Fale com Acélio

O que deixou a população de Coroatá em estado de alerta foi a morte do empresário local Fernando Medeiros Araújo ocorrida na semana passada com diagnóstico positivo de Meningite.

Nas ruas este ainda é o assunto do momento.

“Muito medo…POR QUE O MEDO? Porque primeiro porque ela não tem cura e demora muito pra ela aparecer quando a gente pensa que não já tá fora de controle, fora de cura também…NESSE CASO A POPULAÇÃO FICOU APREENSIVA, FICOU COM MEDO? Fica, fica, fica”, disse à TV Mirante a lavradora Raimunda dos Santos Pinho

Há quem cobre por  nada saber ainda sobre as medidas tomadas pela Secretaria de Saúde para evitar que a doença apareça entre aqueles que tiveram contato com a vítima. É o caso do aposentado Moacir Rodrigues.

“a gente tá achando fraco é agirem com as doenças que tá acontecendo…TÁ DEMORANDO? Tá demorando demais, tem que agir mais ligeiro…POR QUE MENIGITE MATA RÁPIDO? Demais…DÁ MEDO? demais”, respondeu

 O secretário de Saúde  garantiu que fez o chamado bloqueio.  Todas as pessoas que tiveram contato direto tomaram uma dose de antibiótico própria para este tipo de caso. A família foi imunizada ainda em Teresina – Piauí – onde ocorreu o  óbito. Em Coroatá,  26 funcionários do empresário também receberam a dose contra a Meningite.

“E essa meningite bacteriana quando ela ocorre e ocorreu aqui num caso isolado, você não tem comunicação de nenhum caso isolado, quem poderia ter se tivesse que acontecer seria alguém que trabalha com ele ou alguém da família, por isso é que a gente faz o bloqueio , exatamente, nessas pessoas que a gente chama de comunicante”, disse o secretário de Saúde, Vinícius Araújo (que esteve por 12 anos a frente da Saúde de Caxias)

Por causa da gravidade da doença, que mata rapidamente, não são poucos os rumores de que outras pessoas estiveram ou estão internadas em isolamento sob suspeita, por isso é que fomos à UPA de Coroatá,  local destas possíveis internações.

O QUE DISSE O DIRETOR?

Ventilou-se a informação de que aqui na UPA estavam internadas duas pessoas com suspeita de Meningite. Nós ouvimos o diretor Francimar Sousa que não quis gravar entrevista mas prestou alguns esclarecimentos. Disse que houve  apenas uma pessoa internada, entre os dias 12 e 17 de janeiro. Que depois de 5 dias e após vários exames constatou-se de que não era MENINGITE, por conta disso o paciente recebeu alta e já está em casa.

O secretário de Saúde insistiu na informação de que tudo não passa de boatos e que não há a menor possibilidade de surto de Meningite em Coroatá.

A única orientação que tem sido dada à população é para  que as mães levem seus filhos menores de dois anos de idade para atualizarem a vacinação contra a doença.

 “Não tendo surto a gente orienta que eles levem pra vacinar, pra atualizar a carteira de vacinação das crianças, que essa vacinação até criança de dois anos de idade. Em caso de surto é que a gente comunica ao Ministério da Saúde e o Ministério da Saúde informa à nós como devemos agir…HÁ UM SURTO DE MENINGITE EM COROTÁ? Não, foi um caso isolado e, com certeza, não é surto’, respondeu com ar de segurança o secretário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADES