Fale com Acélio

Consultório no Bairro Nova Jerusalém
Consultório no Bairro Nova Jerusalém

Os problemas na área da saúde também atingem um serviço pouco falado pela mídia, mas que nos últimos dias também tem se destacado por conta das reclamações, que vêm surgindo cada vez  maiores e mais frequentes, da população.

No Codó Novo, o bairro com maior número de habitantes da cidade, cerca de 18 mil segundo levantamento da FUNASA,  a dona de casa, Josilene Rodrigues Lisbino, contou-nos que há 30 dias procurou tratamento dentário para ela e as duas filhas no posto do bairro.

 “Mas só que não tinha né, aí me informaram que somente no PAM aí eu procurei não só pra mim, mas também para minhas filhas aí eu teria que dormir, no caso dificulta né (…) TAMBÉM NÃO DÁ PRA DORMIR? – perguntei –  Não dá, porque eu também tô grávida né”, respondeu

Um mês depois a situação continua a mesma e a família dela, que encontrei na porta do posto,  sem tratamento.

 “Sem o tratamento ou recorrer produtos, tá comprando em farmácia, tipo assim, pra tá ajudando porque a gente precisa né”, completou com certa insatisfação

A direção informou que os casos de tratamento odontológico que chegam ao posto estão sendo encaminhados para postos mais próximos ou para o CEO – Centro de Especialidades Odontológicas.

NO NOVA JERUSALÉM

No Nova Jerusalém o serviço está sendo oferecido. A reclamação é  contra o número de consultas diárias que não passa de 12. Como a demanda é muito maior, conseguir uma ficha, segundo a moradora do bairro, Maria rita Rodrigues de Lima, com quem conversamos, exige muito sacrifício. O cidadão precisa dormir na fila.

 “Tem que dormir lá de um dia pro outro pra conseguir uma ficha (…) você sai de casa 4h da manhã chega lá já tem mais de 10 pessoas tem que voltar noutro dia”, denunciou

NO CEO

Também encontramos reclamações contra o Centro de Especialidades Odontológicas que fica no centro da cidade. O problema é a falta do plantão no sábado e no domingo que já existiu. A falta do serviço foi confirmada  por nós com atendentes do local. Segundo informações o atendimento agora é  só de segunda à sexta-feira, manhã e tarde.

Em busca de respostas,  estivemos com o coordenador do programa Saúde Bucal, o odontólogo Guilherme Marinho, que, gentilmente, nos recebeu e até gravou entrevista.

PALAVRA DO COORDENADOR

Segundo ele, não há previsão de aumento do número de consultas para o bairro Nova Jerusalém uma vez que isso só seria possível com mais uma força de atendimento. Lá existe apenas uma equipe de odontologia porque é proporcional  ao número de equipes do Saúde da Família  (Tipo assim – se tem 1 de médicos da família, tem 1 de saúde bucal e assim sucessivamente).

Também não há previsão  para o retorno do plantão de fim de semana no Centro de Especialidades Odontológicas porque o município pode escolher se oferece ou não este tipo de serviço. Dr. Guilherme explicou que o plantão foi retirado também porque muitas pessoas estavam confundido as coisas – queriam fazer meras consultas, quando o plantão era para emergências extremas (casos de grande dor, cirurgias emergenciais, etc…)

Quanto à falta de consultas e tratamentos no bairro Codó Novo o coordenador do Saúde Bucal  disse que o consultório do posto é antigo demais, tanto que não há mais peças de reposição para sua manutenção. Por conta disso, está desativado. Garantiu que o governo municipal está se mexendo para conseguir novos consultórios.

“O atendimento foi prejudicado porque não havia peças de reposição para fazer a manutenção do consultório, mas pra isso a gente está adquirindo um novo consultório odontológico, não só de lá como a gente tá fazendo a substituição aos poucos de todos os consultórios”, disse Guilherme Marinho

DEPENDE DA LICITAÇÃO

O coordenador explicou que o dinheiro para a aquisição de três novos consultórios ( Codó Novo, CSU no bairro São Pedro e BORBOREMA no Santo Antonio) já está garantido. A compra está dependendo apenas da licitação a ser feita pela Prefeitura de Codó (não deu data).

7 Respostas

  1. Porque o prefeito não coloca o …30 para trabalhar na sua profissão?
    Assim, poderia haver mais pessoas para atender os pacientes. Vai …30,
    vai, o povo agradece.

    1. Taí uma boa idéia. Assim estaria comprovando que ‘gosta’ de ajudar ……… não só administrativamente, mas ‘atuando’ na sua profissão em benefício do povo e sem interesse pessoal

  2. O pior é que tem gente que desde que …………. abandonou a profissão e não arrancou mais um dente, e o mais engraçado é que o patrimônio subiu vertiginosamente. Não consigo entender como uma pessoa abandona a profissão e mesmo assim vira milionário. Guenta Cuduó!

  3. É doidão esse primo do Zé Matraca. Vou dar um exemplo para esse doidão.
    Pegue um gato, coloque de costas uns 30 centímetros do chão e veja, ele
    cai em pé e isso tem um nome, o PULO DO GATO. Tai primo do Zé Matraca,
    o homem aprendeu o PULO DO GATO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADES