Fale com Acélio

Seu Chiquinho (do Pastel Quentinho) abriu a pastelaria esta semana e assustou-se com o buraco que viu no teto. Na madrugada, os bandidos destruíram o telhado, quebraram o forro e vasculharam o ambiente em busca de dinheiro. Deixaram um prejuízo na estrutura, mas financeiramente o crime não compensou muito por causa de um velho hábito do comerciante.

Buraco deixado pelos ladrões na pastelaria de seu Chiquinho, centro de Codó
Buraco deixado pelos ladrões na pastelaria de seu Chiquinho, centro de Codó

Ele só deixa moedas no caixa.

Por enquanto, uns R$ 60,00 que é a moeda que a gente deixa aqui, né (…) É consertar o rombo e ficar assim mesmo…O SENHOR NÃO VAI REGISTRAR? Não, não”, disse o empresário Francisco Castro de Sousa

SEM REGISTROS

Os arrombamentos são cada vez mais frequentes mas os registros oficiais andam longe de representar esta realidade. Para termos uma noção, de janeiro a julho, de acordo com dados da Polícia Militar, este ano apenas 8 casos foram registrados.

Além de pontos comerciais do centro da cidade, os bandidos estão invadindo até escritórios de advocacia, mas o advogado, Germano Brandão,  vítima,  registrou o crime e, com a ajuda da Polícia, conseguiu recuperar todos os objetos furtados.

Embora satisfeito com o resultado do caso dele, demonstra uma preocupação com a receptação daquilo que os ladrões conseguem a cada novo arrombamento.

 “Justamente porque tem uma quadrilha que recebe esses produtos, então isso estimula. A mesma coisa da droga, só tem traficante porque tem consumidor da droga, então a população também tem que se conscientizar em cima disso. Hoje foi eu, amanhã pode ser você, entendeu, todos nós estamos a mercê desta violência patrimonial, digamos assim”, disse o advogado que fez investimento em segurança privada.

O COMANDO DA PM

O comandante da PM, major Hudson Carneiro,  entende que as vítimas devem registrar os arrombamentos para que a Polícia tome ciência e tente solucioná-los, embora reconheça as razões que as levam a não registrar.

Sobre a segurança no comércio e até nas residências, assim se posicionou.

“Tomem  cuidado, No caso do empresário ele tem que reforçar a estrutura de sua loja e, se possível, botar segurança (…) a loja também deve ter o cuidado de reforçar porque a Polícia não pode tá em vários lugares ao mesmo tempo, então é importante também que o cidadão, que o empresário9 tenha esse cuidado de segurança com o seu local”, disse

3 comentários sobre “Cresce número de arrombamentos no comércio mas vítimas não registram”

  1. O cidadão: “Tive meu estabelecimento arrombado e furtado. Vou até a Delegacia, e sabe-se lá quantas pessoas estarão na fila de atendimento pra registrar o B.O. e se terá o tal “cartucho” da impressora pra imprimi-lo. Demanda tempo. Concluída essa etapa, considero que são poucos agentes e investigadores pra dar conta das ocorrências. Os números de casos solucionados são baixíssimos. Por conta de todas essas variáveis, acho melhor não registrar o fato. (Penso melhor e decido seguir adiante na empreitada). Sendo muito otimista e considerando a prisão do meliante, terei que voltar ao D.P. pra burocracia de praxe, e de repente, recuperar algo do que foi furtado”. Um mês depois, novo arrombamento. Adivinha quem foi?

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias