Fale com Acélio

O deputado federal Domingos Dutra (SDD/MA), exigiu através de documento enviado ao interventor da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), Marcos Alexandre e ao promotor da Comarca de Curionópolis, Hélio Rubéns, transparência das ações judiciais e administrativas que estão sendo tomadas para o fim da intervenção no garimpo de Serra Pelada, que já dura quatro meses.

Em outubro do ano passado, o deputado teve uma reunião com promotor Hélio Rubéns e com o interventor, Marcos Alexandre, onde foi acordado que seria passado para o deputado Domingos Dutra, para o deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA) e para o Ministério Público, relatórios onde mostraria o que está sendo feito durante a intervenção com duração de seis meses, mas de acordo com o deputado, nada lhe foi entregue até o momento.

No requerimento o deputado pede ao interventor e ao promotor, informações sobre a situação financeira da empresa canadense, Colossus Minerals, ações judiciais e administrativas propostas no período da intervenção e sobre o futuro da Coomigasp.

Na ocasião, o deputado pede ainda para que o interventor informe um dia para a vistoria no interior da mina.

 “Eu tenho interesse e necessidade de acompanhar os procedimentos que estão sendo feito pela empresa canadense Colossus Minerals”. Completou.

Na última visita feita ao garimpo, no dia 15 de janeiro, o deputado não visitou a mina por conta do atraso de voo causado pelo mau tempo e pelo atraso do interventor, que não compareceu ao local.

Durante a visita em Serra Pelada o diretor administrativo, Alexandre Cancian, informou que as ações da empresa despencaram no mercado canadense, o que causa dificuldades em obter recursos para a conclusão das obras. Recentemente o deputado obteve informações de que não há nenhum diretor da mineradora no Brasil e que o canteiro de obras está sendo desmontado.

“É necessário que o governo federal e o governo do estado do Pará adotem providências urgentes para evitar uma tragédia em Serra Pelada. É evidente que a empresa Colossus está em processo falimentar e poderá abandonar a mina para propositalmente causar um desmoronamento e dificultar investigação sobre contrabando de minério”, salientou.

O deputado Arnaldo jordy e o deputado Dutra estão articulando uma reunião para o próximo dia 10 em Belém com o Ministério Público estadual, Departamento Nacional de produção Mineral (DNPM) e o governo do estado do Pará em busca de soluções para os garimpeiros de serra Pelada, já que dos 38 mil garimpeiros 25 mil são maranhenses

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias