Diretor da UPA faz esclarecimentos sobre motivos da demora no atendimento à pacientes

Direção da UPA
Direção da UPA

Depois da denúncia dando conta da longa espera que têm enfrentado pacientes que procuram atendimento na UPA de Codó, conversamos por telefone com o diretor-administrativo, Ricardo Lima.

Ele disse que reuniu os médicos e juntos fizeram as contas considerando o número de médicos (4 por dia nos consultórios), o tempo que cada um é obrigado à trabalhar no plantão (20 horas) e o número de pessoas que passam diariamente pela Unidade de Pronto Atendimento.

Ricardo disse que o resultado é de que por dia, no mínimo, 320 pessoas são atendidas pela UPA.

“Um médico atende 24h, se ele atende 1 paciente a cada 15 minutos, a cada 1 hora ele atende 4 pacientes, cada consulta é 15 minutos, no mínimo, no mínimo, consulta com qualidade para o paciente, em 20 horas ele atende 80 pacientes, vezes 4 médicos que nós temos nos consultórios está dando  320 pacientes por dia e ele (médico) está dormindo só 4 horas”,

Pelo Conselho de Medicina, que a gente respeita, um médico a cada 6 horas ele tem que ter  1 hora de descanso, então durante 24h ele tem que ter, no mínimo, 4 horas de descanso”, concluiu

POPULAÇÃO PRECISA ENTENDER

O diretor informou que o atendimento na UPA segue, rigorosamente,  protocolos médicos que não são estabelecidos, nem criados,  pela unidade.

Ao dar entrada, o paciente passa pelo controle de risco  recebendo uma cor que determina seu estado de saúde e, claro, o tempo estipulado pelo protocolo para que chegue à um médico plantonista.

Quem recebe a cor azul, na classificação de risco, por exemplo, pode esperar até 4 horas por atendimento.

“As vezes vem fazer uma consulta, um exame ele é classificado como AZUL, se você vai chegando num AMARELO, um atendimento de  VERDE ou de gravidade, o AZUL vai ficar lá atrás. Pelo protocolo médico você tem um controle, por exemplo o AZUL ele tem até 240 minutos, ele tem que ficar esperando, no máximo 4 horas, ele só pode ser atendido depois que todos forem atendidos” destacou

CAMPANHA INFORMATIVA

Ricardo Lima disse que vai procurar TVs e rádios locais para fazer a população assimilar melhor a forma de atendimento da UPA, pois, entre outras coisas, além de ter que seguir os protocolos, a unidade está enfrentando uma super procura, lotação, o que influi diretamente no tempo de espera por atendimento.

“A demora, justamente, Acélio, é em cima disso. Nós fizemos os cálculos, se um médico atende durante 20horas (por plantão) ele só vai atender no máximo 80 pessoas, um médico”

 “O que a população não tá aceitando é que as vezes chega gente com febre, com diarreia,  mas tem 4 pacientes no mesmo estado, então você atende 4 chega 10, você atende 10 chega 20,  entendeu? Então tá um processo que toda pediatria tá vindo pra cá”,

“A gente tá com uma média de 350 pacientes/dia, tem 390, tem 382/dia, então a gente vai ter que informar à população o que tá acontecendo, mostrar os protocolos. A gente tá muito acima (da capacidade)”, concluiu

Resumindo a situação, o diretor chegou a dizer “a gente tá fazendo milagre”.

18 comentários sobre “Diretor da UPA faz esclarecimentos sobre motivos da demora no atendimento à pacientes”

  1. O atendimento da UPA é de Excelência! Qualidade indiscutível.
    Sempre que precisei levar alguém lá, não houve o que reclamara do atendimento e qualidade.
    Apenas da última vez que precisei houve uma demora de mais de 03 horas para atendimento de criança, e a fila era enorme. Após, postagem minha no facebook reclamando da demora, em menos de 20 minutos houve o atendimento.

    Fora esse episódio não há o que reclamar da UPA.

    Agora, se o número de médicos está insuficiente para a demanda de pacientes, muito simples, não é necessário fazer milagre, basta contratar mais médicos e profissionais, pois, tenho certeza que há muitos bons profissionais precisando de emprego.

    O Estado do Maranhão tem dinheiro, e muito, para isso.

    É de se parabenizar o esforço da atual equipe no sentido de manter a qualidade no nível que está. Mas, já há um pequeno indício de problema, que não se for apenas justificado com números, mesmo que reais, amanhã será tarde demais e os problemas serão muito maiores.

    Pagamos muitos tributos e temos crédito para pagar uma saúde de qualidade ótima, e é isso que nós cidadãos pleiteamos.

    Que a direção da UPA continue fazendo seu bom trabalho e que consiga junto a Governadora e Secretário de Saúde contratar mais profissionais para manter no nível de qualidade.

    1. Mais se toda UPA desse porte só tem 4 médicos, porque que a de Codó deveria ter mais? tá faltando é uma Hospital no município que divida a sobrecarga de pacientes com a unidade do estado, você não acha Tomé?
      Porque então que o municipio que só tem 1 ou no maximo 2 não faz essa contratação?

  2. Tome Mota, primeiramente, agradeço pelo seu reconhecimento ao trabalho que a Diretoria e todos os funcionários vem desenvolvendo aqui na UPA, mas infelizmente, não podemos contratar mais médicos, pois segundo a portaria 1020 do Ministerio da Saúde, a nossa UPA é do tipo porte II, podendo ter somente 04 consultórios médicos, sendo 02 médicos com especialidade em Clínica Médica e 02 médicos com especialidade em Pediatria e 01 Médico Intensivista na sala vermelha (Emergência) e que temos a capacidade para atender até 300 pacientes por dia. Como estamos acima dessa capacidade, é inevitável o aumento no tempo de espera.

  3. Este Sr. TOME MOTA É MUITO ENGRAÇADO. ELE DIZ “SEMPRE QUE LEVEI AS PESSOAS LÁ FORAM ATENDIDA SEM DEMORA” VC JÁ PRECISOU DE UM ATENDIMENTO SEU? VC QUE ESTAVA DOENTE? ENTÃO AMIGÃO BAIXA A BOLA, O DIA QUE VC…MAS VC PRECISAR VAI ME AGRADECER POR TER PUXADO A SUAS ORELHAS. aBRAÇÃO.

  4. Justiça seja feita,a verdade tarda mais não falha,a Upa é realmente a salvação de Codó,não sei nem o que seria dos codoenses sem a Upa.

  5. Ainda bem que você agora falou o que realmente está acontecendo meu amigo Acélio,lá na upa as coisas funcionam,o problema é que a saúde do município não está nada bem,então dessa maneira toda a população está se encaminhando para ser atendida e medicada na upa.

  6. Acelio em todo lugar que nós chegamos para sermos atendidos existe filas,seja em repartições públicas ou privadas,na upa não poderia ser diferente,de ter fila tem mais eu nunca fui lá para não ser atendido e bem atendido,os remédios não faltam então creio eu que a upa é o melhor caminho para nós do Codó.

  7. Acelio em todo lugar que nós chegamos para sermos atendidos existe filas,seja em repartições públicas ou privadas,na upa não poderia ser diferente,de ter fila tem mais eu nunca fui lá para não ser atendido e bem atendido,os remédios não faltam então creio eu que a upa é o melhor caminho para nós do Codó.

  8. Estive na uPA ,cinco vezes para consultar minhas duas filhas que estavam doente,gostei do atendimento e vi que é tudo diferente do hgm,vi quee tudo funciona mesmo.

  9. A UPA foi a melhor coisa,o melhor presente que ganhamos em Codó nos últimos tempos,pena que não ganhamos um hospital novo também,parabéns para o povo que trabalha na UPA.

  10. Sr. Doente. Já levei meu pai. amigos e o último atendimento a que me referi no texto, foi do meu filho. Todos foram muito bem atendidos. O tema em debate é somente a demora no atendimento.Aproveite que o Sr. está doente e vá até a upa codó! Este espaço é para debates sérios… para brincadeiras sugiro que o Sr. compre um Dvd do Patati Patatá! Abraço.

  11. Prezado Sr. Ricardo Lima, sabemos das limitaçõoes técnicas que impedem e expansão. Mas, o sentimento dos pais e das mães que aguardam na fila sempre será de reclamação, é normal. É situação corriqueira de quem trabalha com o serviço público vivenciar tais situações de críticas e elogios. Por fim, jamais poderemos nos acomodar… O Estado do Maranhão tem muiiito verba pública para construir quantas upas, hospitais quiser e não pode se limitar a critérios que não condizem com a realidade. Outra solução é melhorar o sistema de saúde gerido pelo Município, este sim merece atenção….

  12. a verdade doi! mensalao, mensalinho na pref., estado e gov. federal pode! lalau roubar 170 milhoes pode! tudo pode! menos ter mais medicos ! é brincadeira mermao?! esse nosso brazil brazileiro! o ruim e bom e moda. e o bom e ruim e careta! tome mota nao ofendeu binguem,. so falou a verdade. ta di parabems

    1. Concordo, não ofendeu, mais levanto a mesma indagação, porque ninguém cobra do município a contratação de mais médicos, medicamentos, materias, porque essa inveja toda da UPA, ela veio para somar pessoal, porém, o município é tão egoísta que não compreende isso e faz esse jogo de disputa, todos devem fazer sua parte, e os babões do município acordar para esta realidade e cobrar do município o direito preconizado pelo SUS, os postos não funcionam, não tem medicação, aí meu amigo, é impossivel não lotar a única válvula de escape que é a UPA, o resultado é esse, a superlotação afetando a qualidade do serviço.

  13. Caro Acelio você tocou em um ponto muito importante ,pois a UPA é só propaganda enganosa uma vez que não resolve muitas coisas. Até a eleição como os médicos eram protegidos de um vereador e não trabalhavam , passando a eleição estão sendo obrigados a trabalhar, naquela época atendiam 120 pacientes por dia e agora atendem 300 e estavam muito mau acostumados ; por isso estão fazendo corpo mole.

  14. ê povo invejoso, e para não desanimar a equipe médica com tanta inveja, vai aí uns agradecimentos para os médicos de meu gosto: Dr. Eudes Simão, pela paciência, persistência e carisma, Doutora Ivone pela preocupação constante com o tratamento que as famílias dão as suas crianças, não medindo esforços para vê-las curadas, Dr. Marcel pela insistência em tratar e curar seus pequeninos, Dr. Francisco Oliveira pela calma e atenção com que trata sua clientela, dr. Wellington pela atenção aos pacientes, em especial os idosos, sempre tirando um sorriso em meio a dor, Doutora Socorro Coutinho pela perseverança e atenção em ouvir toda a queixa do paciente, ultrapassando inclusive os 15 minutos com o paciente, anamnese perfeita e completa, Dr. Igo, Junior Oliveira, Paulo André, Jurandir por estarem sempre a disposição dos pacientes mais urgêntes nas salas vermelha e amarela, estes ficam no anonimato para muitos que visitam a UPA, mais que estão ali assistindo, acompanhando e lutando pela vida dos enfermos mais graves, também aos que não citei, pois todos tem sua participação e fazem com que rápido ou devagar esta Unidade caminhe sem parar. sempre em frente…Parabéns queridos médicos.

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