Desde junho deste ano, a comunidade de Boqueirão dos Vieiras, zona rural de Codó (MA), participa do projeto “Rede + Criança”, uma iniciativa que se constitui no primeiro grupo de crianças de diferentes regiões do país a tratar o tema sustentabilidade por meio de uma plataforma digital. A Rede está baseada numa articulação nacional de várias organizações não governamentais. No Estado do Maranhão, o projeto é realizado pela parceria entre Plan International Brasil, Fundação Xuxa Meneghel e Instituto Embratel.
Nove crianças de Boqueirão dos Vieiras, de 8 a 12 anos, foram selecionadas para integrar a Rede. Elas e os professores envolvidos no projeto receberão capacitação para usar o hotsite criado pela Fundação Xuxa para conectar todas as crianças participantes. Por meio do hotsite, as crianças serão atualizadas sobre tudo o que acontece no mundo com respeito ao tema sustentabilidade, postarão suas opiniões e planejarão ações em conjunto que reflitam na melhoria das condições de vida no planeta. Uma Antena Via Satélite, que já está na comunidade, será instalada pelo Instituto Embratel, para permitir a conexão de equipamentos – computadores e impressoras fornecidos pela Plan – à internet.
Para acessar a plataforma digital entre no site da Fundação Xuxa e clique em Rede + Criança:www.fundacaoxuxameneghel.org.
Experiência em livro
Nos dias 9 e 10 de dezembro, Boqueirão dos Vieiras receberá uma visita especial. A jornalista Clarissah Rocha e a fotógrafa Liz Wood, responsáveis pelo projeto do livro “Brasil das Crianças”, estarão na comunidade para conversar com as crianças da Rede, acompanhar suas atividades e colher materiais para a publicação, que será lançada em 2014, em parceria com o Grupo Positivo. O livro apresentará a percepção das crianças brasileiras sobre a diversidade cultural do país e as possibilidades de intervenção delas na sociedade, um exercício prático do direito à participação infantil.
Durante esses dois dias, a equipe do livro participará de uma visita guiada pelas crianças na comunidade, registrarão a instalação da antena que permitirá o acesso à internet e entrevistarão pessoas da comunidade e representantes do poder público.
Sobre a Plan
A Plan International é uma organização não-governamental de origem inglesa ativa há 76 anos e presente em 69 países. No Brasil desde 1997, a Plan possui, hoje, mais de 20 projetos que atendem, aproximadamente, 75 mil crianças e adolescentes.
Sem qualquer vinculação política ou religiosa e sem fins lucrativos, está voltada para a defesa dos direitos da infância, conforme expressos na Convenção dos Direitos da Criança, da Organização das Nações Unidas. Assim sendo, a organização trabalha em prol da proteção e contra a violência e abusos de todo tipo, contra a pobreza, a desigualdade e a degradação do meio ambiente e por uma boa alimentação, saúde e educação. A Plan parte do princípio de que assegurar o direito de crianças e adolescentes é um dever e não uma escolha. Para isso, capacita as comunidades a fazer valer esses direitos. Mais informações sobre a Plan Brasil em www.plan.org.br.
Sobre a Fundação Xuxa Meneghel
Inaugurada em 1989, a Fundação Xuxa Meneghel atua pela garantia e promoção dos direitos de crianças e adolescentes que têm seus direitos ameaçados ou violados. As atividades centrais são desenvolvidas em dois níveis: nacional e regional.
Nacionalmente, a instituição participa de campanhas, redes de mobilização social e desenvolve um forte trabalho de incidência política para influenciar na formulação de políticas públicas que garantam à infância e à juventude seus direitos.
Em âmbito regional, a Fundação atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social na comunidade de Guaratiba, na zona oeste do Rio de Janeiro, onde realiza um trabalho integrado de educação, cidadania e participação infantojuvenil, com apoio às famílias, incentivo ao desenvolvimento comunitário, capacitação profissional e geração de trabalho e renda. Visite www.fundacaoxuxameneghel.org.
Lead Comunicação
One Response
Amei saber que a comunidade do Buqueirão dos Vieiras está evoluindo,parabéns pelo seu belo trabalho que faz a distância diminuir um pouco!