Fale com Acélio

Protocolo de Classificação/UPA (click para ampliar)
Protocolo de Classificação/UPA (click para ampliar)

Diante da matéria publicada no Blog do Acélio, no dia 10/07/2013, sobre a demora no atendimento na UPA CODÓ, vimos prestar esclarecimento sobre a dinâmica do atendimento realizado nesta unidade.

A metodologia de atendimento utilizada pelas Unidades de Pronto Atendimento – UPAs, foi definida pela Portaria nº 2.048 do Ministério da Saúde, que propõe a utilização do acolhimento com classificação de risco.

Este processo é realizado por profissional de saúde, de nível superior (Enfermeiro), que se utiliza de protocolos pré-estabelecidos, com objetivo de avaliar o grau de urgência das queixas dos pacientes, colocando-os em ordem de prioridade para o atendimento.

A Classificação de Risco é um instrumento para melhor organizar o fluxo de pacientes que procuram as portas de entrada de urgência/emergência, gerando um atendimento resolutivo e humanizado. A classificação de risco é uma ferramenta que, além de organizar a fila de espera, tem também outros objetivos importantes, como: garantir o atendimento imediato do usuário com grau de risco elevado e informar o paciente que não corre risco imediato, assim como a seus familiares, sobre o tempo provável de espera.

Em todas as Unidades de Pronto Atendimento, o atendimento a pacientes se dá através do protocolo de Acolhimento com Classificação de Risco, ou seja, ao chegar à unidade o paciente é classificado de acordo com a gravidade de seu estado de saúde e não por ordem de chegada.

Em nossa compreensão, fica claro que esse método de atendimento é o que melhor atende às necessidades dos serviços de urgência/emergência, dando uma maior segurança ao usuário.

A demora no atendimento se dá, devido à grande demanda de atendimentos ambulatoriais existentes. Estes casos não são priorizados (verde e azul), como consta no quadro de classificação de risco (em anexo), levando a um tempo maior de espera.

Contudo, acreditamos que estamos no caminho certo, pois desde a inauguração da UPA CODÓ, já realizamos mais de 100.000 atendimentos, prestando um serviço de saúde de excelência, graças a uma equipe de profissionais altamente qualificados e comprometidos em atender bem a população codoense.

Dr. Francisco José Carvalho Duailibe                                 Ricardo Sérgio Araujo Lima

     Diretor Clínico da UPA CODÓ                                          Diretor Administrativo da UPA CODÓ

4 Respostas

  1. A diretoria da UPA de Codó e os profissionais de saúde que lá trabalham estão de parabéns, pois estão realizando um grande trabalho, oferecendo para a polulação codoense um atendimento humanizado, eficiente e com qualidade. Nós codoenses só temos que agradecer, pois estamos sendo tratados com dignidade e respeito.

  2. Hospital particular e que também atende Plano de Saúde a demora chega até 05 horas ou mais. Particular parece que pode. Mas a UPA e o HGM não pode. Essas pessoas que denunciam para o blog e também Alberto Barros (Alberto incentiva às pessoas à denunciarem) como se ele desse alguma solução. Isso só serve para alguma campanha para grupo do Francisco Nagib. A oposição não tem moral de falar de ninguém. Jeroan critica como se o Biné fosse algum exemplo, ele chegou até a dizer num passado bem próximo que filha dele não era para ser criada na cidade que tinha um Deputado pedófilo. Pé de Queijo já sabemos que ele é dirigido pelo Araújo Neto e olha que sua família trabalha no governo, imagine se o Zito fosse perseguidor. Alberto Barros que é apenas satisfazer à todo custo o FC Oliveira quem não lembra quando ele chamava Zito do melhor Prefeito etc, e ainda falava que o gás do FC não pesava 13kg. Criticam o HGM mas os funcionários do Grupo qualquer problema corre para o HGM, vocês não falam que tem uma Clínica equipada, se o HGM não presta como vocês falam porque vem pra cá?. Criticam e sempre estão lá, o9h HGM de nome doce. Será que a esposa do Sena Freitas fez parto cesariano no HGM sem anestesia, sem soro, sem nada, os blog defensores do Grupo FC nem falaram do atendimento bom que a esposa teve e nem citaram o nome HGM, mas se fosse ao contrário desciam a lenha. Vocês não estão pensando na população vocês querem é agradar o FC Oliveira. E essa de audiência é só para quem faz oposição, agora transforme essa audiência em votos, Alberto Barros, Pé de Queijo e Jeroan provaram do veneno de 100, 150 votos. Já estão dizendo que Acélio será candidato a Vereador na próxima eleição.

    1. Acélio TRINDADE, se tiver que concorrer à algo nos próximos anos, será candidato a juiz de DIREITO, promotor de Justiça, Defensor Público, Procurador-geral do Estado. Vereador NÃO, meu nobre Américo.

  3. A VERDADE MESMO É Q A CULPA DE TODA ESSA DEMORA NO ATENDIMENTO É DOS MÉDICOS, TEM MEDICO SAINDO ANTES DO HORÁRIO, MEDICO CHEGANDO ATRASADO PRA TRABALHAR, SE CHEGA NA HORA CERTA SÓ VAI COMEÇA A ATENDER DEPOIS DAS 8HS DA MANHÃ E OS PACIENTE QUE FIQUEM ESPERANDO A BOA VONTADE DO MEDICO IR PRO CONSULTÓRIO, SE O PACIENTE TIVER SENTINDO DOR, OS TÉCNICOS E ENFERMEIROS TEM QUE FICAR ADULANDO O MEDICO PRA ATENDER O PACIENTE, UMA COISA QUE É OBRIGAÇÃO DELES ATENDEREM, SEM TER A NECESSIDADE DE SER IMPLORADO. TEM MEDICO QUE VAI PRA UPA PRA ESTUDAR NA INTERNET , FICAM USANDO TABLET, CELULARES E COMPUTADORES PESSOAIS DENTRO DO CONSULTÓRIO AO INVÉS DE ATENDER O PACIENTE. OS MÉDICOS FAZEM O QUE QUEREM DENTRO DA UPA, JÁ QUE NÃO TEM DIRETOR CLINICO SEMPRE PRESENTE PRA POR ORDEM NELES. POIS O DIRETOR CLINICO DA UPA SO VAI LA UMA VEZ NA VIDA. SE CHEGAR LA AGORA PERGUNTANDO ONDE TA O DIRETOR CLINICO TENHO CERTEZA QUE NÃO VAI ACHAR DENTRO DA UPA.
    FINALIZANDO AQUI MINHA INDIGNAÇÃO: A UPA FOI UMA DAS MELHORES COISAS QUE JÁ VEIO PRA CODO, MAS ENQUANTO OS MÉDICOS QUE LA TRABALHAM CONTINUAR AGINDO ASSIM, TRATANDO O POVO COMO SE TIVESSE ATENDENDO NUM BANCO, OU NUMA LOJA, POIS SE ALGUÉM PROCURA A UPA É PQ TA REALMENTE PRECISANDO, E NÃO PRA PASSEAR LA DENTRO, A UPA NUNCA VAI SER UMA UNIDADE DE ATENDIMENTO RESOLUTIVO E HUMANIZADO, POIS DEPOIS QUE PASSA DESSA TAL CLASSIFICAÇÃO DE RISCO AI QUE COMEÇA OS PROBLEMAS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADES