Em fevereiro de 2011 imagens divulgadas na internet sobre as condições de abate de bovinos no Matadouro Público Municipal levaram a Prefeitura de Codó a assinar um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público Estadual.
Em 60 dias o município teve que:
- Reformar as instalações colocando piso impermeável e azulejos nas paredes
- Construir fossa séptica para deixar de jogar os resíduos no rio
- Designar local para isolamento de animais doentes
- E melhorar o serviço de inspeção da carne com veterinário
À época a prefeitura, além de garantir todas essas mudanças, também SE SUBMETEU à um prazo estipulado pelo MPE, de 20 meses (1 ano e 8 meses) para construir um novo matadouro. O secretário Márcio Esmero chegou a levar a imprensa ao bairro São Francisco, ao lado do açude Binezão, onde, segundo o próprio, seria o local da nova construção.
O tempo do TAC acabou em outubro de 2012 e nada aconteceu. Nem o promotor de Justiça, Gilberto Câmara, trabalha mais na cidade (está em Timon).
ATRAÇÃO DOS URUBUS
Não obtivemos autorização para entrar e mostrar como estão as condições de abate na atualidade, mas a presença dos urubus no telhado provam a existência do mal cheiro que tanto ainda incomoda a vizinhança.
Seu Luís Lima afirmou que, as vezes, é difícil até fazer as refeições diárias.
“Incomoda, o cheiro é muito difícil, a gente acostuma porque é o jeito. A gente vem de lá da cidade, de lá a gente já entra no fedor pra cá…INCOMODA MESMO? Incomoda…NA HORA DE COMER COM AQUELE CHEIRO? Tem vez que a gente fecha as portas da casa tem hora que dá aquele aroma muito difícil, né, aí fica complicado pra gente”, disse o lavrador
CRECHE E POSTO DE SAÚDE NA CATINGA
No bairro São Benedito a vizinhança logo será aumentada. Um posto de saúde e uma grande creche estão em fase conclusiva.Para seu Raimundo Castro, após a inauguração das novas obras, a presença do matadouro público no meio da comunidade, ficará ainda mais insustentável.
“Já tem esse posto médico bem aqui, já tem essa creche bem aqui, ai vai ficar esse matadouro no meio fica meio enrolado eu acho que devia sair…tá na hora de sair (…) as crianças, os médicos bem aí, aí vem o paciente com esse fedor aí, como é que fica?”, questionou
PALAVRA DA PREFEITURA
Estive na Secretaria de Governo. O secretário Ricardo Torres, após ouvir por telefone o secretário de Infraestrutura Márcio Esmero, informou que quando houve a promessa de construção de um novo matadouro, em 2011, a esperança do município era conseguir recursos junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário. O projeto não recebeu aprovação do Governo Federal e o dinheiro, portanto, não saiu.
POR CONTA disso, não há previsão de quando o novo matadouro será, realmente, construído.
4 Responses
a prefeitura de Codó não cumpriu o tac?
de uma simples reforma de matadouro e nem precisão tem pra concluir?
se nem esse tac simples é respeitado imagine o tac da educação fantástica !
cade o mp q nao agiu ainda???
MP não funciona contra o poder municipal, agora se eh contra o setor privado, eles botam e pra fechar.
“”FELICIDADE””, É VERDADE, O MPE NÃO FUNCIONA, APENAS TEM UNS “”CHILIQUES”” PARA DAR UMA DEMONSTRAÇÃO DE EFICIÊNCIA E ALGUMAS SATISFAÇÕES AO PÚBLICO.
“”FELICIDADE””, QUANDO VOCÊ AFIRMA QUE, COM O SETOR PRIVADO E OS CIDADÃOS AS COISAS FUNCIONAM, É UMA VERDADE VERDADEIRA.
INVENTARAM OS “”TACs”” E O PREFEITO INVENTOU O DESRESPEITO AOS “”TACs””.
ACONTECE, “”FELICIDADE””, É QUE O PREFEITO ROLIMzito PROMETE E NÃO CUMPRE.
É UM FRACASSO TOTAL DO MPE. É DESOLADOR PARA A POPULAÇÃO. ADIOS.
Houve uma Emenda do Dep.Federal Waldir Maranhão para a Construção de um Abatedouro de Gado e Pequenos Animais em Codó,Mais NÃO Houve a Devida Atenção do Gestor Municipal de Codó,o Sr.Biné Figueiredo não sei se Por Falta de Interesse: ou por o Mesmo Biné ter um Abatedouro (Matadouro)de Gado na sua Indústria em Codó,ou por o Dep.Federal não ser seu Partidário em Codó.o Certo É que Codó PERDEU o Abatedouro via Ministério do Desenvolvimento Agrário.Coisas de Codó EM?