saude 20.1Todos os enfermeiros da rede de saúde pública do município de Caxias se reuniram no auditório da Prefeitura em um treinamento sobre o monitoramento das vacinas tríplice viral, indicada para sarampo, caxumba, rubéola e vacina contra a poliomielite.

Para Fernanda Batista, supervisora do Programa de Epidemiologia, esses conhecimentos são importantes para o controle das doenças transmissíveis, prevenidas mediante imunização em todo o país. Para isso, exige contínua avaliação e adequação a cada município.saude 20.2

“O objetivo da reunião foi fazer o treinamento com os profissionais que atuam nas unidades de Saúde sobre o monitoramento rápido de cobertura vacinal, que é estabelecido pelo Ministério da Saúde. Toda vez que se realiza uma campanha de sarampo eles recomendam fazer esse monitoramento, que é avaliar a partir de uma pequena mostra da população como está a situação vacinal do município”, disse Fernanda Batista.

A supervisora frisou as principais mudanças apresentadas pelo Plano Nacional deste ano. “No ano de 2014 nós tivemos a inclusão da Hepatite A no calendário básico da criança. Nós tivemos a inclusão da tetraviral no ano de 2013, que é uma vacina nova também no calendário da criança.

A inclusão da vacina DTP acelular para gestante, pois nela tem um componente contra a coqueluche, que vai servir tanto para a gestante como para o recém-nascido. E a mudança no esquema básico da Febre Amarela, que antes era feita aos 9 meses e depois só de 10 em 10 anos, e agora nós temos um esquema que é feito aos 10 meses de idade e com 4 anos a criança faz um reforço e não precisa mais desse reforço de 10 em 10 anos”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADES