EJAI amplia suas ações e vive uma nova realidade no município de Codó

A educação de Jovens e adultos é uma Modalidade de Ensino amparada por lei e voltada para as pessoas que não tiveram acesso, por algum motivo, ao Ensino Regular na idade apropriada. Estudo e pesquisas realizados no Brasil, evidenciam que a EJA é uma educação possível e capaz de mudar significativamente a vida de uma pessoa, permitindo – lhe reescrever sua   historia de vida. No município de Codó, a EJA teve o idoso reconhecido como Sujeito de Direito a partir do Parecer Nº 001/2017 CME (31.05.2017) e passou a ser reconhecida pela sigla EJAI (Educação de Jovens, Adultos e Idosos ).

Em 2018 a EJAI vive uma nova realidade educacional desde o início do ano a partir da campanha de matrícula intitulada “APRENDER NÃO TEM IDADE”, realizada por meio de carros de som, cartazes afixados em vários pontos comerciais e através das mídias televisivas e virtuais, na iminência de aumentar o numero de alunos matriculados na modalidade. Além da ampla comunicação e divulgação, outras ações foram sendo desenvolvidas para melhorar as aprendizagens, aumentar a relação de pertencimento do aluno com a escola, promover a melhoria do trabalho pedagógico e aumentar as oportunidades de conclusão do Ensino fundamental.

Dentre as ações desenvolvidas em Codó a coordenadora destacou: a ampliação da oferta de atendimento do Programa EJAIATIVO com o objetivo de oportunizar as práticas de atividades físicas, esporte e lazer; a implantação da EJAI/PPL na UPR- (Unidade Prisional de Ressocialização) em consonância com as leis que dispõem sobre a oferta de educação nos estabelecimentos penais; oportunizando a educação na terceira idade, com Educação do Idoso na ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos) – São Pio; o Programa EJAI START, que tem como objetivo praticas de atividades físicas e treinos funcionais para professores, supervisores e gestores da modalidade, além da implantação do Programa Profissionaliza Codó, que oferta cursos de iniciação profissional.

Os cursos de iniciação profissional ofertados pelo ‘Programa Profissionaliza Codó Qualificar Para Avançar’ são: Curso de Cuidador de Idosos; Curso de Garçom e Garçonete ; Curso de Soldador e Curso de Ornamentação de Festa. De acordo com a coordenadora geral da EJAI em Codó, Vera Rodrigues Silva, cursos são concomitantes ao currículo regular de EJAI e tem como objetivo contribuir para a qualificação profissional dos alunos.

Entendemos que todas as ações que estão sendo desenvolvidas têm contribuído bastante para que os alunos matriculados nessa Modalidade de Ensino reconheçam – se como sujeitos aprendentes capazes de reescrever suas histórias de vida. Hoje o EJAI vive uma nova realidade, ampliando seu leque de ações, crescendo em número de alunos, transmitindo conhecimento a públicos variados e qualificando pessoas. Além da importância da inclusão, é saber que nossos estudantes estão muito motivados têm orgulho de pertencer a EJAI”, concluiu a coordenadora.

Ascom – PMC

Um comentário sobre “EJAI amplia suas ações e vive uma nova realidade no município de Codó”

Deixe uma resposta