Fale com Acélio

Dr. Fço. Mendes

O advogado, Francisco Mendes, presidente da OAB/MA, subseção Codó, concedeu entrevista ao blogdoacelio no último fim de semana, quando, na oportunidade, nos revelou que poderá ser candidato à prefeito em 2012.

“Nós temos hoje diversos candidatos aí na praça e nós fomos candidatos na última eleição, então nós temos tudo pra sermos candidatos na eleição que vem também. Condições de trabalho temos, temos experiência, respeitamos todos os candidatos, nós não nos sentimos inferiores à nenhum candidato”, afirmou

CRÍTICAS

O advogado fez críticas severas à grupos políticos que estão mandando fazer pesquisas de opinião do eleitorado sem colocar para julgamento dos entrevistados nomes de ex-candidatos, citando a si como exemplo e ao colega Arlindo Salazar, também ex-candidato a prefeito no último pleito.

“Infelizmente é uma forma de querer tendenciar a população a votar em determinadas pessoas. O correto é colocar os nomes das pessoas que foram candidatos na última eleição pra saber se a população quer que, realmente, ele seja candidato. O ideal é que se busque colocar diversas opções que o município deve ter como candidato à prefeito’, ressaltou

MÍDIA ERRADA

Para Dr. Mendes outro problema acontece quando os grupos fazem a divulgação na mídia dessas pesquisas. Trata-se, na opinião do jurista, de uma tentativa de induzir o povo à pensar em determinados candidatos.

“Então há uma tendência nessas pesquisas no sentido de que eles entendem que devem ser colocados, ao contrário, deveriam colocar o nome de todos os candidatos, aqueles que foram candidatos na última eleição e que tenham a pretensão de serrem candidatos. O município precisa de opções”, destacou

JUSTIÇA NA DIVULGAÇÃO

Juridicamente argumentou que a lei faz exigências e proibições sobre estas divulgações no período eleitoral, nada diz sobre divulgá-las fora de tal período, mas apesar de não haver problemas com a legislação há uma certa falta de ética, e explica:

“O correto, na verdade, é que os grupos procurem fazer suas pesquisas, mas não procurem tendenciar o eleitorado. O correto, eticamente, quem quer ser candidato prefeito, faça sua pesquisa, mas não deve usar os meios de comunicação para tentar influenciar a vontade dos eleitores”, disse Mendes complementando.

“Algumas pesquisas tem sido divulgadas aí, digamos, a nível da mídia local, elas não têem um fundamento que deveria ter porque elas estão buscando tendenciar o eleitorado para um determinado candidato e isso não é correto”, concluiu

9 comentários sobre “Dr. Mendes critica pesquisas de intenção de voto para 2012”

  1. Drº Mendes está corretíssimo em suas colocações, e o próprio Zito fez muitos eleitores deixarem de ser bestas.. pois foi uma esperança que virou decepção.
    Agora muitos vao saber escolher melhor..

  2. O companheiro Mendes é sempre bem ponderado em suas opinões. Os Grupos que dominam a mídia de Codó, veem, sistematicamente, esquecendo os nossos nomes nas pesquisas eleitorais.Fomos candidatos e estamos na disputa nas próximas eleições (quem decide é o povo.
    A grande contribuição da mídia seria no sentido de organizar uma série de debates envolvendo os pré-candidatos.
    A divulgação da pesquisa feita pelo Vereador é precipitada,parece atitude de quem está muito preocupado.Ainda que fosse verdadeira 31% para o primeiro colocado, estando no poder,é muito pouco. Há uma tendencia de outros nomes crescerem e este continuar estagnado.

  3. Concordo com Arlindo. por que não o nome do Arlindo e o Pedro Belo. Pedro foi candidato a Deputado e teve uma excelente votação.Esse nome é essencial para prefeito.Agora Zé Francisco? Chiquinho do SAAE? DA PROXIMA VEZ COLOQUE O NOME DE Arlindo.Pedro Belo, Zé inacio,Araujo Neto e do Advogado Mendes.

  4. Chico mendes teve aproximadamente 300 (trezentos) votos para Prefeito, com uma votaçáo inexpressíva dessa ele tem mais é que parar de falar bseteiras

    1. Lima e Ronaldo. procurem fazer algo de útil em seus comentários.
      O fato de Dr. mendes ter obtido uma determinada votação na Eleição de 2008, não desmerece a qualidade de sua opinião.
      Sinceramente por existirem pessoas do tipo de vocês é que o mundo nao evolui. Temos sim que ter uma pesquisa mais séria para que a poopulação pode avaliar todos os candidatos.
      A entrevista de Dr. Mendes, com certeza já está incomodando muita gente ( os coronéis, os grupos políticos atrasados e seus puxa-sacos).

  5. concordo com Arlindo Salazar e o Mendes, democracia é pra ser exercida e não pra ser manipulada, pois quem decide é povo só a ele diz respeito é louvável a intenção dos companheiros para 2012. afinal de contas, é preciso inovar testar novos nomes chega de coronelismo,tanto codó como timbiras podem melhorar muito mais sem depender destes politiqueiros.

    VAMOS AMIGOS LUTEM!

    OBRIGADO,
    EDIVALDO BAYMA
    DIRIGENTE SINDICAL.

  6. Senhores blogueiros, estive fazendo uma pesquisa na internet, sobre esses dois institutos de pesquisas (IPEN Instituto de Pesquisa Nacional e Marketing Instituto de pesquisa de Opinião)e pra falar a verdade nem um nem outro existe, porque se não está na internet não existe principalmente por se tratar de um instituto de opinião aplicada.por ex. procure Ibope, data folha, etc, que iremos encontrar com a maior facilidade, por isso eu acho muito cedo essas brigas de ibope e tentar mundar a opinião do eleitor tão cedo, mostre trabalho e competencia que os frutos virão.
    Sobre Dr. Mendes acho que ele tem toda razão quando diz que pesquisa tem colocar todos os pre-candidatos e tambem aqueles que de uma forma ou outra já foram candidatos, só assim teremos condições de avaliar melhor os candidatos.
    Vamos votar em competencia, honestidade, comprometimento com o povo e não quem tem mais dinheiro ou quer ganhar mais.

  7. Caros Amigos amigas. Agradeço a todos vocês pelos elogios e críticas expostas nos comentários a respeito da entrevista dada por mim ao blog do acélio sobre pesquisas de intenção de voto para 2012.

    Somente busquei na entrevista expor um tema que não estava sendo discutido pela sociedade codoense, o qual está sendo tão explorado pela mídia local, em benefício de alguns candidatos em detrimento de outros.

    Por fim sempre que necessário, estarei contribuindo com minha opinião, para que a nossa cidade possa melhor refletir sobre seus problemas de maneira séria e responsável.
    Abraço a todos. Dr. Mendes

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias