Deputado Weverton indica educadora de Pedreiras para concorrer ao prêmio Darcy Ribeiro

A educadora e empresária maranhense Aldenôra Veloso Medeiros, recebeu indicação do deputado federal Weverton Rocha (PDT) para concorrer ao prêmio Darcy Ribeiro de Educação, promovido pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.Aldenora Veloso

O Prêmio foi criado para contemplar pessoas ou entidades cujos trabalhos ou ações mereceram destaque especial na defesa e na promoção da educação brasileira. Na escolha dos agraciados, a Comissão de Educação considera critérios de originalidade, vulto ou caráter exemplar das ações educativas desenvolvidas.

Para o deputado Weverton, Aldenôra é merecedora do prêmio, pois transformou a realidade sócio educacional do município de Pedreiras.

“Graças ao espírito empreendedor de Aldenôra, a Faculdade de Educação São Francisco (FAESF) tornou-se, em menos de 10 anos, um dos maiores centros de ensino superior do Maranhão e da Região Nordeste disponibilizando, atualmente, 10 cursos de graduação e 21 de especialização latu sensu. Por consolidar o sonho de milhares de pedreirenses, julgamos que a indicada é merecedora do prêmio Darcy Ribeiro, edição 2016”, ressaltou.

Os nomes dos três finalistas serão divulgados em 22 de junho. A cerimônia de entrega do prêmio está prevista para o dia 22 de novembro.

PERFIL DE ALDENÔRA VELOSO MEDEIROS

Natural de Pedreiras, Aldenôra dedicou sua vida à educação. No município, alfabetizou-se e cursou também o ginasial. Aos 14 anos de idade, tornou-se professora alfabetizadora. Após concluir o curso normal na capital maranhense, retorna à cidade natal para fundar, em uma casa simples que pertencia a sua mãe, o Educandário São Francisco.

Em 1964, lecionou na rede estadual e exerceu também a função de diretora nas escolas Palmirinha e no Centro de Ensino Professora Socorro Cantanhede (CAIC). Seis anos depois, o Educandário São Francisco passa a oferecer o ginasial. Em um curto espaço de tempo, Aldenôra implementa o ensino de segundo grau com os cursos profissionalizantes de técnico em contabilidade, magistério das séries iniciais, e oferece à comunidade o curso de estudos adicionais.

Já licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e especialista em Português pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Aldenôra viu-se, por força de mudanças na legislação educacional, no dever de transformar o então Ginásio São Francisco em Colégio São Francisco.

Na década de 90, a professora, com um grupo de ex-alunos, professores e comunidade, cria um movimento para a implantação do curso de Pedagogia, no município de Pedreiras. Foram longos dez anos de insistência para, em 2000, conseguir autorização do MEC para o curso de Pedagogia, com habilitação em Administração Escolar e Magistério das Disciplinas Pedagógicas. Com a implantação da turma pioneira de Pedagogia, Aldenôra funda oficialmente a Faculdade de Educação São Francisco (FAESF).

Um comentário sobre “Deputado Weverton indica educadora de Pedreiras para concorrer ao prêmio Darcy Ribeiro”

  1. Extremamente justa a proposta de indicação do deputado federal Weverton Rocha (PDT) para que, a educadora e empresária maranhense, Aldenôra Veloso Medeiros concorra ao prêmio Darcy Ribeiro de Educação promovido pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.
    Um verdadeiro exemplo de dedicação a promoção da educação de jovens e adultos que poderá, de forma justa, obter, mais uma vez, o devido reconhecimento dos serviços prestados a população maranhense.

    Parabéns nobre educadora!!!!!

    Professor Ivaldo José da Silva
    Docente do Instituto Federal do Maranhão
    Ex-Reitor do IF Sertão-PE
    Diretor Geral do Campus Presidente Dutra
    Representante do Ministério da Educação no CONSUP-PIAIU
    Representante do Ministério da Educação no CONSUP-RIO GRANDE DO NORTE
    Membro da ACLAC
    Presidente da Fundação Rotaria – Codó/MA

Deixe um comentário