO VAI SAIR DAQUI DO MESMO JEITO!!!!

  5. GENTE! ATENÇÃO!!!!! ESSE PM É O MESMO DO CASO DA MARIA ANTONIA, PRA QUEM NAO LEMBRA QUEBROU O BRAÇO DE UMA GAROTA NUMA BLITZ, PELO VISTO FOI INOCENTADO E JA APRONTOU OUTRA

  6. Esse tal Ari, essa PM, são todos despreparados, truculentos, se o cara ja queboru o braço de um rapaz em uma Blitz la na Maria Antonio, porque ele não iria quebrar a cabeça do mototaxista, é engraçado o cara tenta matar e ainda abre um boletim de ocorrencia alegando tentativa de homicidio por parte do mototaxista, essa cupula da PM ai de Codó é mais um descaso do Lascando coma Nossa Gente, governozinho fuleiro esse!!!!!!!!!!!

  7. olha na realidade …..a policia nem todos, mas maioria é truculenta sem preparos psicologicos e formais, eles só fazem cursos pra exercitar a estrutura fisica…a MENTAL NUNCA FAZER FORMAÇÕES ALGUMA……JA NO CASO DO MOTOTAXISTA, ELE TBM ESTÁ ERRADO EM FUGIR, SENDO UM MOTOTAXISTA, TEM QUE ESTAR EM DIAS COM A SUA DOCUMENTAÇÃO, JA NO CASO DA POLICIA..TEM QUE ESTAR PREPARADA PARA AGIR NESTAS SITUAÇÕES SEM AGREDIR A INTEGRIDADE FISICA DE QUEM QUER QUE SEJA…ESTÁ ERRADO TODOS….TDS TEM QUER SEREM PUNIDOS, PRINCIPALMENTE O PM, POIS ESTÁ PREPARADO PARA GERIR RECURSOS DE SEGURANÇA E CONFORTO A TDS EM QUALQUER SITUAÇÃO……EU SOU bel. em direito e a hemeneutica do direito nos fornece isso….

  8. É muita falta de respeito com as pessoas. não apoiamos ninguém que foge de blitz mas arrebentar o cara e ainda registrar B O.. é muita molecagem, é mais uma dessa PM de codó..usa direto do abuso de autoridade e fica por isoo mesmo apoiado pelo comandante outro que o exemplo que dá é esse de espancar os civis nas ruas.. pode deixar pra lá, isso vai ficar por isso mesmo, ou melhor vai sobrar pro companheiro, que é mais fraco
    Molecagem, isso.
    Parabén Zito, voce acaba de perder aproximadamente..200 votos direito e 1.000 indireto, familiares de todos nós.

  9. nossa policia só sabe tratar as pessoas com muita arrogancia em blitz, é muito dificil eles darem boa noite, tratan motoqueiros como se fosse badidos armados pronto para matar, não sou contra as blitz mais sou contra a maneira que nossa policia aborda, por acaso não tem viaturas para correr atraz do inflator? precisa jogar um torra que é muito pesado na cabeça do cidadão??????
    como dizia o alberto barros “EITA CIDADE DE MURO BAIXO”
    assaltos tem todo dia e cadê a policia jogando caceteti em bandidos?????

  10. Cada situação tem que ser explicada, o policial tem que ter respeito com o cidadão, isso é o compromisso que assume quando sai da academia militar, o policial tem que ter raciocinio logico, porquer ele aprende isso na sua formação, então eles tem tambem o direito de se defender, existe maus policiais em codó, existe, agora não estou aqui pra defender nem A ou B, porque entendo que um cidadão, tem que andar correto, se vc foge de uma blitz é porque vc está incorreto ou está fugindo da policia, Codó tem mais 70% dos motoqueiros desabilitados, então o cara foge porque quer, eésó tirar sua carteira e andar tranquilo, agora sou a favor das blitz, principalmente nos fins de semana, e principalmente a noite. Agora major vamos colocar esses nossos policiais pra trabalhar os caras não querem sair mais das viaturas.

  11. Eu assisti a reportagem do tenente, ele deixa claro indiretamente que não haverá punição, pois ele defendeu com unhas e dentes a ação cometida pela polícia, esse papo de abrir sindicância é furado, quero alerta aqui a todos os cidadões que se sintam ofendidos como qualquer falta de respeito, que procure a corregedoria em São Luis, pois ela é a policia da policia e tomara as providencias cabível.

    Digo mais!

    Mesmo que o condutor tivesse furado o bloqueio policial, a polícia não teria o direito de agredi-lo fisicamente e nem verbalmente.

    Um detalhe importantíssimo na reportagem é que o Tenente diz que o policial agiu em legítima defesa, logo depois ele disse que o cassetete simplesmente tinha caído da mão do policial, ou seja, ele agiu ou não agiu tenente Ricardo? Você se contradiz, deveria organizar melhor suas idéias antes de ir dar esclarecimento.

    Sr. Tenente Ricardo, mas respeito com a população de codó.

  12. ESSE TAU ARI AINDE DIZ SER EVANGELICO DA IGREJA ADVENTISTA DO 7 DIA.
    IMAGINE SE ELE NÃO FOSE EVANGELICO, ELE TEM QUE SER E ESPULSO DA POLICIA GENTE ASIM NÃO PODE PORTAR ARMAS.

    POLICIA INCOMPETENTE ESSA DO MARANHÃO.

  13. É UMA VERGONHA VER COISAS ASSIM NA NOSSA CIDADE ENQUANTO ISSO OS BANDIDOS E ASSALTANTES ESTÃO FAZENDO O TRABALHADOR DE REFÉM ROUBANDO TUDO QUE TEMOS E QUE FAZEMOS DURANTE TODO DIA DE TRABALHO DESSE JEITO NÃO DÁ SOMOS ASSALTADOS DUAS VEZES POR AS BLITZ DE RUAS E PALOS ASSALTANTES NOS NOSSOS ESTABELECIMENTOS TÁ NA HORA DO ORGÃO RESPONSSAVÉL COLOCAR ESSAS VIATURAS PRA FAZER RONDA NAS RUAS DA CIDADE ESPECIALMENTE ONDE TEM UM FLUX MAIOR DE COMERCIANTES PELO AMOR DE DEUS FAÇAM ALGUMA COISA ESTAMOS E MERÇER DA PROPIA SORTE

    RESPEITO MUITO O DOUTOR DOMINGOS REIS MAS NO MEU PONTO DE VISTA ESSAS DECLARAÇÕES DELE PARA COM O SEU EX ALIADO NÃO FOI NADA RESPEITOSA É UMA TREMENDA FALTA DE RESPEITO PARA COM UM PARENTE E EX ALIADO. ATÉ PORQUE MEU CARO AMIGO QUEM DECIDE A HORA DE UM POLITICO ENCERRAR A SUA CARREIRA É O POVO NAS URNAS. ENTÃO MEU CARO ADVOGADO SEJA MAIS EDUCADO NAS SUAS ENTREVISTAS ATÉ PORQUE NENHUM DE VCS NA CAMARA HJ TEM MORAL PRA FALAR DOS OUTROS ALIADOS E EX ALIADOS PORQUE TODOS HJ QUE AI ESTÃO SÓ FALAM BEM DE UM GRUPO QUANDO TEM INTERESSE FINAMCEIRO O CASO DO MEU AMIGO DOMINGINHO É PORQUE O BINÉ EO CAMILO NÃO PATROCINARAM O GRANDE PROJETO DO SEU SUPERMERCADO MAS TBM TODO DINHEIRO QUE ESTE HOMEM PEGA É PRA GASTAR COM PIFI FAZER O QUE? MAS ELE VAI VOLTAR ESTÁ SÓ REBELADO E APAIXONADO AINDA MAIS QUANDO VC É UM AFILHADO E ESTÁ SÓ ESPERANDO A HORA QUE O PADRIM CHAMAR DE VOLTA.

  14. QUEM FOI O PM QUE JOGOU O CACETETE NO RAPAZ DA MOTO? UNS DIZEM Q FOI O PM ARI E OS OUTROS DIZEM Q FOI O PM FERNANDO, QUEM FOI REALMENTE,ALGUÉM SABE DIZER?

  15. Primeiro, não existe provas que o Mototaxista estava fugindo da Blitz, segundo, blitz tem que ser feitas em locais estratégicos para evitar esse tipo de situação, terceiro, em momento algum a policia deve atirar em um civil, tem excessões, nem lançar cacetetes em um civil, pois as consequencias podem ser irreparaveis e todos os PM sabem disso. Conclusão: O PM não vai ficar inpune porque tem provas condutentes que ele agiu com dolo, e por consequencia ainda feriu dois civis que não tinha nada a ver com a situação. Caso percebesse que o mototaxista fosse furar a blitz, que acho dificil, deveria anotar a placa e depois depois tomar as providencias cabiveis, isso seria o certo e o comando da PM sabe disso e n~çao devera fazer vista grossa, pois ja imaginaram se depois aparece um video mostrando a culpa do PM, ai vai ficar lindo. e olha que tem. O advogado do caso ja pegou como prova.

Deixe um comentário