DESUMANO: Cidadãos dormem no chão em frente a posto para marcar consultas em Codó

Uma cena lamentável foi filmada pelo estudante de jornalismo Wellyngthon Sampaio na noite de ontem, 26 de dezembro de 2019, na parte de fora do reformado CAM, agora tido como Centro de Especialidades Médicas de Codó.

Para conseguir 50 fichas na manhã desta sexta-feira, 27/12/2019, muitos aparecem em cadeiras encostadas no muro para passar a noite, outros dormindo em redes armadas nas calçadas próximas e a pior das cenas – codoenses já dormindo no chão para encarar a madrugada,  rezando para que não chova,  pois os portões só abrem pela manhã para que entrem.

O vídeo também mostra gente pelos bancos da praça, que fica na Av. Duque de Caxias,  com água para matar a sede e garrafas de café para espantar o sono.

De acordo com o estudante de jornalismo que fez vídeo e fotos, as fichas buscadas são para consultas e sessões de fisioterapia, psicopedagogia e terapia ocupacional.

Pior é que no próximo domingo (29) o martírio se repetirá para quem quiser amanhecer na segunda-feira, 30, véspera de virada de ano, e conseguir fichas para Fisioterapia e Fonoaudiologia.

A Secretaria de Saúde precisa vir a público esclarecer porque isso continua acontecendo em Codó.

12 comentários sobre “DESUMANO: Cidadãos dormem no chão em frente a posto para marcar consultas em Codó”

  1. VERGONHOSO
    e quem se importa, o filho do prefeito pode ir de helicóptero pra Teresina, ou qualquer lugar que queira, caso precise…
    No início de seu mandato, nosso ilustre Prefeito fechou várias escolas, não importa, pois seu herdeiro com certeza estudará numa escola de alto nível em alguma capital, ou até fora do país, quem sabe…
    A saúde do município está tão precária assim porque a atual gestão tem gasto muitos milhões na reforma de praças na cidade, exemplo a praça da FC Oliveira, antiga praça de São Sebastião, lembra, outro exemplo é a maravilhosa praça da Juventude, que tem umas pinturas representando as riquezas naturais da região dos cocais, tudo isso em um espaço de uma pequena quadra ao lado do antigo Fórum, tudo construído em tempo recorde e com um orçamento altíssimo, diga-se de passagem…
    Reza a lenda que o HGM tem uma maternidade nova e pronta pra ser usada. Fábrica de Sonhos é o projeto “faraônico”, que dizem por aí, vai ser a melhor escola da região dos cocais e leste Maranhense…
    Mas o que me deixa com a pulga atrás da orelha é a nossa belíssima árvore de Natal, fico me perguntando quanto deve ter sido gasto nessa que sem dúvidas é um digno exemplo de arte abstrata, ou será barroca??

  2. Essa situação é muito desumana , já falamos como diretor mais infelizmente ele só obedece ordens da secretaria de saúde, tentamos conversa com o secretário e a pessoa responsável por essa marcação (essa pessoa só conhecemos por nome não sabemos quem uma senhora chamada HELEM) mais eles não querem ter nenhum dialogo como os pais.
    Vale ressaltar que 90% das crianças que os recebe atendimentos tem problemas neurológico.
    Tem diversos problemas que os pais enfrentam todos os meses:
    Problemas:
    1- Toda vez os pais tem que se direcionar a posto de saúde para fazer uma consulta com o clinico geral. Onde o mesmo faz o encaminhamento para o médico pediatra.
    2-Pega o encaminhamento para o médico pediatra, onde o mesmo encaminha para as marcações com a requisições. Toda vez o médico pede para criança faz exames e retorna para ele emitir as requisições.
    3- As marcações se divide em 2 momentos:
    3.1- Terapia ocupacional; Psicopedagoga ; Psicologa.
    3.3- Fisioterapia; Fonoaudióloga.
    4- Tem pai que tem filho que necessita de tratamento só por optar por marcar para apenas uma criança.

    Para os pais isso não se faz necessário porque se é um tratamento continuo não precisava uma nova maração.
    Tem um outro porém todas crianças tem laudo de um neuro atestando a condição de saúde de cada paciente, mais a secretaria não aceita pelo simples fato de ser uma clinica particular.
    Os pais procuram o neuro em outro lugar porque Codó não tem profissional disponível para atender pelos SUS.
    A secretaria de saúde diz que não é necessário dormir pois alegam que não é necessário, mais que tá lá todos os meses sabe-se que se não for cedo não consegue marca porque o numero de fichas são poucos para as crianças que necessitam.
    Eles precisam colocar mais profissionais para atender a demanda.
    Os profissionais existentes:
    2- Fisioterapeutas.
    2- Fonoaudiólogo( Nesse ponto temos um problema porque apenas 1 profissional tem especialização para trabalhar com crianças especiais e outro profissional somente com adultos.
    1- Terapeuta Ocupacional. (Precisa mais de um profissional).
    1-Psicologa. (Precisa mais de um profissional).
    1-Psicopedagoga (Precisa mais de um profissional).

    Se aparecer algum profissional da secretaria para fazer uma reunião para conversar com os pais para resolver esse problema vamos ficar gratos.

  3. As imagens somente mostram a INCAPACIDADE ADMINISTRATIVA desse Grupo de Empresarios ávidos por Dinheiro: ZITO/FC que mandam e desmandam em Codó ha 12 anos. O povo imbécil que votou no ZITO e NAGIB merece e muito mais. Bem feiro para a maioria dos otarios de Codó que acreditan nesses FORASTEIROS.

  4. Desumano mesmo. Revoltante. Triste. A humilhação é tão grande que são dois dias desse sofrimento. Já não basta ter que passar a noite nesse sofrimento e perigo, ainda tem que ir dois dia todo mês?? Isso tem que acabar.

  5. O Nagib hoje é um menino de recado do malandro Zito. O mesmo desgoverno irresponsavel com o mesmo modus operandi camaleão da Paraiba e seus capachos. Merece o mesmo destino: O Ostracismo.

  6. Ele vai bater na porta de cada uma quando o período eleitoral quando estiver se aproximando. Como muito falam, Zito vai se candidatar para tentar novamente a vaga para prefeito e deixar nas mãos desse grupo que apenas pensa em sí. Nenhum deles tem misericordia dessas famílias que tanto precisa de ajuda. Em quanto para se aprovar uma lei pelos vereadores deveria passar pelo gestor Municipal, é preciso o aval do seu superior “o dono da cidade”, pois apenas o gestor é um fantoche para que o outro possa dar todas as cartas do jogo, é bem assim que eles devem encarar a prefeitura. Um jogo de milhões.

    Acorda Codó, vamos deixar de ser cegos e ao invés de ajudar a quem não liga para o povo, vamos pensar antes de votar e ajudar quem de fato quer fazer algo por todos nós.

  7. Tão fácil de resolver, aumenta as fichas para 100 ou 200 mesmo, faz o já o de app para a o população agendar ou até mesmo indo aos posto de saúde …

    Apesar de que no início vai ser tumultuado…mas com os das as coisas vão amenizando e a população sem ter que fazer isso ai…

    Gestão se faz assim e não fechando os olhos para os problemas crônicos!!

  8. Bem feito. Mas num ponto é legal vc conhece mais pessoas, levanta cedo que é um “dom” dos trabalhadores, sorri e achando como a vida da e bela. Coisas destes tipos.

Deixe uma resposta