DOR E SOFRIMENTO – Há 17 dias mulher de perna quebrada espera cirurgia por falta de equipamento no HGM

A técnica de enfermagem (desempregada) Maria das Dores de Sousa, de 54 anos, caiu em casa, na Trav. Agenor Monturil, 188, bairro São Sebastião, e fraturou o fêmur esquerdo, há, exatos, 17 dias.

24h na mesma posição - Quando tenta se levantar, GRITA de dor
24h na mesma posição – Quando tenta se levantar, GRITA de dor

Passou 4 dias dentro do Hospital Geral Municipal de Codó, foi encaminhada para um hospital de Presidente Dutra, onde ficou mais 7 internada e após receber a  notícia de que as cirurgias estavam suspensas por falta de material,  retornou para casa onde, desde então, passa dia e noite na mesma posição, deitada, sofrendo dores fortes com o osso da perna quebrado.

“Muita, muita dor, já chorei bastante, muita dor…GRITA?  grito, não sei o que fazer”, disse em entrevista ao Jornal do Maranhão, TV Mirante.

NA DOR, ELA NÃO ESTÁ SÓ

Infelizmente, ela não está só nesta angústia.

Investigando mais a fundo a situação descobrimos que dona Maria das Dores representa apenas um dos casos de codoenses que precisam enfrentar os transtornos de uma viagem longa, para Presidente Dutra ou Coroatá, com o intuito único de fazer uma cirurgia deste tipo (no fêmur).

A direção do HGM nos informou que aqui, realmente, não é possível realiza-la porque falta um equipamento que auxilia o médico ortopedista na hora da cirurgia. É o chamado Intensificador de Imagem, que custaria em torno de R$ 350.000,00 e o município não tem condições de compra-lo.

“É um aparelho que só temos em Coroatá e em Presidente Dutra, nós não temos Intensificador de Imagem. Estamos com um projeto pra comprar para o próximo ano a gente já estar com este aparelho aqui pra resolver todos esses casos de alta complexidade com ortopedista aqui em Codó”, justificou Raimundo Lisboa, diretor do HGM.

E DONA DAS DORES?

Especificamente sobre o caso de dona Maria das Dores o diretor fez uma ligação para ela na frente da equipe da TV Mirante,  se dispôs a interna-la novamente e tentar uma cirurgia para a próxima quarta-feira (3 de dezembro) em Coroatá.

“Tô aguardando ela me retornar a ligação pra ir pedir ao motorista da nossa ambulância pra ir pegar ela em casa, pro médico ortopedista fazer a internação dela aqui e a gente fazer um acompanhamento com o especialista, que é o Dr. Jordânio, pra que nós possamos resolver o caso dela lá em Coroatá”, garantiu Lisboa

CRÍTICAS

O diretor fez críticas ao comportamento da paciente em questão dizendo que ela foi influenciada por duas amigas (ligadas ao grupo de Biné Figueiredo) a deixar o HGM e buscar atendimento em Presidente Dutra. Se a transferência, à pedido, não tivesse ocorrido é possível que ela já tivesse sido levada à Coroatá.

“É uma questão política, também”, frisou várias vezes o diretor.

Dona das Dores não entrou no mérito, mas discorda da opinião de Lisboa uma vez que antes de ser transferida ela passou, realmente, 4 dias e não fez qualquer cirurgia no HGM.

Enquanto aguarda uma solução, segue suportando as dores e reclamando do serviço público de saúde na região.

Que tomasse uma providência, o governo fizesse alguma coisa porque é muito sofrimento não só meu como de tantas pessoas que eu vi sofrendo há 60 dias, internado lá numa cama, sem parar, e sem ninguém fazer nada, queria que fizessem alguma coisa porque desse jeito não pode ficar não”, apelou indignada com seu sofrimento

21 comentários sobre “DOR E SOFRIMENTO – Há 17 dias mulher de perna quebrada espera cirurgia por falta de equipamento no HGM”

  1. Isso e uma falta de vergonha e de compromisso com o povo, jogar os doentes as tracas por causa de um equipamento que o municipo nao pode comprar, ha tenha paciencia seu prefeito.

