Enfermeiros reclamam de como estão sendo tratados pelo MAIS AVANÇOS, MAIS CONQUISTAS

Abaixo está uma carta aberta que reflete a insatisfação de enfermeiros com a carga horária e com o salário oferecido pelo governo MAIS AVANÇOS, MAIS CONQUISTAS à esta categoria.

Apesar de já ter sido publicada por outros meios, esclareço que  a carta chegou à este blog por meio de um e-mail criado especificamente para este fim com  a identificação inicial ‘enviablog@”.

Também não há assinaturas de quem teria produzido o texto, apenas um apelo de caráter coletivo que diz:

“Por favor ajude-nos a divulgar

Autoria: Enfermeiros da Atenção Básica . O sindicato dos Enfermeiros do Maranhão apoia nossa causa conforme anexo.Não identificaremos um a um por medo da perseguição e pelo risco de perder o emprego.Pedimos, nos ajude.”

Após um segundo reenvio ao nosso e-mail, com pedidos de ajuda no sentido de publicação,  resolvi publicar por considerar que o tema é pertinente e o governo, sobretudo o prefeito e a secretária de Saúde, citados diretamente, podem prestar esclarecimentos a respeito: LEIA ABAIXO A ÍNTEGRA:

……………………………………………………………………………

O Prefeito eleito de Codó, Francisco Nagib, não valoriza os Enfermeiros do município. Mesmo sabendo que esses profissionais o ajudaram na campanha, indo às ruas, o acompanhando, pedindo votos com a promessa de valorização e melhoria salarial, está sendo a única classe de nível superior da Atenção Básica, obrigada a aumentar a carga horária de 24h (3 dias), concedidas no governo anterior, para 40h (5 dias) semanais, com um valor irrisório totalmente incompatível com a carga de trabalho.

Tal prefeito, ao invés de pagar um salário digno aos enfermeiros resolveu “maquiar” a situação colocando mais uma atribuição ao enfermeiro como a direção dos postos de saúde, por um valor simbólico de 500 reais a mais, sendo que no governo anterior os diretores dos postos com nível fundamental ou médio, recebiam no mínimo 1 salário mínimo.

Codó é o município da região que paga pior, exige uma carga horária extensiva, diferente de todos os outros municípios que já aderiram às 30 horas (conforme www.cofen.gov.br – Mais de 100 municípios aderiram as 30h). Sendo que no governo anterior a carga horária desses profissionais já havia sido reduzida justamente por alegar não poder pagar  um salário digno ao enfermeiro.

A secretária de saúde, Aurílivia Barros, embora seja Enfermeira, ignora sua formação desvalorizando os colegas de profissão e dificultando as possibilidades de complementação de renda, visto que os enfermeiros estão solicitando 1 dia livre na semana, o que equivale a 32h (4 dias) semanais (segundo a Portaria 2488 de 21/10/11), como foi concedido a outros profissionais da Atenção Básica.

Além disso, os Enfermeiros deste município anteriormente com a carga horária de 24h (3 dias) semanais, sempre foram responsáveis com suas obrigações, nunca prejudicando suas funções ou a população, o resultado disso seria a quantidade de votos conquistados pela classe ao prefeito eleito.

Até quando o Enfermeiro será desvalorizado nesse município? Até quando o enfermeiro carregará o fardo de levar a saúde pública desse município nas costas sem receber um valor digno por isso?

Por Enfermeiros de Codó

51 comentários sobre “Enfermeiros reclamam de como estão sendo tratados pelo MAIS AVANÇOS, MAIS CONQUISTAS”

  1. nossa cidade vai pagar caro por quatro anos, pelo absurdo de ter colocado esse arremedo de gestor, lembre-se está só começando o que vem aí é que vai ser o ser o bicho, sempre foi arriscado unir poder economico com poder publico a propria história diz, quem acumula riqueza nunca fez e nunca fará amizade com pobre.

  2. Engraçado e não era vcs que foram pedir votos pra ele, toma agora, é um …. e ainda trás gente de fora pra secretaria pq aqui ninguém tem competência

  3. Frequento o meu posto de saúde constantemente e vejo que os enfermeiros são os profissionais que mais trabalham e com muita atenção a população! Eles deveriam ser os mais bem pagos dos profissionais que estão lá! Infelizmente os gestores não sabem ver isso! Só sabem explorar e usa-los para conseguir votos!

  4. Acélio realmente é um tema muito pertinente, esses profissionais precisam ser respeitados, sei o quanto trabalham e que não recebem o quanto mereciam por um trabalho tão importante!!!

  5. Um prefeito tão novo e a cabeça tão pequena…valorize os profissionais da cidade.será q os daki d Codó não tem competência p assumir secretarias…tem q contratará pessoas de fora q não conhece a realidade do município…comprar briga c enfermeiros não é MT inteligente da sua parte!!!

  6. “(…) esses profissionais o ajudaram na campanha, indo às ruas, o acompanhando, pedindo votos com a promessa de valorização e melhoria salarial, (…). kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Mais uma categoria que se vendeu (e ajudou na captação ilícita de sufrágio, também conhecida como compra de votos) e não “leu o contrato”!
    Estava bem explícito no jingle da campanha: “TACA, TACA, TACA, TACA, TACA, TACA, TACA, TACA, TACA, TACA!”
    Agora aguenta kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Eu acho é pouco!

  7. Acredito que o filho não tem essa capacidade toda de fazer tanta maldade. Aliás o que ele gosta mesmo é de ficar no face book. Abdou de bicicleta, pedalou, foto no face…fez uma self foto no face…fez xixi foto no face…tomou um danoninho foto no face. Garoto vc é prefeito catço

    1. Carga horária diferenciado para os profissionais de enfermagem pelo fato de que cuidam/lidam com a vida da população assistida. Não é apenas um trabalho burocrático, dentro de um escritório ou coisa parecida. É desgastante física e psicologicamente necessitando de um intervalo maior entre uma jornada e outra de trabalho. Outros profissionais da saúde já trabalham com cara horária reduzida, po que só o enfermeiro tem que trabalhar as 40?!?

    2. O servidor público municipal é regido pelo estatuto e no estatuto tem 30h, quanto a funcionário de empresa privada dependendo a qual se refere é diferente vc estudar enfermagem, fisioterapia, nutrição,fonoaudiologia,psicologia, cuidando de gente e ter a mesma carga horária de quem faz sabão

  8. O problema foi que na gestão passada certas categorias foram acostumados a trabalhar menos, não há nada de errado nessa nova jornada, o que falta é compreensão por parte de todos, o país passa por uma grave crise como é que se pode pensar em contratar mais profissionais, deixar uma folha absurda e não se ter como honra-lá, o melhor é contar com a equipe que já se tem e procurar melhor entendimento, um melhor trabalho. Tudo de inicio é difícil depois é questão de adaptação. Agora se acham que estar errado, procurem seus direitos e se não satisfeitos, vejam que existe milhares querendo essa vaga, reflitam se vale a pena caso contrário deem oportunidade a quem de fato quer trabalhar.
    A questão é cultural o povo só sabe é reclamar…. Independente de gestor novo ou não ng fica satisfeito.

    1. Mesmo com a folha “inchada” o antigo gestor pagava e sem atrasos viu?!
      Espero que não se perca recursos igual aconteceu aqui em Caxias em Setembro 2016

    2. Kerida Cristina….o seu discurso e o do prefeito é o mesmo eih…kero lembrar a vcs q a prefeitura é do povão não é uma empresa privada p vcs serem arrogantes a tal ponto de dizer “quem está insatisfeito saia”..Dê licença vc kerida q está aki em Codó só de passagem por no máximo 8 anos…qd um trabalhador está insatisfeito deve sim procurar melhoria até por meios legais se necessário for.Seria MT inteligente da sua parte unir-se a classe,mostrando ao prefeito q o enfermeiro é a base p uma saúde de qualidade…

  9. Ao profissional que passou 4 anos indo e voltando todos os dias pra Caxias, ou passou esse tempo em outra cidade pra adquirir formação se deparar com uma situação dessa, salário de r$ 1.600,imposta por um cidadão que caiu de para quedas e que nunca foi funcionário, só resta a decepção. Prefeito, sua crueldade não está no salário baixo mas na perversidade de impedir esses profissionais de terem um segundo emprego.

  10. Em verdade, pelo que se observa, tem 02(dois) sujeitos que sempre arranjam confusão todos os dias e podem se preparar que vem muito mais nos próximos meses, anos…: O prefeito de Codó e o Presidente DONALD TRUMP. Rapaz em tão pouco tempo é muita confusão e manchetes desses dois indivíduos.
    Porém é bem feito. Tudo isso é para a população e os servidores aprenderem a VOTAR em pessoas que pensam que a Prefeitura é uma Empresa Privada e que tem que obedecer o Chefe, e ainda votarem a mando do ESQUIZITO.

  11. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  12. A MÚSICA DA CAMPANHA DE NAGIB JÁ DIZIA: É TACA! É TACA! É TACA! NÃO ESTOU SURPRESO COM A ADMINISTRAÇÃO DELE. AINDA FALTA TERCEIRIZAR O SERVIÇO PÚBLICO, CONTRATANDO EMPRESAS E ESTAS IRÃO CONTRATAR SERVIDORES. ESTOU LENDO A LEI QUE TRATA DA REFORMA ADMINISTRATIVA DESTE GOVERNO.
    VEJO O QUE ESTE MENINO LOUCO COLOCA NO ART. 86; PARÁGRAFO 2:
    “FICA O PODER EXECUTIVO AUTORIZADO A DEFINIR, POR MEIO DE DECRETO, A FORMA DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO, PRAZO DE VIGÊNCIA CONTRATUAL E AS CONDIÇÕES DE CONTRATAÇÃO.”

    EM MENOS DE TRINTA DIAS NAGIB, O TELEGUIADO, ESTÁ DEMOSTRANDO REALMENTE QUE PRETENDE FAZER DA PREFEITURA UMA EXTENSÃO DA FC.
    TEREMOS MUITOS EMBATES; A FINAL SÃO APENAS 27 DIAS DOS 1460 DE MANDATO, PORÉM ELE TERÁ PROBLEMAS AGINDO ASSIM, ARBITRARIAMENTE.

  13. Não só os enfermeiros mas técnico também deveriam ter trabalhar só 6hr pq carregam todas as responsabilidades do posto em suas costas fazem até o que é função dos enfermeiros. No final do dia estão esgotados. Sem pensar que por lidar c vidas e estão sujeitos a vários tipos de contaminação, não é ser explorados.reveja isso se prefeito.profissionais valorizados desempenham mais qualidades.

    1. Existe uma diferença muito grande em curso técnico 2 anos e Bacharel em Enfermagem 5 anos se você faz o trabalho do enfermeiro porque você é irrespirável porque primeiro o enfermeiro é o prescritor de tarefas o técnico o executor você não estudou para fazer função de um bacharel (…) Não queira se igualar a um Enfermeiro isso é feiro valorize a sua farda de Técnico de Enfermagem

    2. Existe uma diferença muito grande de curso técnico estuda 1 ano e 8 meses e Bacharel em Enfermagem estuda 5 anos mais pós graduação “que pode ser varias em media 2 anos cada” Mestrado, Doutorado etc… uma vida de estudos…você faz o trabalho do enfermeiro porque você é irrespirável porque primeiro o enfermeiro é o prescritor de tarefas e cuidados, o técnico o executor de alguns procedimentos porque de alta complexidade somente o Bacharel (passagem de sonda etc..) você não estudou para fazer função de um bacharel (…) Não queira se igualar a um Enfermeiro isso é feio valorize a sua farda de Técnico de Enfermagem fica mais bonito…

  14. Se tinha tempo para pedir voto, é por q não estava trabalhando,agora é tudo controlado, estão insatisfeitos, o nosso prefeito esta organizando a casa, o Zito deixou a prefeitura a Deus dará! Vamos da um voto de confiança, eles não querem é trabalhar, enfermeiro não trabalha,quem trabalha de verdade é técnico em enfermagem. É 12 neles…

    1. Procure ler e se informar!!! O enfermeiro e técnico em enfermagem possuem funções diferentes e cada um atua de acordo com as mesmas! Nenhum trabalha mais ou menos, trabalham de acordo com suas atribuições e competências!!!

    2. Técnico de enfermagem estuda 1 ano e 8 meses
      Enfermeiro estuda 5 anos
      Atribuições são diferentes, pertenc3m a uma mesma classe e as 30h é pra enfermagem. Seu prefeito lembra da reunião que vc fez conosco técnicos e disse que era o homem da Lei e ia seguir a Lei das 30h. Sei amnésia foi?!

  15. O justo pagando pelo pecador…. Mas, não foi por falta de aviso. Todo mundo conhecia a administração do pai, e que o filho ia apenas receber o nome de gestor, pois o comando é mais em cima…..
    O menino ganhou Codó de presente, assim como em épocas atrás, Sarney entregou o MA para a filha.
    Agora aguente. …É TACA E MUITA TACA. ….
    SOU A FAVOR DAS 40 HORAS SEMANAIS, VOTARAM PORQUE QUISERAM. HURUUUUUUUUU. ………
    E o pior é a humilhação de pregar cartaz e perder o emprego.

