Fale com Acélio

Uma equipe de cinco professores do município de Codó recebeu o certificado de competência didático – pedagógica, na cidade de Gramado-RS, por alcançar 100% de alfabetização no primeiro semestre de 2012. A premiação dos educadores codoenses na cidade da serra gaúcha foi resultado do Programa Correção de Fluxo Escolar na Alfabetização em parceria com o GEEMPA (Grupo de Estudos sobre Educação Metodologia de pesquisa e Ação) e a Prefeitura Municipal de Codó, por meio da Secretaria de Educação.

Acompanhadas da educadora Ana Lúcia Ramos – Coordenadora Pedagógica do Programa Correção de Fluxo/ GEEMPA, as professoras Joelma de Abreu, Jesus Rios, Cleris Carvalho, Iranice de Oliveira Silva e Silvania Lúcia, receberam as justas homenagem por terem alcançado o feito de alfabetizarem 100% de seus alunos, comprovadamente, através da gravação da leitura e produção dos textos escritos/lidos pelos estudantes em apenas um semestre. Das seis professoras que atingiram este privilégio em todo o estado do Maranhão, cinco pertencem ao município de Codó.

O Programa Correção de Fluxo Escolar na Alfabetização, em parceria com o GEEMPA, tem como objetivo Alfabetizar alunos que ainda não estão inseridos no mundo das letras e números, com atividades que englobam múltiplas leituras e estão presentes nos jogos, nas músicas e nas dramaticidades dos textos. As atividades visam tornar os estudantes em cidadãos que pensem, critiquem, sintam-se responsáveis, capazes de expressar seus sentimentos, ideias, opiniões e relatar suas experiências, interpretando-as de maneira clara e objetiva. O programa está em Codó dsde 2010, inicialmente com apenas 25 professores, hoje este número fora ampliado para 62 docentes. Durante todo este período de trabalho efetivo, mais de 2000 alunos já foram contemplados com a inserção no mundo das letras e cálculos.

De acordo com a Coordenadora do GEEMPA em Codó, Ana Lúcia Ramos, a metodologia Geempiana faz a diferença na evolução da educação no Brasil. “Tenho 19 anos de atividade no magistério e ainda não havia vivenciado uma metodologia que fosse tão eficiente no que tange a leitura e a escrita em relacionamento aluno/aluno, aluno/grupo e aluno/professor, além do contato inicial denominado aula entrevista, pois é o grande diferencial do momento da primeira abordagem ao discente. Nesta metodologia não há espaço para cadeiras enfileiradas e círculos sem contexto. Os alunos aprendem no grupo (grupo áulico) formado a partir da eleição entre alunos, onde eles aprendem que a freqüência é muito importante, pois se um aluno falta a aula ele deixou de aprender e também deixou de ensinar ao seu grupo”. Afirmou a educadora.

A merenda pedagógica é outro destaque relevante nessa didática. Ao invés de o aluno ficar ocioso na hora do recreio, na sala Geempiana é diferente, constitui-se outro momento de aprender, onde a solidariedade é praticada no ambiente pedagógico. No ano de 2012, o núcleo do GEEMPA em Codó apresentou resultado satisfatório: quase todas as turmas estão com 100% de aproveitamento. O município recebeu expressivos elogios da presidente do GEEMPA, Dra Esther Pillar Grossi.

Como o resultado do trabalho do núcleo da GEEMPA em Codó ganhou destaque nacional, algumas professoras responsáveis pelos 100% de alfabetização no primeiro semestre de 2012 fizeram questão de expressar suas considerações e agradecimentos ao Prefeito Zito Rolim e a Secretaria de Educação.

“O ano de 2012 me trouxe uma grande surpresa: ter sido convidada para trabalhar no Geempa. Foi um presente maravilhoso, pois trabalhar com o pós construtivismo veio em uma hora fundamental em minha vida. Fez com que surgisse no fim do túnel uma luz dando me força para prosseguir buscando atingir o melhor desse processo de alfabetização.

Sabemos que alfabetizar é uma tarefa muito difícil, mas com essa nova metodologia aprendi que é possível chegar a 100%, através de técnicas e muitas habilidades. Aprender é bem mais do que estar informado. É selecionar informações para estabelecer juízo e raciocínio. Como já dizem os grandes pensadores “o conhecimento é uma construção que se dá na troca e na interação. Sendo assim, o professor que buscar, a cada dia, mais conhecimento para obter o sucesso e os resultados da metodologia Geempiana de alfabetização, terá êxito em seu trabalho. Nosso prefeito deu total apoio ao projeto”

Professora Jesus Rios, Escola São Francisco.

“O GEEMPA tem feito a diferença na alfabetização, pois a metodologia GEEMPIANA é de grande importância e tem contribuído para educação e para a cidade de Codó. O número de alfabetizados tem crescido muito e em menos tempo, porque é possível alfabetizar 100% no primeiro semestre.

Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua própria produção ou construção, e o programa proporciona isso ao aluno. A sua própria construção. Diante de resultados positivos quero aqui deixar os meus agradecimentos e parabenizar a gestão na pessoa do prefeito Zito Rolim, que não mede esforços para contribuir para educação. Destacando também o secretário de educação Jacinto Junior, Pastor Max Toni e a coordenadora Ana Lucia Ramos e ao prefeito Zito Rolim que também tiveram a sua parcela de contribuição para esse sucesso”.

Clerisvania Carvalho, Escola Rene Bayma KM 17

6 comentários sobre “Educadores de Codó atingem 100% de alfabetização e são premiados em Gramado-RS”

  1. Essa reportagem foi postada antes das 15h00, e nesse momento são exatamente 22h48m, e a reportagem já está ha mais de 05 horas no ar e até o momento não vi nenhum o pronunciamento (elogios) do Zé Babaca, Lucas da Trizidela e o Murilo Salem, só pra citar alguns do críticos da atual administração, vejam os senhores quando sai uma noticia que engrandece o município de Codo Ma eles fazem ouvidos de mercador, sabem porque? é porque eles gostam mesmo é daquele jeito QUANTO PIOR MELHOR, eles gostam mesmo é de FUXICO, parecem até puta de beira de estrada. Senhor Murilo e outros VISTAM uma calça e teçam alguma palavras elogiosas a quem merece, e esse alguém é o Prefeito ZITO ROLIM, sejam justo ao mesmo uma VEZ NA VIDA!!!!

  2. Eu queria saber como Codó ganha prêmio na área de educação. Meu irmão da aula na zona rural de codo, ele é formado em licenciatura em geografia e por falta de professores da aula de religião, ciências, história, pobres desses alunos por mais que meu irmão se esforce, ele nunca viu dar conta de enescinar o que ele não estudou. Esse prêmio é verdadeiro, um prefeito que nunca investiu em trinamento, esse prêmio deve ser de for de piada ou melhor comédia

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

EDITAL

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

MUNDO DOS PARAFUSOS

Av. SANTOS DUMONT
CONTATO: (99)98161-3612

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Cacau Show – Codó-MA

 

Reginaldo

Baronesa Janaína

SÔNIA VARIEDADES

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias