Embrapa Cocais promove Dia do Campo e palestra sobre o cultivo da mandioca em Codó

Ontem, terça-feira (31) foi realizado em Codó o Dia do Campo. O encontro, promovido pela Embrapa Cocais, Governo do Estado e Secretaria Municipal de Agricultura, aconteceu na sede da Associação dos Produtores Rurais do Fomento e promoveu o tema Propagação Rápida de Manivas. Estavam presentes na oportunidade o pesquisador José de Ribamar Costa Veloso, da Embrapa Cocais, José Cordeiro de Oliveira e Antônio Carlos Mendes, da Secretaria Municipal de Agricultura, e o vereador Pedro Belo e o Secretário Estadual da Agricultura Familiar Adelmo Soares.

Participantes ao lado de Adelmo Soares
Participantes ao lado de Adelmo Soares

Além de agricultores familiares e agentes multiplicadores, o encontro também foi direcionado a técnicos, autoridades, professores e estudantes, e teve como base o desdobramento do Projeto Reniva, que visa à produção de manivas (parte do caule utilizada para reprodução assexuada de uma planta) para distribuição a produtores de mandioca.

O objetivo do evento foi orientar a produção das manivas a partir de câmaras de propagação e de enraizamento, passando pelo plantio e corte. Durante o Dia de Campo, ministradas palestras sobre a “Importância da Mandioca”, “Dados de Produção e Produtividade”, e “Produção de Manivas”, além de práticas de campo.

Para o vereador Pedro Belo (PC do B), o evento é muito importante para desenvolver a produção dos pequenos agricultores de Codó e de todo o Estado do Maranhão. “O objetivo do governo do Estado é o fortalecimento da agricultura familiar. É um desejo do governador Flávio Dino o desenvolvimento consistente e definitivo para os médios e pequenos produtores do Maranhão, e o secretário Adelmo Soares está cumprindo esse objetivo e realizando este trabalho. No Maranhão nós temos terra, gente trabalhadora e chuva, só nos falta tecnologia e capacitação. É o que a Embrapa e o Governo do Estado trarão para nosso trabalhador rural”, disse o parlamentar codoense.

Em Codó a Embrapa realiza três projetos para produtores rurais: a multiplicação da maniva, para o cultivo da mandioca, um projeto com o IFMA para pecuária e babaçu, e o projeto Balde cheio, em parceria com a Aplec para a produção leiteira.

Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário