Enfermeiros da rede municipal de Saúde recebem treinamento sobre vacinas tríplice viral

saude 20.1Todos os enfermeiros da rede de saúde pública do município de Caxias se reuniram no auditório da Prefeitura em um treinamento sobre o monitoramento das vacinas tríplice viral, indicada para sarampo, caxumba, rubéola e vacina contra a poliomielite.

Para Fernanda Batista, supervisora do Programa de Epidemiologia, esses conhecimentos são importantes para o controle das doenças transmissíveis, prevenidas mediante imunização em todo o país. Para isso, exige contínua avaliação e adequação a cada município.saude 20.2

“O objetivo da reunião foi fazer o treinamento com os profissionais que atuam nas unidades de Saúde sobre o monitoramento rápido de cobertura vacinal, que é estabelecido pelo Ministério da Saúde. Toda vez que se realiza uma campanha de sarampo eles recomendam fazer esse monitoramento, que é avaliar a partir de uma pequena mostra da população como está a situação vacinal do município”, disse Fernanda Batista.

A supervisora frisou as principais mudanças apresentadas pelo Plano Nacional deste ano. “No ano de 2014 nós tivemos a inclusão da Hepatite A no calendário básico da criança. Nós tivemos a inclusão da tetraviral no ano de 2013, que é uma vacina nova também no calendário da criança.

A inclusão da vacina DTP acelular para gestante, pois nela tem um componente contra a coqueluche, que vai servir tanto para a gestante como para o recém-nascido. E a mudança no esquema básico da Febre Amarela, que antes era feita aos 9 meses e depois só de 10 em 10 anos, e agora nós temos um esquema que é feito aos 10 meses de idade e com 4 anos a criança faz um reforço e não precisa mais desse reforço de 10 em 10 anos”, destacou.

Deixe um comentário