Comunidades de Duque Bacelar ganham novo sistema de abastecimento de água

À 40km da sede municipal de Duque Bacelar, na comunidade Jabuti, mais de 40 famílias abrirão as torneiras de suas casas e sairá água de qualidade para consumo. O Governo do Estado, por meio do Sistema da Agricultura Familiar (SAF, Agerp e Iterma), tem trabalhado efetivamente para que comunidades de vários municípios tenham água para consumo e também para produção por meio da construção de Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA’s).

Neste sábado (24), o Governo entregou em Duque Bacelar três Sistemas de Abastecimento nos povoados Montelino, Mocambo do Justino e Jabuti.

Dona Maria José, que mora há 27 anos no povoado Jabuti, relatou que era sonho ter um sistema como esse.“Antes, a gente tinha que puxar água de poço. Nossa vida era difícil, tínhamos que andar 3km para buscar água, ou então, lavar roupa na nascente de um rio. Agora é só sossego e estou muito feliz com esse sonho realizado,” disse a moradora.

Nos povoados de Duque Bacelar, a ação beneficiará mais de 200 famílias com água de qualidade para consumo humano.

O investimento na construção dos três poços no município é de aproximadamente R$ 653 mil. Os Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água são compostos por poços tubulares, reservatórios com capacidade de armazenamento de 15 mil litros e ligações domiciliares. Em alguns municípios, o SSAA tem caráter produtivo com a implantação de um campo agrícola.

No povoado Mocambo do Justino, dona Maria Iva enfatizou que “ter água encanada em casa era um sonho e que agora está sendo possível.”

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Júlio César Mendonça, o Governo do Estado tem investido na construção de Sistemas de Abastecimento sendo entregues o total de 12 até o momento e beneficiando mais de 600 famílias.

“A entrega desses Sistemas é de muita alegria para estas famílias e o Governo está cumprindo a missão de garantir água para a população que antes estava esquecida. Tenho certeza que esses Sistemas são um marco de desenvolvimento na vida delas e que vai  auxiliar no consumo e propiciar dignidade,” afirmou o secretário Júlio Mendonça.

Presente na entrega dos Sistemas, o secretário de Estado de Comunicação Social e Assuntos Políticos (Secap) e deputado Federal eleito, Márcio Jerry, informou que, o Maranhão apresentava um déficit de falta de abastecimento de água nas comunidades, principalmente rurais, mas que o governo tem enfrentado este problema e conseguido levar água para a população. “O Governo conseguiu fazer entregas importantes de Sistemas de Abastecimento, como esses de Duque Bacelar, portanto mais uma grande vitória, uma vitória dupla porque estamos assegurando água para os cidadãos e cidadãs e segundo porque também fortalecemos parceria de resultados com a prefeitura e para toda região. Vamos continuar no caminho certo de entregas de bens e serviços para o povo do Maranhão,” concluiu o secretário Márcio Jerry.

O prefeito de Duque Bacelar, Jorge Oliveira, disse que, “esses Sistemas são muito importantes, pois atenderão a necessidade dos povoados Mocambo do Justino, Montelino e Jabuti que eram muito grandes. Estamos muito felizes pelo Governo do Estado ter tido essa preocupação com nosso povo que estava precisando de água de qualidade.

Fonte: SAF
25/11/18

2 comentários sobre “Comunidades de Duque Bacelar ganham novo sistema de abastecimento de água”

Deixe uma resposta