Já mostramos noutra ocasião que a situação do trânsito de Codó é caótica. Pelos dados mais recentes do DETRAN-MA, inclusive levados à Câmara pela vereadora Maria Paz, temos 20.947 veículos registrados. Destes:
17.334 são motocicletas
3.442 são carros
171 entram na categoria que o DETRAN chama de OUTROS
Porém, mesmo com tantas motos e carros circulando, o número de codoenses que pilotam ou dirigem habilitados é mínimo. Para ser mais exato, apenas 4.735 têm Carteira Nacional de Habilitação.
PENSAMENTO DO GOVERNO
Em meio ao completo caos, o governo de Zito Rolim vem desde o fim de 2009, quando efetivamente houve ações de controle do trânsito na cidade, se dividindo entre FAZER NADA e MOSTRAR INTERESSE SEM AGIR.
Na mais recente discussão sobre o assunto, realizada no auditório da Escola Ananias Murad, entrevistamos o secretário de Governo, Ricardo Torres, sobre o problema.
Torres falou de uma nova ideia governamental que teria a finalidade de diminuir o número de acidentes e mortes criando condutores preparados por meio do processo de habilitação.
“Essas pessoas estão na rua, dificilmente vão sair da rua independente do volume de fiscalização, como fazer pra resolver isso?”, questionou
A saída, por causa do valor da CNH que muitos alegam não poder custear, seria criar uma AUTOESCOLA PÚBLICA, isso mesmo, uma autoescola que ofereceria o processo de habilitação gratuitamente para aqueles que provassem não poder pagar.
“Uma das saídas é diminuir os custos do cidadão para chegar à habilitação sem prejudicar, obviamente, as autoescolas, mas é tanta gente fora, na ilegalidade, na informalidade na condução dos veículos que se a gente ter uma escola pública que faça as aulas práticas e as aulas teóricas de graça pra população que não pode pagar, então nesse momento você abre uma porta, uma janela de oportunidade para que essas pessoas que não possam pagar tenham acesso à habilitação, acesso às informações necessárias para se conduzirem melhor no trânsito e com isso nós termos um trânsito mais adequado, mais seguro”, afirmou o secretário quando da entrevista
E AS OFICIAIS?
A ideia é boa, mas como tudo neste município, tem lá suas implicações. Uma delas seria a situação das autoescolas já implantadas no município – fechariam as portas?
Que critérios seriam estabelecidos para definir quem poderia ser beneficiado pela autoescola gratuita?
Mas estas são discussões futuras, possivelmente para uma nova audiência pública, uma vez que o governo, como vem fazendo desde o fim de 2009, SÓ PENSOU EM FAZER.
17 Respostas
Menos lucro e mais vida no transito de Codó!
Se for pra deixar o povo mais consciente dos direitos e deveres no transito que se instale logo essa AEP e que diminuam as mortes! Me ajuda pô!!
meu amigo para diminuir os acidentes de trânsito tem que ter fiscalização.blitz.tem que doer no bolso.multa.todo mundo sabe as suas obrigações,mas a maioria não quer cumprir.
quem e que não sabe que capacete tem que usar na cabeça,que tem que usar o cinto de segurança,que tem que possuir habilitação.que o transporte tem que tá em dias.
o governo pode colocar 100 auto escola publica mas se não tiver fiscalização não adianta nada.Na minha opinião o governo tem e que fiscalizar fazer blitz aí sim o numero de acidente vai diminuir.
mais esta são os numero de moto não esta erado acelio tem mais
Gostei da ideia espero que dê certo.
isso ai já é parte do plano dele(zito) com o ricardo archer para …. o povo e eleger o ricardinho federal , é so ….
nos comentarios vemos o quanto tem gente que torçe pra que as idéias dos outros não dê certo. são os chamados pessimistas, os carniceiros, são pessoas que embora com suas bocas fechadas, eles além de não contribuirem, ainda acabam atrapalhando os outros. torço prá que de tudo certo, que aqueles que não podem pagar a vista que paguem mensalmente até a finalização do curso, e por terem suas cafrteiras de habilitação, pois é assim que podemos diminuir os acidentes, pois acredito que quanto maior é o conhecimento de um povo, maior é sua educação e consequentemente responsabilidade no trabsito. valeu zito, valeu a todo aquele que no minimio faça algo pra melhorAR A CIDADE DE CODÓ.
DUVIDO.
Uma idéia louvável!!!!!!!!!!!
acho q acharam uma maneira de ganharem dinheiro kkkkkkkkkkkkkk, vamos ver. ainda acho q eh só balela.
Boa Idéia, em Codó existe várias escolas públicas e nem por isso fecharam as escolas particulares Acélio, tem como se criar sim critérios para as pessoas provarem não poder pagar uma Auto escola e se inserir no Auto Escola Pública, caso contrário não existiria inserção nas taxas de concursos públicos, por isso Acélio não entendi o motivo das criticas a uma Idéia tão boa.
parece mais um bla bla bla,vejamos,me respondam por que varias pessoas e eu sei que são habilitadas,não respeitam as leis de transito em codo?pois andam sem capacete,na contra mão e etc..,ou seja o caso em codo minha gente não é so a falta de habilitação não,é principalmente a falta total de fiscalização e um trabalho bem feito de educação por parte das autoridades principalmente da prefeitura,pois em outras cidades é a simples cobrança durante as fiscalizações de rotina no transito que levam as pessoas a se habilitarem,agora se colocarem uma auto escola publica sera muito bom,mais tambem tem que haver as fiscalizações nas ruas ou tudo não vai passar se balela.
LÓGICO QUE É BALELA, SENHOR(A) FELICIDADE. É UM EMPURRA COM A BARRIGA E
UM JEITO DE CONTRAR PROFISSIONAIS PARA TAL EVENTO E FATURAR MILHÕES DE
REAIS. PARTINDO DO …., COM A EXPERIENCIA ADQUIRIDA ÀS CUSTAS
DE UM MINICÍPIO DE PERNAMBUCO, OS CODOENSES E AMIGOS AQUI INSTALADOS,VÃO
CONTINUAR NA MESMA.
VEJA, TANTAS LICITAÇÕES REALIZADAS EM JANEIRO/2013,
JÁ CONSUMIDO A METADE DO ANO, POR ONDE ANDAM OS ALIMENTOS DA MERENDA, OS
MEDICAMENTOS ETC.?
E A JUSTIÇA, PROMOTORES E JUIZES, O QUE FAZEM? QUAL O
MODO DE PARAR O SANGRAMENTO DOS RECURSOS PÚBLICOS? VEJA, SENHOR(A), ATÉ
QUE PONTO CHEGOU A PETULÂNCIA, A ARROGÂNCIA E PREPOTÊNCIA DO SECRETÁRIO
SEM PASTA, SEM SALÁRIO CHAMADO …….. EXIGIR NA JUSTIÇA REPARO
AO DITO PELO ……
QUEM NÃO SABE QUE, ESSE SENHOR ARMOU A SUA
REDE NO AMBIENTE PÚBLICO,COMANDANDO TUDO, ATÉ O PRÓPRIO P?. CODOENSES,
ERRAMOS, MAS DEPEDE DE NÓS PARA CORRIGIR O ÊRRO, EXIGINDO DA JUSTIÇA UMA
CELERIDADE NAS INVESTIGÇÕES DENUNCIADAS E TAMBÉM, NOS JULGAMOS DAS AÇÕES
PARA CASSAR ESSA TURMA DO MAL. FUI.
Alguem ai ja ouviu falar em PPP??? #FICADICA
ALGUNS ERROS DEVE-SE A MINHA DEFICIENCIA VISUAL E POUCO ACOSTUMADO COM
O TECLADO. MAS, O RECADO ESTÁ DADO.
PRONTO ! COMEÇOU A CAMPANHA PRA DEPUTADO. Enquanto isso o POVO vai levando fumo kkkkkkkkkkkkkkkk
Com todo respeito ao Sec de Governo, e ao Prefeito, não acredito que isso aconteça, mas eu posso estar errado, e estando, imagino que no critério ou critérios para acesso a gratuidade da escola “cuindando do nosso transito” teriam muitos que poderiam pagar, mas como teriam QI’s de sobra vão aproveitar a oportunidade…
Transito se faz com educação, mas esse povo que não quer sentar em banco de escola, nunca vai aprender a respeitar as leis do transito, espero que o Prefeito Zito seja bem rígido em relação ao seu projeto de melhorar o transito, dê escola, mas faça blitz, abordem esses menores que andam soltos nas ruas com em alta velocidade, use bafômetro, e meta mesmo a chiola na nossa gente que não quiser obedecer….