Ministério Público intensifica caça à servidores fantasmas na prefeitura de Codó

O Ministério Público intensificou a caça à servidores públicos do município de Codó considerados fantasmas e alguns já foram identificados.

Já existem procedimentos de investigação abertos contra, pelo menos, 20 pessoas.

Quase 100% dos casos já investigados e os que estão sendo descobertos são da área da educação. Professores, concursados, que deveriam estar a frente de salas de aula mas que nunca aparecem.

A promotora Linda Luz Matos Carvalho, responsável por este trabalho, deu exemplos de como a irregularidade vinha  acontecendo ao ser entrevistada pela TV Mirante.

Falou em professores concursados que subcontratavam outros enquanto estavam noutros municípios ou mesmo tentando dar conta do impossível.

 “Não trabalha e coloca outra pessoa ou então tem cargo em outro município e coloca outra pessoa no seu lugar para ministrar aulas quando ele deveria estar ministrando (…)  além disso já restou constatada na nossa investigação que têm pessoas que têm 3, quatro cargos, contratos com o Estado e a gente já percebeu, assim de antemão, que é humanamente impossível a pessoa conseguir cumprir todos os cargos e todos os contratados que ele está vinculado’, esclareceu

DEVOLVER A GRANA

Dra. Linda Luz  vai se reunir com secretários municipais, e o primeiro será com a de Educação, professora Deusimar Serra, para exigir deles uma lista com todas as informações funcionais de cada servidor, inclusive de anos anteriores.

Quer saber quem, realmente, recebeu e apareceu para trabalhar.

Os fantasmas  terão seus nomes levados à Justiça. Se tiver vários cargos poderá optar por um, mas terá que devolver o dinheiro que recebeu sem prestar o serviço.

“Ele opta  por um dos cargos e aí resolve do ponto de vista administrativo, o que o Ministério Público vai verificar é se esse cargo que, efetivamente, tava em acúmulo ele prestou serviço, se for constatado que ele não tenha prestado serviço ele tem que devolver todo o dinheiro recebido indevidamente já que ele não prestou serviço”, explicou a promotora

PREFEITO FALOU

Sobre o trabalho do Ministério Público o novo prefeito disse não se opor.

Informou que começou tomando providências, como o recadastramento de todos os servidores,  para que em seu governo não haja o mesmo problema.

Afirmou ainda que vai colaborar no que for solicitado.

“E apresentou-se mais de 100 pessoas que deixaram de  se recadastrar, então essa medida acreditamos que ela é louvável para ajudar o Ministério Público na questão de tirar as pessoas que estão em folha, se que  é elas existem, porque, até então, desde o início da nossa gestão não tomamos conhecimento porque os contratados foram todos demitidos pela gestão anterior e nós estamos aqui fazendo um processo seletivo para recolocar eles na sua devida função, que, realmente, exerça essa função, trabalhe em prol da população”, disse o prefeito

58 comentários sobre “Ministério Público intensifica caça à servidores fantasmas na prefeitura de Codó”

    1. Alô MP! O que quase ninguém sabe é que a era a encarregada de elaborar os projetos da Seduc, recebia uma gorda comissão em cima, e os mesmos nem saiam do papel. O fio da meada está aí e se puxar a coisa vai feder.

  1. parabéns pois é injustos com aqueles que trabalha,pois a diretora da escola , foi muito em colocar funcionário na folhar,ela tem que ser responsabilizada.

    1. Eu conheço dois professores fantasmas dessa escola, dois gasparzinhos. E isso era só na disciplina de Religião. Imagine quantos não tinha em Matemática ou Português. . Logo que ela entrou na escola, começou uma perseguição sistemática a todos os professores que ela acreditava que poderia atrapalhar . Mas da metade dos professores dessa escola foram perseguidos, uns saíram por conta própria, outros foram transferidos e alguns foram até expulsos com acusações falsas ratificadas pela própria secretaria.

  2. bom dia ,fui aluno dessa escola e por essa diretora ter feito esse ,ela não teve coragem de se candidata e ainda anda bajulando que foi promovida, para a secretaria.chupa essaaaaaaaaaaaa kkkkkkkkkk

  3. C….. deve está preocupado agora, passou o governo todo do zito só recebendo sem trabalhar como vigia do CTA todo mês ele ia só buscar o contra cheque kkkkkkkkkkkkkkkkk, devolva o dinheiro C….. faça sua parte

  4. QUEM ERA PRA FISCALIZAR ESSAS COISA ERA O SINDICATO, JÁ QUE O PROF. CELSO PRESA PELA HONESTIDADE, MAIS SO SABE COBRAR UMA SOBRA QUE NUNCA SOBRA KKKKKKKKKKKKKKKKKKK. PROF. CELSO PROCURE SABER QUANDO CONTRATAREM PROFESSORES, SE ESSE TEM COMPETÊNCIA PRA DA AULA, ESSE TBM E TEU PAPEL.MAIS TU SO SABE COBRAR UMA SOBRA QUE NUNCA SOBRA.

  5. Acélio estao generalizando, pois tem muitos contratados da educaçao que trabalhou os 15 dias de dezembro e recebeu somente os 15 dias.E ha 6 anos sem receber o décimo.Por causa dessa imoralidade,uma vergonha pra nossa cidade e educaçao.Nós professores contratados fomos massacrados pelo exprefeito Zito.Um salario miseravel de 855 reais.A mentira tem perna curta e o escondido sempre será descoberto.Vamos ve ate onde vai essa investigaçao e quem será punido.

  6. O MP é feroz contra um punhado de professores.
    Queria ver esta mesma eficiência quanto aos notórios (e notáveis) contemplados em licitações “suspeitas”. Neste quesito, o governo “cuidando da nosso gente” foi pródigo.
    Atacar a “arraia miúda” é mole!
    Sugiro ao MPE-MA voltar seus canhões para a Câmara Municipal e o SAAE. Vai faltar promotor pra tanta esculhambação!
    Outra coisa me chama atenção.
    O MPE hibernou durante todo o governo anterior e no início da nova Administração, depois que os professores foram às ruas cobrar seus direitos (e R$), os membros do MPE saem de sua letargia como fênix. Ou os empresários dos gêneros galináceos, os do ramo de combustíveis e os das tarjetas de plástico são invisíveis aos olhos dos nossos queridos promotores?
    AlÔ PGJ e CNMP!

  7. Desta vez esperamos que essas investigações não fique só no blá blá blá…, é nada mais. Pois a coisa já Fedia só com os rumores, agora que acharam um pedacinho da carniça, vice meu povo quando descobrirem o resto, nos quatro cantos da cidade vai ceder.

  8. A própria secretária , recebia como acessora na educação e não trabalhava, quando por lá passava às sextas era somente para se despedir dos colegas. Quero ver o que ela vai falar para a promotora, multipliquem 48 x 2.500 esse foi o valor recebido pela sem trabalhar.

  9. LINDA MEU BEM SE TIVERES PODER. MEDIDA COERCITIVA PARA O EX PREFEITO O VICE DA ÉPOCA O FILHO A FILHA O GENRO E O TÉCNICO DE AGRIMENSURA. E PEDE EXPLICAÇÕES, FAÇA SEU TRABALHO DIREITO SEM TERRORISMO

  10. Tem familia q faz muitos anos que vivia recebendo sem trabalhar.
    tanto na prefeitura
    e quando E TBM UNIVIMA NO ANTIGO CECTEMA
    SO IA NO FIM DO MES ASSINAR O PONTO
    OS COMENTARIOS Q SAI NOS 4 CANTOS DA CIDADE E MAIS DE 4 MIL FANTASMA E LARANJA
    TINHA GENTE Q MORAVA EM BRASILIA E CAIA TODO MES NA CONTINHA KKKKKK

  11. E a porrada de assessores “lotados” do Gabinete da prefeitura com gordos salários que nunca apareceram pra trabalhar? Esses sim, são verdadeiros fantasmas, ou melhor, funcionários lagartas, só aparecem na folha de pagamento.

  12. A existência dos assim denominados “funcionários fantasmas” constitui prática perniciosa da máquina pública e fere diversos princípios constitucionais de observância obrigatória para toda a Administração Pública, tais como: a moralidade administrativa, a eficiência, a impessoalidade, a finalidade administrativa e o da eficiência. cadeia neles

  13. Por que o Brasil é um dos países mais corruptos do mundo? nao precisa responder ne ate em codo os ladroes andam soltos faça devolver mesmo uma vergonha

  14. Não há sistema bom que resista intacto a homens maus. A qualidade individual dos políticos certamente faz a diferença. Isso não significa, no entanto, que o nosso sistema seja virtuoso. Muito pelo contrário. Estamos assistindo a falência moral de um jeito de organização de poder. E não se enganem: será disso para pior!

  15. Por que o Brasil esta entre as nações mais corruptas do Planeta? Será o nosso sangue latino? O calor dos Trópicos? A miscigenação? A herança patrimonialista ibérica? Que determinismo sociológico, histórico ou climático ou, ainda, que teoria estupidamente racista explicariam tanta lambança? Bobagem, meus caros! O nome do desastre que aí está é um só: TAMANHO DO ESTADO, COM SEU CONSEQUENTE APARELHAMENTO PELA PISTOLAGEM POLÍTICA.

  16. ão as classes dominantes que têm acesso e direta influência na divisão do Orçamento Público, daí a canalização para os bolsos das bandas podres cleptocratas (as que governam ou influenciam no governo do País) de muito dinheiro ilícito que poderia ser objeto de políticas públicas de interesse geral (como é o caso da educação de qualidade para todos em período integral).

  17. Enquanto o novo prefeito tem elaborado projeto para aumentar os salários de secretários e cargos comissionados de diretores de alto escalão para empregar toda a parentela dele na prefeitura, ao mesmo tempo já com os professores que tanto lutaram por seus direitos trabalhistas esse novo prefeito quer é aumentar a carga horária de jornada de trabalho, só que pelo mesmo salário que o Zito pagava trabalhando esses profissionais da educação nas suas horas conquistas por Lei.

  18. A Promotora está respondendo também pela promotoria de timbiras, então vejamos:
    Na Promotoria de Timbiras tem servidores da prefeitura prestando serviços, são vigilantes que fazem funções administrativas e auxiliares de serviços diversos Zeladores que prestam Tmb serviços na promotoria.

    No Fórum temos vigilante fazendo função administrativa e por aí vai.
    Casos de servidores públicos municipais que trabalham de forma irregular.
    Esposa de vereador sendo diretora de escola, irmã de vereador sendo diretora de escola, professores da zona rural que lá não aparecem e muitas coisinhas mais. Basta abrir os olhos e ver quem cumpre seus horários e quem não cumpre.

    Obs: Serve de matéria para Timbiras.

  19. A Promotora está respondendo também pela promotoria de timbiras, então vejamos:
    Na Promotoria de Timbiras tem servidores da prefeitura prestando serviços, são vigilantes que fazem funções administrativas e auxiliares de serviços diversos Zeladores que prestam Tmb serviços na promotoria.

    No Fórum temos vigilante fazendo função administrativa e por aí vai.
    Casos de servidores públicos municipais que trabalham de forma irregular.
    Esposa de vereador sendo diretora de escola, irmã de vereador sendo diretora de escola, professores da zona rural que lá não aparecem e muitas coisinhas mais. Basta abrir os olhos e ver quem cumpre seus horários e quem não cumpre.

    Obs: Serve de matéria para Timbiras.

    1. Mas parece que a PROMOTORA LINDA não vê as irregularidades de servidores municipais ocupando cargos na Promotoria, Fórum, Delegacia, Defensoria Pública, Procon, especificamente em Codó, quando estes órgãos são do Estado e os cargos destes órgãos deveriam ser ocupados por CONCURSO PÚBLICO.

      Muito fácil acusar os erros das Prefeituras e não manifestar sobre os próprios erros da Promotoria de Justiça, Fórum, Delegacia, Defensoria Pública, Procon!!!!!!!!!

      1. É estranho o Prof. CELSO enquanto presidente do Sindicato ser ciente e não ir atrás destas irregularidades, pois os servidores municipais estão ocupando nestes órgãos funções que eram para ser preenchidas por CONCURSO PÚBLICO

  20. Geralmente os servidores que vão para o judiciário de Codó são colocados lá não por prêmio, mas para punir, principalmente no início de administração pela perseguição que muitas vezes é feita a funcionários.
    Trabalham igual, responsabilidade igual e ganham a merreca da Prefeitura,
    porém, lá ficam livres de perseguição de estarem sendo jogados de uma secretaria pra outra.

  21. Daniel você é o cara,em todas as escolas o robô é grande, porém o ……. tem que deixar,a prestação de contas … nem um técnico no mundo faz,o robô é de 150 mil reais

Deixe um comentário