CRESCENDO: Sobe para 339 o número de pessoas com o vírus da AIDS em Codó

Comparando o número de novos  casos de HIV, em Codó,   dos primeiros 5 meses do ano passado com o de igual período de 2015, houve um crescimento de 58,07%.

  • De janeiro à maio de 2014 – foram registrados apenas 13 casos
  • Em 2015 – este número subiu para 31.

Este ano são 11 mulheres a mais que agora sabem que possuem o vírus HIV e mais 20 homens. As faixas etárias mais atingidas por este crescimento são: entre as mulheres de 20 a 24 anos e entre os homens de 35 à 39 anos de idade.

Na visão da coordenadora do combate à DST/AIDS, enfermeira Ellen Nascimento,  mais pessoas estão procurando fazer o teste do HIV, por causa da conscientização realizada pelo Centro de Testagem e Aconselhamento e isso tem reflexo direto no aumento de casos da doença.

Ressaltou que agora são 339 soropositivos dentro de Codó, todos sendo acompanhados e tratados.

“Temos o atendimento psicossocial, temos o atendimento de enfermagem, acompanhamento psicológico, temos uma infectologista também no serviço de atendimento especializado, temos todo o acompanhamento, temos de coleta de CD4, Carga viral e todo o acompanhamento desde o diagnóstico até o tratamento”, explicou

O crescimento se deve ainda a falta de cuidados das pessoas na hora da relação sexual, que continua sendo descuidado.

“O uso do preservativo sempre é o que a gente orienta  quando as pessoas veem realizar os exames nos aconselhamentos, a gente faz essa orientação, usar sempre o preservativo nas relações sexuais”, aconselhou a coordenadora

Um comentário sobre “CRESCENDO: Sobe para 339 o número de pessoas com o vírus da AIDS em Codó”

  1. Só? Pode multiplicar por 10. Camisinha sempre em todas as relações. E as vezes tem que usar saquinho de leite da aplec. Ah….na língua também.

Deixe um comentário