Fale com Acélio

A Assembleia Legislativa do Maranhão (AL-MA) aprovou por unanimidade a extinção do 14º e 15º salário na manhã desta terça-feira (19), em São Luís. A votação foi realizada em sessão extraordinário após requerimento de urgência feito na segunda (18) pelo deputado e vice-presidente da casa Max Barros (PMDB).

A decisão acontece praticamente um mês após o Congresso Nacional aprovar medida equivalente para deputados federais e senadores. De 2006 a 2012, os 42 deputados estaduais do Maranhão receberam o equivalente a 18 salários por ano. No final destes anos, cada parlamentar estadual recebeu R$ 360 mil.

Em abril do ano passado, a redução de 18 para 15 salários foi aprovada pela assembleia, em sessão extraordinária realizada três dias após o Fantástico exibir reportagem sobre os gastos exorbitantes dos Legislativos do país. A partir da aprovação, os deputados não vão mais receber, em fevereiro e dezembro de cada ano, a ajuda de custo de R$ 50.105,00 a que tinham direito.

Votação
A sessão desta terça-feira (19) foi conturbada e quase atrapalhou a votação da proposta de extinção dos salários.

Por volta de 11h, alguns deputados deixaram o plenário, depois que o presidente da Mesa Diretora Arnaldo Melo (PMDB) voltou atrás e pediu nova votação para o requerimento do deputado Bira do Pindaré (PT-MA). O documento pede explicações ao diretor do Colégio Cintra, um dos maiores de São Luís, sobre o funcionamento anormal da instituição.

Com isso, a sessão foi suspensa por cinco minutos e chegou a se cogitar o adiamento da votação. Com o retorno dos deputados ao plenário, o requerimento de apreciação do projeto de extinção dos salário em caráter de urgência feito por Max Barros foi aprovado por unanimidade, levando a votação para sessão extraordinária.

Marcos Caldas (PRB) chegou a criticar a “pressa” pela aprovação. “Eu não vejo motivo para tanta pressa. O salário não é só no fim do ano?”, questionou. O deputado Eduardo Braide (PSD) chegou a pedir votação nominal, mas desistiu.

Após outras deliberações da pauta, a votação pela extinção dos salários foi aprovada por unanimidade. Feito isto, o presidente Arnaldo Melo encerrou as votações.

G1 Maranhão

Um comentário sobre “Deputados do Maranhão ficarão dois meses mais lisos por ano a partir de agora”

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias