O prédio da delegacia regional de Codó foi inaugurado em março do ano passado, com a presença da governadora Roseana Sarney e do secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, tem duas celas que deveriam servir apenas para deter presos enquanto eram interrogados para a formação do inquérito policial. Há alguns meses não tem sido mais assim.
De acordo com o delegado regional, Rômulo Vasconcelos, a delegacia está servindo de presídio, de novo, porque uma determinação do Poder Judiciário local diz que este Centro de Ressocialização Regional, atualmente administrado pela Secretaria Estadual de Administração Penitenciária – SEJAP, não pode mais receber presos que sejam de outros municípios justamente por já está superlotado.
Por conta desta situação, quem agora está também superlotada é a delegacia de Codó com 19 presos de Timbiras e Coroatá.
FUGAS
Em uma semana duas tentativas de fuga foram evitadas pela polícia e o delegado regional tem quase certeza de que novas ocorrerão.
“Delegacia não é lugar de preso, nós não temos estrutura para segurar esses presos aí e nós estamos com este problema, já tivemos em uma semana tivemos duas tentativas. Eles serraram as grades, mas nós conseguimos conter essa fuga, não aconteceu a fuga, mas estamos receosos que aconteça uma fuga porque nós temos 19 presos, são 14 de Coroatá e 5 presos de Timbiras”, disse o regional
SOLUÇÃO URGENTE
Para tentar encaminhá-los ao Centro Regional de Ressocialização, que hoje está com 75 detentos em quatro celas, a autoridade policial diz que vai conversar com o novo juiz de Execuções Penais da Comarca, na esperança de resolver o problema.
“Infelizmente nós estamos com um presídio aqui regionalizado pra receber os presos, mas o juiz determinou isso, a gente tá tentando conversar com o juiz que vai vir, o juiz de execuções penais que vai assumir a Vara de Execuções Penais pra nós tentarmos dirimir esta situação porque não tem temos como ficar, nós estamos com 19 presos de Timbiras e Coroatá em duas celas aqui na delegacia”, concluiu
One Response
A crise na segurança nao eh só em sao luis aqui mesmo em codó quarta feira dia 14/01/2014, na delegacia só tinha um cacereiro chamado pedro pago pela prefeitura tomando de conta de 19 presos na sua maioria eram preso de justiça.