  2. É uma palhaçada a pessoa passa 4 dias com a perna quebrada no HGM sem ser operada, e esse vem me dizer que ela saiu por questões políticas esse senhor só deve ser isso é um absurdo ou comentário infeliz que ele fez,a saúde de Codó vai de mau a pior.

  3. ESSA É A SAÚDE PREMIADA COMO A MELHOR DO MARANHÃO, O POVO QUE VOTOU NESSA SAÚDE TEM QUE ESPERAR POR ISSO MESMO.

    EU FICO ALEGRE.
    KKKKK

    NÃO COM O SOFRIMENTO DESTA MULHER!

  4. Bom dia!

    Queria o que diretor? que ela continuasse no HGM sem nada ser feito e sofrendo de dor? Realmente é uma pena que a Saúde da nossa cidade tenha chegado a uma situação tão precária. Independente de politica ou não, somos todos iguais e devemos ter o mesmo tratamento, afinal todos pagamos os impostos que deles sai os salários de vcs.

    O que esperamos e q seja tomada providencias! Acredito que esse caso não seja isolado, pois existe muitos outros… infelizmente!

    E é uma pena ver que o povo de Codó tem que esconder seus nomes por causa dessa bendita politica por medo de perder seus empregos..

    #Indignada

  5. TEM que Acabar com essa Onda de Acusar Gestão Passadas em Codó.Quem Administra os Recursos do SUS e Outros Convênios da SAÚDE é a Gestão da Nossa Gente.essa Conversa de Fez ou não Fazer quem Esta no Poder São Vocês que Foram Eleitos. e Ocupando Cargos de Confiança ou Comissionados em uma Nova Administração que se DIZ da NOSSA GENTE em Codó.Eleição já Passou é Hora de Trabalhar seja na Saúde ou em Outros Órgão Públicos Municipais,Chega de Ficarem Maquiando uma Saúde que Todos Sabem em Codó que Tudo que estão Fazendo é na Base do Improviso.Faltando Tudo desde Esparadrapo,Seringas,Gases,Luvas,Anestésicos, Aparelhos. todos Sabem que Nada TEM.Toda Conversa ou Desculpa é Levar de Ambulância para Dr.Coroatá-Ma, ou Dr.Presidente Dutra-Ma,ou Dr.Caxias-Ma,ou Dr.Teresina-Pi.Enquanto isso são Filas no HGM,CAM.e o povo Morrendo ou Gemendo de Dor.Chega de Tanto Esperar? Porquê nada Vão Resolver Todo DIA é a mesma Coisa,Sofrimento.

  6. ESSE AINDA TEM O ………… DE DIZER QUE A SECRETARIA DE SAUDE TÁ SEM RECURSOS PRA COMPRAR O APARELHO,É MUITA FALTA DE VERGONHA DE QUEM ESTÁ A FRENTE DESSE GOVERNO,PREFEITO, ACORDA FAÇA SUA PARTE O POVO TÁ SOFRENDO.

  7. Essa é realidade da saúde pública no Brasil.Esse SUS é Uma vergonha e o pior é que nenhum órgão competente não toma nenhuma atitude.Sabe pq?Não e um filho de político é só uma senhora trabalhou sua vida toda honestamente.

  8. Cadê aquele pessoal que ganha dinheiro da prefeitura sem trabalhar, que vive defendendo o atual prefeito que não vem aqui no blog dizer alguma coisa? Cadê aquele monte de puxa-saco do prefeito que não aparece aqui pra defendê-lo?

    O atual prefeito é de uma incompetência sem tamanho, esse prefeito não tem competência sequer pra organizar o trânsito na cidade.

    É um incompetente sob todos os aspectos.

  9. Bando de incompetentes, dizer que não tem dinheiro é uma piada sem graça, claro que tem e muito, é só olhar na rua Léa Archer que vcs vão ver, e no Novo Milênio.

Deixe uma resposta