  16. Pessoal a verdade é que a gestão anterior tudo era desorganizado e existiu uma distribuição de cargos.
    Esses enfermeiros ficavam somente 04 horas e quando trabalhavam.
    Não haviam descontos.
    O pior ainda recebiam gratificação para trabalhar menos.
    Agora que se vai pagar um maior salário de mais de 2.500 para cumprir a jornada do estatuto e de leis regulamentadoras que são as 08 horas, esquisitamente estão reclamando.
    Aposto que tem muitos enfermeiros em nossa cidade DESEMPREGADOS que aceitam a proposta do salário hoje maior para o turno das 08 horas.

    O que não pode é uns querem ficar só de 15 em 15 dias aparecendo no trabalho ou quando moram aqui ficar apenas 04 horas.

    Sugestão para senhora secretária pague o que o EX Prefeito pagava e insira ponto eletrônico para trabalhar das 07:30 até às 13:30 e outras das 12:30 até as 18:30.

    Pronto, não aumenta o gasto e paga o salário da folha do mês de dezembro.

    1. 4h?…se informe melhor. ..
      Gratificação p tblhar menos? Se informe melhor….
      15/15dias?…se informe melhor….
      Agora uma coisa vc acertou, enfermeiras em Codó tem mtas.mais de 95% contratadas q num abrem a boca p reclamar por medo d serem demitidas…
      Cale-se!!!

  17. Falam que o enfermeiro precisa ter carga horária de 30 horas porque lidam com a saúde, cansaço psicológico, físico, etc, etc, etc. Mas em outros comentários falam que precisa se folha para completar a renda… Então a folga é para descansar ou para ter um segundo trabalho? Decidam e tenham um só discurso.

    1. Querido (a) com o salário que essa prefeitura quer pagar o enfermeiro precisaria era de 3 empregos ou mais! Se tivessem recebendo um salário justo, de acordo com suas funções e responsabilidades com certeza esses profissionais não estariam reivindicando seus direitos e estariam sim descansando! Se vc tiver nível superior, tiver estudado e ainda assim satisfeito com uma remuneração de 2 salários mínimos, eu lamento!!!

      1. Tá bom demais… Para quem não passou em concurso e tá empregado, tá bom demais… O que eu acho engraçado é que todo ano tem concurso, seja na esfera municipal, estadual ou federal… Codó… Timbiras… Coroatá… E eu conheço uma dúzia de enfermeiras que não passam… Aí tem que prestar-se a correr atrás de políticos para trabalhar

  18. E outra esse negócio de alegar que pediram voto para ele, que foram para ruas acreditando que ele fosse valorizar a categoria, dar dignidade de trabalho, etc etc, etc. Só mentira, vcs foram para as ruas para GARANTIR O CONTRATO, eu não vi nenhum concursado na rua.

  19. Tanto é que o apelo que foi escrito foi assinado por “enfermeiros de Codó” alegando não colocar nomes por medo de ser perseguidos ou seria por medo de perder o contrato?! Quem é efetivo não tem medo, fala mesmo. TODO MUNDO SABE DISSO. Uma luta sem identidade fica difícil vencer

  20. Cara Isa.
    A minha observação, opinião não vêem de uma pessoa que dependa do poder público, sou comerciante e tb trabalhei por anos na iniciativa privada, este que ne ensinou severamente muitas responsabilidades. O que sempre questionei e questiono são certos profissionais mau acostumados e volto a repetir ar estão insatisfeitos dêem oportunidades a quem de fato quer trabalhar.
    Vcs acham mesmo que o prefeito iria erradamente colocar enfermeiros em uma jornada que não existe??? Só sendo muito mau assessorado juridicamente.
    Sou a favor do ponto eletrônico,
    Ah e outra não dependo do poder público nem votar aqui voto… Acredito na visão empreendedora do jovem aposto em mudanças.
    Vamos deixar de mimi e vamos trabalhar.

    1. Kerida Cristina,pelo visto a empresa privada q vc diz ter tblhado pertencia ao atual prefeito,ou seja ja está acostumada a obedecer e dizer amém p o q lhe é imposto…em relação às leis aconselho vc a procurar atenção básica no Google,mais precisamente a portaria q foi revogada 2.488…ah, Leia tb 30h d tblho p a classe d enfermagem…é se ainda tiver dúvidas espere e verás q vamos conseguir td dentro d nossos direitos..qto ao ponto eletrônico isso não é problema meu amor…é solução!!!

Deixe um comentário